Petros realiza palestra para funcionários da Petrobras
Para oferecer mais informações aos participantes da nossa principal patrocinadora e também fortalecer o relacionamento, o nosso diretor de Seguridade (DISE), Marco Aurelio Viana, acompanhado da assessora da DISE, Paola Mangelli, e da gerente de Análise de Desenvolvimento de Planos da Fundação, Marcia Costa, realizaram, na última quinta-feira (18/9), uma palestra para cerca de 400 funcionários da gerência executiva de Logística da Petrobras, no edifício-sede da companhia.
A palestra abordou informações gerais sobre a Petros, a rentabilidade dos investimentos e ações da Fundação nas áreas de governança, gestão de riscos, investimentos e seguridade. Além disso, foi dedicada especial atenção ao PP-2, maior plano da modalidade de contribuição variável do país e que reúne o maior número de participantes ativos da patrocinadora.
Sobre o plano, a equipe da Petros apresentou as principais regras do PP-2, como os benefícios oferecidos, com as diferentes modalidades de recebimento de renda, para os participantes e seus familiares; os institutos previdenciários para quem encerra o vínculo empregatício com a patrocinadora; e como funcionam as contribuições. A parte final da palestra foi dedicada às perguntas do público.
Vale lembrar que preparamos um vídeo didático com todas as informações sobre o PP-2. Assista ao episódio do podcast Diálogos sobre as características do plano, benefícios oferecidos e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre o seu plano.
Petros é homenageada com o 13º Prêmio Ancep no Dia do Contador
O nosso presidente, Marcelo Farinha, recebeu em nome da Petros o 13º Prêmio Ancep, na categoria Entidade Colaboradora, em cerimônia realizada em 22 de setembro, data em que também se comemora o Dia do Contador. A entrega ocorreu no Rio Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro, durante o 14º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência (Ancep), entidade que reúne profissionais de contabilidade atuantes em entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs).
A premiação reconhece a contribuição de organizações para o fortalecimento da previdência complementar. Os vencedores são definidos pelo colegiado da associação, composto pela Diretoria Executiva e Conselhos. "O prêmio é fruto do esforço coletivo, da busca constante por excelência e da crença de que podemos sempre fazer mais e melhor", destaca Farinha.
Nossa gerente executiva de Contabilidade e Administração, Tatiana Rios, também participou do evento, compondo a mesa da sessão solene de abertura do Congresso, como presidente do Conselho Fiscal da Ancep.
Ao longo dessas quatro décadas, a Ancep tem sido referência na disseminação de conhecimento, na valorização da contabilidade e na construção de uma cultura de integridade e inovação, se consolidando como uma das mais atuantes entidades de educação continuada, reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Instituto de Certificação em Seguridade Social (ICSS).
Além da solidez contábil, a Petros vem ampliando sua atuação em transparência e inovação. Entre as iniciativas recentes estão o lançamento do Painel Contábil, que oferece gráficos interativos e linguagem acessível para facilitar a compreensão dos dados, e a elaboração do Relatório Anual em conformidade com as normas da Global Reporting Initiative (GRI), referência internacional em prestação de contas.
Petros promove encontro inédito entre colegiados para fortalecimento da governança
A Petros tem uma estrutura robusta de governança, com colegiados e comitês, que fortalecem a tomada de decisão. As nossas práticas são referência no mercado e reconhecidas por selos e certificações, mas visando o aprimoramento contínuo, realizamos, na terça-feira (23/9), um evento inédito, o Conexão Governança – Encontro dos Colegiados da Petros, reunindo todos os nossos órgãos de governança, além de representantes da Abrapp, da Previc e da Petrobras, maior patrocinadora da Fundação.
O objetivo do encontro foi fomentar o diálogo e contribuir para uma gestão mais eficiente, integrada e participativa entre Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, e nossos diversos Comitês, como o de Auditoria, de Integridade, de Seguridade, de Investimentos, de Riscos, entre outros. Participaram ainda do evento lideranças executivas da Petros.
“Governança é, acima de tudo, uma construção coletiva. Por isso, esse evento é mais do que uma troca de ideias. É um convite à reflexão. Que possamos juntos harmonizar nossas relações, revisar nossas práticas e construir uma governança que seja sólida e flexível, técnica e humana, segura e resolutiva”, destacou nosso presidente, Marcelo Farinha, na abertura do encontro.
Representando a Abrapp, o superintendente geral da entidade, Eduardo Lamers, fez uma apresentação sobre estratégias, desafios e tendências do setor e como a entidade contribui para o fortalecimento da governança. “Foi um evento muito produtivo que teve o objetivo de promover exatamente a conexão entre os conselheiros, diretores e membros de comitês para aperfeiçoar a governança corporativa da entidade”, disse.
A programação contou com o painel “Supervisão e Fiscalização na Petros: Atuação da Patrocinadora e do Órgão Regulador”. Com a moderação de Farinha, o debate reuniu Annette Lopes Pinto, chefe regional do Escritório de Representação da Previc no Rio de Janeiro; Caio Cesar Ribeiro, gerente responsável pela supervisão dos planos (SIPP) na Petrobras; Gustavo Dimitri, presidente do Conselho Deliberativo da Petros; Silvio Sinedino, presidente do Conselho Fiscal da Petros; além de Afrânio Neves de Melo Neto, gerente executivo Jurídico da Fundação. Em linhas gerais, o painel destacou os avanços da governança da Petros ao longo dos anos, além da importância do trabalho em parceria para a sustentabilidade e a adoção das melhores práticas na administração dos planos de benefícios.
Nosso diretor de Seguridade, Marco Aurelio Viana, foi moderador do painel “Estratégia e Tomada de Decisão na Governança” que reuniu Gustavo Cotrim, membro do Conselho Deliberativo; Everton Munhóz, coordenador do Comitê de Auditoria; e João Marcelo Torres, diretor de Riscos, Finanças e Tecnologia da Fundação. Durante o debate, eles destacaram a importância da sinergia entre os colegiados e de uma governança integrada.
A governança dos investimentos também foi um tema abordado no encontro. O painel “Governança de Investimentos: Governança na Alocação Estratégica em Tempos de Transição Econômica” contou com a moderação do nosso diretor de Investimentos, Gustavo Gazaneo, e a participação de Gustavo Dimitri, presidente do CD da Petros; Everaldo França, membro independente do Comitê de Investimentos; Rodolfo Arashiro Rodriguez, membro independente do Comitê de Riscos.
O encontro também marcou o lançamento do programa Agentes de Governança, iniciativa que visa disseminar conhecimento sobre governança em todas as áreas da Fundação, fortalecendo a transparência e ampliando a eficiência. No encerramento do evento, foi realizada uma roda de conversa, que contou com a participação de Dimitri, Sinedino, João Marcelo, Munhóz, além de Sergio Moreno, coordenador do Comitê de Integridade; Cleveland Prates Teixeira e Roberto Ricordi Bazin, respectivamente membros independentes dos comitês de Investimentos e de Riscos; e Eduardo Abrahão, membro do Comitê de Seguridade.
Fonte: Petros, em 24.09.2025.