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Notícias Postalis, em 28.09.2023

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Postalis flexibiliza as regras de empréstimo para ajudar participantes vítimas das enchentes no RS

Mais do que a questão financeira, o objetivo é demonstrar nosso apoio humanitário

Sensibilizado com as recentes enchentes que tiveram impactos devastadores sobre o Rio Grande do Sul, o Postalis preparou ações para prestar solidariedade e assistência a seus participantes e assistidos das 92 cidades em estado de calamidade pública, conforme os Decretos Estaduais 57.177, de 6 de setembro de 2023, e 57.178, de 10 de setembro de 2023. Mais do que a questão financeira, nosso propósito é o apoio humanitário e a busca por segurança até o retorno à normalidade dessas pessoas e suas famílias, direta ou indiretamente afetadas pela situação.

Desde o início dos eventos climáticos no estado, o Instituto trabalhou incansavelmente para encontrar maneiras legais de auxiliar nossos participantes e assistidos nesse período de extrema necessidade. Em parceria com a Gerência Regional de Gestão de Pessoas dos Correios do Rio Grande do Sul, foi possível o levantamento de nomes e matrículas funcionais dos participantes afetados, que permitiram viabilizar, em caráter excepcional e emergencial, os seguintes procedimentos:

  1. Suspensão Temporária do Pagamento das Parcelas de Empréstimos: os participantes residentes nestas cidades, que possuem contratos de empréstimos pelo Plano de Benefício Definido (PBD) ou Postalprev, terão a oportunidade de suspender temporariamente os pagamentos de suas parcelas por um período de dois ou quatro meses. Essa medida contribuirá para o reequilíbrio financeiro necessário neste momento crítico. A solicitação de suspensão poderá ser feita de forma direta através do Postalis Online, utilizando o serviço de autoatendimento.
  2. Concessão de Novos Empréstimos com Condições Extraordinárias e Emergenciais: para os participantes do PBD ou Postalprev que possuem margem consignável disponível, estará disponível a opção de solicitar um novo empréstimo dentro dos limites permitidos de acordo com o regulamento dos planos e poderá optar pelo pagamento da primeira após um período de quatro meses. A concessão deste novo empréstimo deverá ser realizada através da Central de Atendimento, no número 0800 879 0300.
  3. Orientação e Assistência: o Postalis está comprometido em oferecer orientação e assistência aos participantes e assistidos afetados. A Central de Atendimento do Postalis entrará em contato telefônico, pelo número (61) 2106-4700 fornecendo informações e orientações sobre como acessar e aplicar as formas de assistência disponíveis. Pedimos que aguardem o nosso contato. É importante lembrar que o Postalis não utiliza WhatsApp. Fique atento!

Estamos juntos nessa jornada desafiadora e continuaremos buscando meios para fornecer o suporte que nossos participantes e assistidos necessitam. Os canais de comunicação habituais do Postalis também continuam disponíveis para quaisquer esclarecimentos. Contem com nosso suporte e solidariedade!


Postalis apresenta a Associações as melhorias na governança e na gestão de investimentos

A diretoria executiva do Postalis apresentou nesta quarta-feira (27/09) as informações sobre o processo de investimentos, governança e gestão de recursos garantidores dos planos de previdência aos representantes de associações de participantes e assistidos com o objetivo de mostrar que essa nova gestão prioriza a transparência em todas as suas ações.

O presidente do Instituto, Camilo Fernandes dos Santos, destacou novamente o compromisso do Instituto com uma gestão responsável: “Não há espaço para erros ou aventuras. Temos hoje processos muito robustos de governança que envolvem avaliações de riscos, jurídica, comitês de investimentos e de auditoria e áreas técnicas capacitadas. Todos os nossos investimentos seguem na esteira da regulamentação e monitoramento, com supervisão mensal da Previc”, destacou.

O diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert conduziu a apresentação, ao lado do diretor de Gestão Previdencial, Walison de Melo Costa. O diretor Zachert abordou o histórico dos investimentos do Postalis, contextualizou a intervenção federal e a precificação correta dos ativos, e o consequente aprimoramento do processo de investimentos, com projeções econômicas, estudos técnicos de alocação (ALM) e a construção da Política de Investimentos, aprovada pelo Conselho Deliberativo com os limites para a aplicação dos recursos. Detalhou também as ações de monitoramento de governança, de riscos e de fiscalização, juntamente com a composição atual das carteiras e performance dos planos.

Como exemplo das melhorias de governança, Zachert explicou que, no passado, as alocações até 2% da carteira própria estavam sob alçada única da Diretoria de Investimentos, entre 2% e 5% na alçada da Diretoria Executiva e apenas os valores superiores a 5% passavam pela aprovação do Conselho Deliberativo. No modelo atual, alocações até 2% são submetidas a toda a Diretoria Executiva e, acima deste valor, passam obrigatoriamente pela avaliação do Conselho Deliberativo.

A segregação de funções é outro avanço significativo, uma vez que as áreas responsáveis diretamente pelos investimentos e as encarregadas pelo controle agora respondem a diferentes instâncias. O Postalis hoje não mais permite a participação de diretores em Comitês de Investimentos, Riscos e Auditoria, que trabalham de forma independente fazendo análises e recomendações antes da tomada de decisão. E conta com um amplo conjunto de manuais com diretrizes seguidas fielmente, além de manter toda a documentação dos investimentos registradas em sistema, o que não ocorria no passado. “Hoje quem aprova ou não um investimento não é a figura de um diretor ou conselheiro, mas o próprio processo, o que traz mais segurança”, afirmou Walison Costa, diretor de Gestão Previdencial.

Juntamente com estas melhorias, a implantação do Canal de Denúncias e a reformulação do Código de Ética fortalecem o processo e permitem responsabilização em caso de irregularidades. Como resultado, o Postalis voltou a ter credibilidade no mercado financeiro, atraindo o interesse de gestores de investimentos quando são abertos processos de seleção. E a performance dos planos tem melhorado significativamente, assim como o volume de recursos recuperados de investimentos malsucedidos do passado.

Participaram do evento híbrido (presencial e online) membros do Conselho Deliberativo como o presidente Hudson Alves e o presidente substituto Vinícius Moreno, membros do Conselho Fiscal como o presidente Fábio Conde, representantes da patrocinadora Correios, lideranças da FINDECT, FENTECT, FAACO, ADCAP, ANIPP, ABRAACO dentre outras associações, além de trabalhadores do Postalis.

Fonte: Postalis, em 28.09.2023.