Benefícios do Plano Postalprev foram reajustados
A medida está prevista no Regulamento do Plano e visa manter o valor real dos benefícios.
A Diretoria de Gestão Previdencial (DGP) informa que os benefícios do Plano Postalprev foram reajustados no mês de julho, como ocorre anualmente nos relacionados aos Aposentados e Pensionistas que optaram pelo recebimento do benefício de renda vitalícia e de Auxílio-Doença. Esta medida, de acordo com o artigo 75, itens I e II, do Regulamento do Plano, visa manter o valor real dos benefícios.
No cálculo é utilizado o indexador do plano, Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e o valor do reajuste aplicado varia de acordo com a Data de Início de Benefício (DIB) de cada beneficiário, levando em conta a inflação acumulada do período correspondente.
Por essa razão, as deflações observadas nos meses de julho (-0,60), agosto (-0,31) e setembro de 2022 (-0,32) impactaram diretamente nos reajustes, resultando em benefícios com DIBs anteriores a setembro/2022 com índices de reajuste menores do que aqueles com DIB em outubro/2022.
De acordo com a DGP, o principal objetivo é proteger os beneficiários contra a flutuação inflacionária negativa. Assim, a deflação registrada no mês de junho/2023 (-0,10) não será aplicada no reajuste de 2023, e será descontada do acumulado do próximo ano de 2024.
Para entender melhor como será feita essa correção no mês julho, confira a tabela abaixo, elaborada a partir da Data de Início dos Benefícios – DIB:
Postalis convida Previc para participar da reunião do Conselho Deliberativo
O Postalis recebeu hoje (22), a Equipe de Supervisão Permanente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), para participar de uma reunião com o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Instituto.
Essa nova gestão tem como principal meta, priorizar a transparência e buscar as melhores práticas para proteger o patrimônio e a continuidade do fundo de pensão que é considerado um dos mais importantes do País.
Para Camilo Fernandes, presidente do Postalis é muito importante manter essa proximidade com o órgão de fiscalização da previdência complementar: “Ter essa aproximação nos dá tranquilidade e segurança para essa nova gestão que, prioriza transparência em todas as suas ações e se mantem atenta a uma evolução contínua”, disse.
Na oportunidade, foram debatidos temas relacionados à governança, publicidade de informações, transparência, ataque cibernético, riscos sistêmicos, investimentos, equacionamento e outros assuntos.
O diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert também enfatizou a importância dessas discussões com a Previc: “Assim podemos mostrar nosso comprometimento e profissionalismo na gestão do patrimônio dos nossos associados, ponderando os riscos envolvidos além da rentabilidade”, completou.
“O momento exige transparência e comunicação. Estamos intensificando o contato com os participantes e assistidos através das entidades que os representam, atualizações regulares no site do Postalis e presença ativa no Instagram, LinkedIn e outras plataformas.”, acrescentou Wallisson Costa, diretor de Gestão Previdencial do Postalis.
A Previc, órgão fiscalizador do segmento de previdência complementar realiza reuniões mensais com a Diretoria Executiva, trimestrais com o Conselho Deliberativo e Fiscal e constantemente com as áreas do Postalis.
O presidente do Conselho Deliberativo, Hudson Silva, mencionou que: “houve um avanço significativo na governança do Postalis devido ao aperfeiçoamento dos controles internos e à transparência das informações. A proximidade entre o Postalis, Previc e Correios tem auxiliado significativamente no processo de melhoria contínua do Postalis.”.
Do ponto de vista dos conselheiros Bianka Neves, Caio Oliveira e Thiago Moura ressaltaram a importância de uma comunicação efetiva e afirmaram que a atual gestão vem atuando nesse sentido.
Ao longo do dia, o coordenador da equipe de supervisão da Previc, Estevam Bryan, e os demais membros, Srs. Pedro Kakitani e Clovis Coelho, participaram de outras reuniões na sede, com a Gerência de Controles Internos e Compliance (GCC), Gerência de Relacionamento com o Participante (GRP) e com a Gerência de Governança de Investimentos (GGI).
Fonte: Postalis, em 22.08.2023.