Segunda edição do SIGA repercute na imprensa
Evento organizado pela Previ com outros fundos de pensão foi tema de publicações em diversos veículos
De 6 a 9 de agosto foi realizada a segunda edição do SIGA, o Seminário de Investimentos, Governança e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar. O evento, que foi realizado no Rio de Janeiro, teve a presença de 1.560 pessoas na Marina da Glória durante, além de mais de três mil visualizações na transmissão pelo Youtube.
Organizado pela Previ junto com Petros, Funcef, Valia, Fapes e Postalis, o SIGA teve cobertura da imprensa, com matérias sobre o evento divulgadas em diversos veículos de comunicação, como o Valor Econômico, Estadão, Folha de S. Paulo, UOL, InfoMoney, NeoFeed e Blog da Abrapp.
Foram quase 50 notícias no total, com destaques para temas importantes, como a necessidade de um arcabouço mais forte para investimentos e a importância de adesão aos aspectos ambientais, sociais, de governança e de integridade nos investimentos do setor de previdência fechada.

Confira algumas das matérias:
- Para investir em FIP é preciso melhorar regulação, diz presidente da Previ | Finanças | Valor Econômico (globo.com)
- Fundos de pensão pedem mudanças para voltar a FIPs e veem Bolsa barata, mas ainda incerta - 07/08/2024 - Mercado - Folha (uol.com.br)
- Previ reduz participação de renda variável na carteira e tenta avançar em rota sustentável - NeoFeed
- SIGA ressalta importância da força do coletivo no fomento da previdência complementar – Blog Abrapp Em Foco
Quer trabalhar na Previ?
Processo seletivo abre duas vagas para gerente de núcleo
Você já pensou em trabalhar cuidando do futuro das pessoas? A Previ está abrindo processo seletivo para o cargo de gerente de núcleo na Diretoria de Seguridade. A seleção visa ao preenchimento de duas vagas imediatas, uma para a Gerência de Relacionamento e Atendimento ao Associado (Gerat), e outra para a Gerência de Administração de Benefícios, Pagamentos e Rendas (Geben).
As inscrições ficam abertas das 9h do dia 12/8 até as 17h do dia 20/8. Funcionários em situação diferente de 100 ou 205 devem enviar o pedido de inscrição por e-mail até o dia 19/8, penúltimo dia de inscrição. O resultado será divulgado até 10/10.
Além das vagas imediatas, há previsão formação de banco de talentos com até quatro candidatos. Confira todas as informações do processo seletivo acessando o Documento de Divulgação.
A jornada de trabalho do cargo de gerente de núcleo na Previ é de oito horas. Entre as competências e traços culturais priorizados estão: liderança por visão e propósito, mentalidade estratégica, espírito de equipe, adaptabilidade, associadocentrismo e accountability (na Previ, traduzido como ousadia positiva). As regras do processo fortalecem a representatividade de gênero, raça e PcD.
Pré-requisitos e impedimentos
O candidato precisa estar empossado no Banco há pelo menos de 730 dias. Caso tenham desistido de processos anteriores no período de pelo menos um ano, o candidato fica impedido de participar da seleção.
Uma das exigências para participar do processo é a realização de todos os cursos da Trilha de Educação Previdenciária Previ e do curso Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual (5420), disponíveis na UniBB. Os cursos devem estar obrigatoriamente concluídos e cadastrados no currículo funcional até o momento da inscrição pelo TAO.
A Trilha de Educação Previdenciária Previ deve ser acessada pela UniBB > Trilhas > Trilhas de Gestão de Pessoas > Educação Previdenciária (Previ). Conheça todos os pré-requisitos e impedimentos acessando o Documento de Divulgação.
Inscrições
Antes de efetuar a inscrição, os interessados devem ler com atenção o Documento de Divulgação. Candidatos lotados no conglomerado BB (candidatos externos) devem se inscrever pelo SisBB, no aplicativo Pessoal, opção 43 – TAO, Seleções e Programas > 37 – TAO – Conglomerado BB > 01 – TAO – Oportunidades Inscrição > Conglomerado BB > 900 Previ: Oportunidade CCO24023 GERENTE DE NÚCLEO DISEG
Funcionários cedidos à Previ (candidatos internos) não precisam fazer inscrição. Será considerado o resultado vigente do segundo ciclo de avaliação de Analistas II (e cargos correlatos) do Programa de Desenvolvimento e Gestão de Talentos (PDGT) na 1ª etapa de recrutamento e avaliação curricular.
