Buscar:

Notícias Portal CFM, em 22.03.2024

Imprimir PDF
Voltar

Programa Doutoral em Bioética: inscrições homologadas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) torna público, nesta sexta feira, dia 22 de março de 2024, a homologação dos inscritos para participar do processo seletivo para a formação da 14ª turma do Programa Doutoral em Bioética – através do Convênio Firmado entre o CFM e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Para ter acesso a lista clique aqui: Homologação – PDB

O programa consiste em um curso com duração de três anos letivos, realizado parcialmente na sede da FMUP, em Porto, Portugal, e parcialmente na sede do CFM, em Brasília, Brasil. As despesas com matrícula e rematrículas subsequentes, transporte, hospedagem, alimentação e afins durante a estadia no Porto, Portugal e/ou Brasília, Brasil, ficam a cargo do estudante.

Leia o edital completo aqui.


Uso de anabolizantes é tema de Fórum do CFM

O Conselho Federal de Medicina vai realizar no dia 3 de abril o I Fórum sobre o uso de Esteroides Androgênicos Anabolizantes da entidade. O evento vai debater temas como a deficiência androgênica do envelhecimento masculino, o doping nos esportes de alto rendimento e os efeitos adversos no uso de anabolizantes, entre outros temas. O evento será transmitido pelo Zoom e pelo YouTube.

Podem participar médicos de todas as especialidades. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas AQUI.

Para a coordenadora da Câmara Técnica de Endocrinologia e Metabologia do CFM, conselheira federal Annelise Mota de Alencar Meneguesso, o Fórum vai possibilitar que “especialistas brilhantes de sociedades científicas respeitadas no mundo todo falem sobre o uso de anabolizantes, expondo os danos adversos e orientando os colegas sobre a importância de se coibir a má prática médica.”

Temas em debate – A primeira mesa redonda, intitulada Hot topics, vai debater os seguintes temas:  obesidade, deficiência androgênica do envelhecimento masculino e síndrome do desejo sexual hipoativo. Está confirmada a participação do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Rodrigo Barros de Castro, que vai falar sobre a deficiência androgênica do envelhecimento masculino.

Após os debates, será realizado o painel “Os efeitos adversos realmente ocorrem?”. O painelista será o professor preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina do Esporte da UNIFESP Clayton Luiz Dornelles Macedo e o debatedor, o ginecologista e professor da Universidade de São Paulo Rui Alberto Ferriani.

Ainda no horário da manhã será realizada a mesa redonda “O doping no alto rendimento”. Os palestrantes serão a presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Adriana Taboza de Oliveira, que vai falar sobre o tema “#JogoLimpo” e o presidente da Comissão de AUT da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, José Kawazoe Lazzoli, responsável para falar sobre a Autorização de Uso Terapêutico (AUT). Também está prevista uma palestra sobre a “Atividade Legislativa da Comissão de Esporte do Senado Federal” e Sociedades médicas – As atividades do horário da tarde vão começar às 14h com o painel “O uso de EAS e as Especialidades Médicas – visão das Sociedades”. Os painelistas serão o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Paulo Augusto Carvalho Miranda; o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Durval Ribas e o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Fernando Carmelo Torres.

Em seguida, será realizada a mesa redonda “O uso de EAS e o exercício profissional – propostas de ações dos Conselhos Federais. Um dos palestrantes será o 3º Vice-Presidente do CFM, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti. Também foram convidados representantes do Conselho Federal de Educação Física, do Conselho Federal de Odontologia e do Conselho Federal de Farmácia.

A última atividade do Fórum será mesa redonda “Discutindo e combatendo a má prática”. Um dos palestrantes será o coordenador da Câmara Técnica de Urologia do CFM, Guilherme Teixeira dos Santos. Também foram convidados representantes do Ministério Público Federal e da Anvisa.

Ao final será lida a Carta de Brasília, com um resumo do que será debatido e com orientações sobre o uso dos anabolizantes. “O uso iatrogênico de esteróides androgênicos anabolizantes continua sendo um grave problema de saúde pública, apesar da Resolução CFM nº 2.333/2023, que estabelece normas éticas para a prescrição terapêutica de hormônios”, alerta Annelise Meneguesso, que foi relatora dessa Resolução.

A expectativa da conselheira federal é de que o Fórum permita um consenso junto com o Ministério Público, a Anvisa e as sociedades médicas do que pode ser feito em termos de condutas. “Infelizmente, as pessoas continuam persistindo no uso recreativo, assim como colegas persistem na prescrição de forma equivocada, sem respaldo na literatura, trazendo danos aos seus pacientes. A Carta de Brasília vai trazer orientações para mudar essa realidade”, adianta.

Fonte: Portal CFM, em 22.03.2024.