Encontro discute competências na graduação
A manhã do segundo dia do XV Fórum Nacional de Ensino Médico (1) foi encerrada com a mesa “Competências na graduação médica”, oportunidade em que três palestrantes compartilharam experiência e muito conhecimento.
O médico e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, José Maria Peixoto, versou acerca das competências técnicas e científicas que precisam ser trabalhadas em um cenário de crise no modelo tradicional de ensino. “Precisamos mudar paradigmas e nos atentar à emergência do modelo baseado em competências”, afirmou Peixoto.
Também foi debatida a importância das habilidades sociais no âmbito da formação acadêmica. A médica psiquiatra e docente Sandra Piu demonstrou que inteligência emocional e saúde mental precisam ser valorizadas por estudantes de medicina tanto quanto a capacidade técnica. “Por conta de vulnerabilidades socioemocionais, estudantes de medicina podem experimentar sentimentos de incerteza e insegurança, o que pode afetar negativamente seu bem-estar. Por isso, é crucial apoiar o desenvolvimento dos alunos na sua capacidade de gerenciar situações angustiantes”, destacou a psiquiatra.
Dra Sandra Piu destacou a importância da saúde mental para médicos e estudantes de medicinas
Por fim, o médico e membro da Comissão de Ensino Médico do CFM, Hélio Angotti Neto, aprofundou o tema “Formação Ética e Humanística na graduação em medicina: o que todo médico deve saber valorizar”. Angotti Neto salientou que professores e alunos precisam praticar ciência aliada ao senso de humanidade. “Não basta ter ética e profissionalismo; é preciso que o futuro médico saiba se comunicar com o paciente, tenha empatia e repertório cultural. É necessário aprender a compreender a alma humana”, completou.
I Fórum de Cirurgia Plástica debate segurança do paciente
Quais são os limites para a busca pela beleza? A crescente procura por procedimentos estéticos e as complicações decorrentes de atos praticados por não médicos demandam um debate fundamental sobre segurança do paciente. O tema norteia o I Fórum de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina (CFM), no dia 29 de agosto, na sede da autarquia, em Brasília. “Reuniremos médicos de diversas especialidades e profissionais do direito que atuam na área da saúde; nosso objetivo é debater boas práticas e enfatizar que a segurança do paciente passa, imprescindivelmente, pela escolha de bons profissionais e adequada estrutura para os atendimentos”, afirma Graziela Schmitz Bonin, Coordenadora da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM e responsável pelo evento.
Na programação, conferências, mesas redondas, debates e palestras sobre normas relacionadas aos ambientes cirúrgicos, avaliação de risco de cirurgias múltiplas, uso de tecnologias em lipoaspiração, aspectos legais e éticos na relação médico-paciente, entre outros. “Este fórum pioneiro impacta não apenas na atuação do cirurgião plástico, mas na saúde de cada brasileiro”, enfatiza a médica.
O evento começa às 8h30 com o credenciamento e é encerrado com debates, às 17h. Os participantes receberão certificado emitido pelo Conselho Federal de Medicina.
CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO
Fonte: Portal CFM, em 04.08.2025.