Funcionários em situação diferente de 100 ou 205 devem encaminhar o pedido de inscrição para a Gerência de Talentos Humanos e Organização da Previ, a Getho, pelo e-mail processoseletivo@previ.com.br, até o dia 19/8, penúltimo dia de inscrição. A mensagem deve conter nome, matrícula, número e nome da oportunidade de interesse.
Após a realização dos cursos que compõem a oportunidade e o cadastro no currículo funcional, o candidato deve sempre repontuar a inscrição para que as informações sobre os treinamentos reflitam na pontuação total. Caso esteja em situação diferente de 100, o candidato deve encaminhar e-mail para processoseletivo@previ.com.br solicitando a repontuação até as 10h do dia 20/8, último dia de inscrição. É de inteira responsabilidade do candidato a inscrição e repontuação na oportunidade.
Classificação e etapas
O processo contará com três etapas eliminatórias e classificatórias:
- Primeira etapa: avaliação curricular pelo TAO (candidatos externos) e PDGT (candidatos internos);
- Segunda etapa: elaboração e apresentação de um pré-work;
- Terceira e última etapa: avaliação técnico-comportamental (que será realizada de forma presencial na cidade do Rio de Janeiro).
A classificação para a segunda etapa obedecerá a ordem de pontuação dos(as) inscritos(as) no TAO (candidatos externos), que atendam a todos os requisitos obrigatórios deste Documento, e os recrutados pelo PDGT (candidatos internos), conforme critérios do programa. O número de classificados(as) para a próxima etapa será de aproximadamente 32, podendo ultrapassar devido a aplicação das ações afirmativas.
Para o público externo serão aplicadas as seguintes ações:
- Convocação de até três candidatos(as) PcD mais bem pontuados(as), cadastrados no Banco do Brasil até o último dia de inscrições desse processo seletivo;
- Convocação de, no mínimo, 13 candidatos(as) não PcD, aplicando os seguintes percentuais:
- Pelo menos 30% de pessoas negras (pretos e pardos), não PcD, mais bem pontuadas (conforme autodeclaração cadastrada no Banco do Brasil até o último dia de inscrição deste processo seletivo);
- Manutenção do mesmo percentual de mulheres, não PcD, inscritas ou 50%, o que for maior.
Para o público interno serão aplicadas as seguintes ações:
- Até 16 candidatos(as), sendo 30% de pessoas negras (pretos e pardos) e no mínimo 50% de mulheres.
Após a avaliação do pré-work (segunda etapa), serão classificados até 16 candidatos para a avaliação técnico-comportamental (terceira etapa). Ao final, teremos um banco de talentos de até quatro qualificados.
O resultado será divulgado até 10/10.
Antes da inscrição para a vaga, é obrigatória a leitura atenta do Documento de Divulgação. Caso haja alguma dúvida, que não tenha sido dirimida após a leitura do referido documento, envie mensagens para processoseletivo@previ.com.br. Serão priorizadas às dúvidas que porventura não estejam no referido documento.
A Previ
A Previ é a Caixa de Previdência de Funcionários do Banco do Brasil. Fundada em 1904, antes mesmo da previdência complementar, atualmente a entidade tem cerca de 200 mil associados e mais de R$ 272 bilhões sob gestão. O propósito da Previ é cuidar do futuro das pessoas.
A sede da Previ fica no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo. A entidade possui 18 gerências, com cerca de 440 funcionários cedidos, que ficam alocados em seis diretorias diferentes: Presidência, Diretoria de Administração, Diretoria de Seguridade, Diretoria de Planejamento, Diretoria de Participações e Diretoria de Investimentos.
Para conhecer mais sobre a Previ, acesse www.previ.com.br, baixe o aplicativo e siga as redes sociais da Entidade, no perfil @previoficial.
Fonte: Previ, em 12.08.2024.


