Buscar:

Notícias Petros, em 22.10.2025

Imprimir PDF
Voltar

Petros promove encontro inédito sobre assessoramento a colegiados com entidades do setor

11 221025

A Petros reuniu representantes de 17 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) em um encontro inédito voltado aos profissionais que atuam no assessoramento de órgãos de governança. Realizado de forma online em 16/10, data em que se celebra o Dia Global da Ética, o Encontro das Assessorias de Colegiados 2025 teve como objetivo fomentar o diálogo e o compartilhamento de boas práticas relacionadas ao suporte aos colegiados – Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e comitês que integram a estrutura de governança das fundações.

A programação incluiu o painel "Governança e Integridade no Assessoramento a Colegiados", conduzido por Sergio Moreno, coordenador do Comitê de Integridade da Petros, que abordou temas como princípios éticos, normas de conduta, compliance, integridade e as dimensões que sustentam o Programa de Integridade da Fundação.

Durante o encontro, as entidades compartilharam experiências e iniciativas voltadas ao fortalecimento da governança. Também foram debatidas iniciativas como o onboarding de novos conselheiros, o uso de ferramentas de mercado para apoio ao assessoramento e a avaliação de desempenho dos colegiados.

"Foi um encontro marcado por trocas muito construtivas e diálogo aberto entre as fundações, fortalecendo as boas práticas que contribuem para ampliar a eficiência do assessoramento aos órgãos colegiados, essencial para a boa governança", destacou Maria de Fátima Gonçalves Courtois, secretária executiva da Petros.

Participaram do evento: Previ, Funcef, Fundação Itaú Unibanco, Fundação Libertas, Postalis, Fapes, Braslight, Banesprev, Valia, Real Grandeza, Fundação Copel, Agros, Celos, EnergisaPrev, Refer, ItaipuFibra e PrevData.

O encontro integra o projeto Conexão Governança, que contempla diversas iniciativas – como o Encontro dos Colegiados, realizado em setembro – reforçando o compromisso da Petros com a disseminação de boas práticas de governança corporativa.


Conselho Fiscal: declaração de propósito de novo membro suplente de representação das patrocinadoras

Conforme divulgamos recentemente, o nome de Rafael Crespo Rangel Barcellos foi indicado pelas patrocinadoras como membro suplente do Conselho Fiscal, em substituição a Dylta Walsh de Oliveira Peres, cujo mandato encerra-se em 9/12/2025.

Rafael Crespo é atualmente membro suplente no Conselho Deliberativo e seu mandato se encerrará em 1/11. Para sua vaga no Conselho Deliberativo, as patrocinadoras indicaram como representante o nome de Leonardo de Souza Urpia.

Apesar de ter sido anteriormente aprovado pela Previc para o exercício do cargo de membro suplente no Conselho Deliberativo, o processo de habilitação de Rafael Crespo demanda a publicação de declaração de propósito, conforme estabelece a Resolução nº 23/2023 do órgão supervisor. Por isso, disponibilizamos aos participantes a declaração de propósito, documento que integra o processo de habilitação dos conselheiros junto ao órgão regulador.

Saiba mais sobre o conselheiro suplente indicado para CF Rafael Crespo Rangel Barcellos

Rafael Crespo Rangel Barcellos é graduado em Mediação, com pós-graduação em Negociação e Gestão de Conflitos Organizacionais; Compliance e Gestão de Riscos; além de MBA em Gestão de Serviços em Saúde.

Ingressou na Petrobras em 2006 e, atualmente, exerce o cargo de gerente de Operação Rede Nacional na Associação Petrobras de Saúde. Foi conselheiro titular do Conselho Superior do IFF (Instituto Federal Fluminense) de abril de 2017 a agosto de 2023, além de diretor executivo de Administração, Financeiro e Jurídico no Sindipetro-NF, entre 2014 e 2023.

Fonte: Petros, em 22.10.2025.