Buscar:

Notícias Petros, em 23.05.2025

Imprimir PDF
Voltar

Esclarecimento sobre decisão do TCU

Em razão de notícias recentes publicadas na imprensa envolvendo decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre processo seletivo para presidente da Petros em 2023, a Fundação reafirma que sua gestão é pautada pelo fortalecimento contínuo da governança, que vem evoluindo significativamente ao longo dos anos, incluindo o processo de seleção da Diretoria Executiva.

Além disso, cabe destacar que a Fundação sempre colabora com todas as instâncias de fiscalização e controle, atuando com total transparência. Neste sentido, nossas equipes irão analisar com atenção as recomendações do TCU, seguindo o nosso compromisso com as melhores práticas de governança.

Reforçamos abaixo alguns aspectos sobre a governança da Petros:

  • O processo seletivo de membros da Diretoria Executiva da Petros é conduzido pelo Conselho Deliberativo, instância máxima de governança, com apoio de uma consultoria especializada em recrutamento de executivos no mercado. O processo é robusto e inclui diferentes etapas, como avaliação curricular, experiência profissional, entrevistas e verificação reputacional.
  • Além do mapeamento promovido pela consultoria de headhunter, as principais patrocinadoras dos planos administrados pela Petros são consultadas sobre a possibilidade de indicar nomes para o processo seletivo. Todos concorrem em iguais condições com os demais nomes prospectados no mercado. Ou seja, todos os candidatos passam por cada uma das etapas do processo de seleção.
  • Depois da conclusão de todo o processo seletivo, há ainda aprovação do Conselho Deliberativo e a habilitação pela Previc, órgão fiscalizador do setor, que atesta o cumprimento de quesitos obrigatórios para o cargo.
  • Reafirmamos o compromisso com os participantes, com o fortalecimento da transparência e governança, que inclusive teve sua evolução reconhecida em 2025 pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de riscos do mundo.

Comitê de Auditoria da Petros tem novo membro independente

O advogado Everton Munhóz tomou posse nesta sexta-feira (23/5) como membro independente e coordenador do Comitê de Auditoria (COAUD) da Petros, órgão diretamente ligado ao nosso Conselho Deliberativo, instância máxima de governança da Fundação. Ele substitui Antonio Martiningo, que teve seu segundo mandato encerrado, após atuar à frente do colegiado por seis anos.

Com mais de 26 anos de experiência em auditoria, Everton Munhóz foi escolhido em processo seletivo conduzido por consultoria externa, especializada em recrutamento de executivos, que contempla avaliação curricular, competências e habilidades, além de entrevistas e verificação reputacional.

O novo coordenador do COAUD é graduado em Direito (UEL), com especialização em Contabilidade e Controladoria (UFU), MBA Auditoria (Fipecafi/USP) e formação executiva (Insper), além de possuir certificação IBGC CCoaud. Durante sua trajetória profissional, foi executivo de Auditoria Interna no Banco do Brasil até 2024, membro dos Comitês de Auditoria da EloPar e da Cateno, integrou o Grupo Consultivo de Auditoria de TI da Febraban, e exerceu a função de Auditor Geral na BB Tecnologia e Serviços. Além disso, é educador e mentor corporativo, dedicando-se ao desenvolvimento profissional de pessoas e ao estudo e assessoramento nas áreas de governança, gestão empresarial, riscos e controles internos.

A Petros agradece Antonio Martiningo pela importante contribuição para o fortalecimento da governança, dos controles internos e dos processos da Fundação. Martiningo deixou a mensagem abaixo:

Mensagem de Antonio Martiningo

“Após seis anos no Comitê de Auditoria da Petros, o sentimento é de orgulho de ter trabalhado em um dos maiores e mais complexos fundos de pensão da América Latina. Participar da governança da Fundação foi muito especial, pois para mim a melhor definição de governança é proteção, proteção principalmente aos participantes e assistidos que são a parte mais vulnerável nessa relação, mas também proteção aos patrocinadores, conselheiros, gestores e funcionários.

Hoje em dia fala-se muito em trabalhar por propósito, e essa é uma grande verdade a partir de um certo momento da vida. Não consigo enxergar propósito mais nobre do que garantir qualidade de vida para as pessoas no período em que elas mais precisam dessa garantia e, infelizmente, temos visto muitos casos de fundos de pensão que não conseguem alcançar esse propósito. Penso que a Petros tem perseguido de forma incansável esse propósito nos últimos anos!

Quando cheguei, em 2019, o desafio de governança (proteção) era muito maior do que eu imaginava. Além das dezenas de apurações em andamento, das ressalvas e ênfases nos balanços e os pareceres contrários do Conselho Fiscal em virtude de fragilidades nos documentos, a Fundação estava em fase inicial de reorganização após os terríveis impactos da operação “Green Field”, que nós, enquanto governança (proteção), não podemos deixar voltar a acontecer.

Desde que cheguei, em 2019, a governança se fortaleceu com Conselhos Deliberativo e Fiscal robustos e muito qualificados, além de comitês de assessoramento com membros externos e independentes, selecionados entre os melhores profissionais de mercado. Além disso, vivemos os últimos anos sem déficits nos principais planos e com uma gestão que tem sido referência para o setor.

