Buscar:

Notícias Portal CFM, em 08.09.2025

Imprimir PDF
Voltar

I Fórum de Saúde e Espiritualidade do CFM vai debater a construção de diretriz clínica

Depois de realizar um webinar que debateu a influência da espiritualidade nos tratamentos médicos, o Conselho Federal de Medicina vai realizar no próximo dia 26 de setembro, na sede da autarquia, o I Fórum da Comissão de Saúde e Espiritualidade do CFM, que terá como tema central “Construindo a diretriz clínica”. “O webinar teve uma ampla participação dos médicos brasileiros interessados neste tema tão instigante e necessário. Com o Fórum, queremos ampliar as discussões, ouvindo, inclusive, palestrantes internacionais e várias sociedades de especialidades”, adianta a coordenadora da Comissão de Saúde e Espiritualidade do CFM, Rosylane Rocha.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

O Fórum vai começar, pela manhã, com a conferência “Por que a espiritualidade deve ser integrada à prática clínica?”, ministro pelo médico americano e professor da Duke University Harold Koenig. Em seguida, será realizada a mesa redonda “Espiritualidade na prática clínica”, que vai abordar os seguintes temas: “Abordagem Bio-Psico-Socio-Espiritual na prática clínica”, “Espiritualidade e saúde cardiovascular: medicina baseada em evidência e prática clínica” e “Oportunidades em espiritualidade e saúde no CFM: Educação Médica, Pesquisa, Diretrizes, Prática Clínica”.

A primeira atividade do horário da tarde será a conferência “O poder do perdão: da consciência ética à saúde física e mental”. Em seguida, será realizada a meda redonda “Parâmetros científicos para a construção de diretrizes”, que analisará os seguintes tópicos: “Interfaces entre neurociência e espiritualidade”, “Escalas avaliando espiritualidade: quando utilizar e como interpretar?” e “Anamnese espiritual e intervenção sobre valores morais”.

A mesa redonda seguinte vai debater como podem ser estabelecidas diretrizes nas especialidades, a partir da apresentação dos seguintes temas: “Diretriz de espiritualidade em psiquiatria: da proposta à publicação”, “Cuidados paliativos em 2025: diretrizes e espiritualidade” e “Diretriz de espiritualidade em cardiologia: da proposta à publicação”.

Em seguida, será realizada a conferência “Doenças da alma”, seguida de um debate sobre “Espiritualidade como modelo de prática clínica baseada em evidência e humanizada”. Para Rosylane Rocha, o evento será um momento especial na construção de diretrizes que busquem incorporar a espiritualidade na prática clínica. “O nosso foco será oferecer embasamento tecnocientífico, sem vínculo com nenhuma religião, para que os médicos possam reconhecer e acolher a espiritualidade como uma dimensão da vida que influencia diretamente a saúde e o bem-estar dos pacientes”, afirmou.


CFM AO VIVO – Homenagens (parte 3)


CFM AO VIVO: Programação Científica (Parte 2)


CFM AO VIVO: Solenidade de abertura

Fonte: Portal CFM, em 08.09.2025.