Conseguimos selos externos importantes que ratificam o compromisso com a boa governança, como o selo de governança da Abrapp, selo ISO 31000 de Gestão de Riscos, e o selo de qualidade internacional da Auditoria Interna. Mais do que um reconhecimento, isso significa que a Fundação possui governança (proteção) adequada para enfrentar os desafios que serão cada vez maiores. No entanto, nada disso será suficiente sem a vigilância constante de todos (participantes, patrocinadores, conselheiros, gestores e funcionários).

Me despeço da Petros com a dor de não poder rever tantos amigos com a regularidade que eu gostaria, mas tem um endereço aqui em Brasília sempre que precisarem. Faço um agradecimento especial ao Conselho Deliberativo pela confiança, ao Conselho Fiscal pelas discussões sempre muito valiosas, a Diretoria Executiva pelo comprometimento e liderança, aos Comitês de Seguridade, Riscos e Investimentos pela especial parceria na governança (proteção) da Fundação. Aos amigos e parceiros no Comitê de Auditoria (Fucci, Jeferson, Evenilson e Pedro) agradeço pelo apoio na caminhada profissional e pessoal. Compartilhamos momentos difíceis e nos ajudamos sempre.

Agradeço de forma especial a cada funcionário que participou das mais de 200 reuniões que tive no Comitê de Auditoria. Temos um time de primeira linha, e essa talvez seja a nossa maior proteção. Aos times da Auditoria, Contabilidade, Gestão de Riscos, Controles Internos e Ouvidoria, que estiveram mais presentes conosco, agradeço pela integridade e transparência que demonstraram em todos os momentos, características essenciais de quem trabalha todo o dia para proteger a Fundação. Por fim, ao time da secretaria de governança, agradeço pela paciência. Sei que dizem que a governança tem que ser chata, mas acho que exagerei em alguns momentos.

Valeu pessoal. A gente se vê nos cursos da Abrapp e talvez em reuniões no futuro. Me apaixonei pelo setor.”


Eleições Petros 2025: saiba mais sobre a importância do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal

A votação para a escolha de novos representantes dos participantes para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal termina às 17h do dia 2/6, mas você sabe a importância do voto para a gestão da Petros e dos planos de benefícios?

Ao votar, os participantes escolhem seus representantes no órgão máximo de governança da Petros, o Conselho Deliberativo; e no colegiado responsável por fiscalizar a gestão da Petros, o Conselho Fiscal.

Saiba mais sobre os conselhos

Conselho Deliberativo

  • Composto por seis membros titulares e seus suplentes, sendo metade eleita pelos participantes, e a outra metade indicada pelas patrocinadoras.
  • Responsável pela aprovação da política geral de administração da Petros e dos planos de benefícios.
  • Delibera sobre temas como custeio administrativo, programa orçamentário e planejamento estratégico, entre outras atribuições.

Conselho Fiscal

  • Composto por quatro membros titulares e seus suplentes, sendo a metade eleita pelos participantes e a outra metade indicada pelas patrocinadoras.
  • Responsável pela fiscalização da gestão da Petros, tendo o dever de comunicar eventuais irregularidades ao Conselho Deliberativo.
  • Emite parecer anual sobre as Demonstrações Contábeis e manifestações sobre outras obrigações legais, entre outras atribuições.

Para votar, acesse a Área do Participante ou abra o aplicativo Petros e clique no banner das eleições para ser direcionado para o ambiente de votação. Se tiver alguma dúvida sobre como votar, assista ao vídeo abaixo.

Como votar pela Área do Participante, no Portal Petros

  • Acesse o Portal Petros, clique em “Login”, na parte superior da página
  • Digite sua matrícula e senha.
  • Na área logada, clique no banner das eleições para acessar o ambiente de votação.
  • Primeiro, escolha sua dupla para o Conselho Deliberativo, depois seus candidatos para o Conselho Fiscal.
  • Lembre de confirmar os seus votos.
  • Após finalizar, você poderá acessar seu comprovante de votação.

Como votar pelo aplicativo Petros

  • Instale o aplicativo da Petros pela App Store ou pela Google Play
  • Faça login com sua matrícula e senha.
  • Dentro do aplicativo, clique no banner das eleições para acessar o ambiente de votação.
  • Primeiro, escolha sua dupla para o Conselho Deliberativo, depois seus candidatos para o Conselho Fiscal.
  • Lembre de confirmar os seus votos.
  • Após finalizar, você poderá acessar seu comprovante de votação.

Esqueceu sua matrícula ou senha? Veja o que fazer!

Caso não lembre sua senha ou matrícula para acessar a área logada do site ou o aplicativo, clique em “Esqueci minha matrícula” ou em “Esqueci minha senha”, tanto no site como no app, siga as instruções e as informações serão enviadas para o seu e-mail cadastrado na Petros. Por isso, é muito importante você manter seu e-mail e dados cadastrais atualizados na Petros. Se precisar, entre em contato com nossos canais de atendimento.

Para conhecer os candidatos, acesse a página especial sobre as eleições, no Portal Petros, assista aos debates entre as duplas e conheça suas ideias e propostas sobre temas importantes para os participantes e para a Fundação. Participe!

Acesse a página especial >

Fonte: Petros, em 23.05.2025.