PP-3: uso do saldo de conta para quitação de empréstimos
A inadimplência tem sido um fator de dedicação para a Petros, exigindo atenção constante das nossas equipes para garantir a viabilidade da carteira de empréstimo do PP-3. Uma das medidas propostas foi o uso de reservas das contas individuais para quitação do saldo devedor. Para tanto, consultamos a Previc e fomos informados que esta opção só pode ser aplicada para quitar o saldo inadimplente, e por participantes que tenham rescindido o vínculo empregatício, não sendo permitida para participantes ativos, nem em contratos que estejam adimplentes.
Importante informar que a operação está sujeita ao Imposto de Renda, e, para participantes assistidos, funciona como uma antecipação de benefício, reduzindo o saldo das reservas individuais e diminuindo, consequentemente, o valor do benefício ou o tempo de recebimento.
Para propor uma solução eficaz e duradoura que atenda às necessidades de cada participante, estamos avaliando a situação de cada contrato. Esse processo será feito de forma cautelosa, para garantir que cada caso seja tratado com a devida atenção, permitindo que os participantes regularizem suas dívidas sem comprometer seus orçamentos.
À medida que avançarmos na análise, entraremos em contato diretamente com cada participante para discutir as melhores opções de regularização. Por isso, pedimos que os participantes aguardem nosso contato até novembro, a fim de garantir que possamos atender a todos com a qualidade que cada caso exige.
Petros lança Painel contábil
Iniciativa inédita entre as EFPC é mais uma medida de transparência da atual gestão
Em mais uma medida de transparência da atual gestão, lançamos nesta quinta-feira (22/8) o Painel contábil, uma página especial no Portal Petros, interativa, didática e dinâmica, que apresenta informações sobre o desempenho financeiro consolidado da Petros e dos planos, proporcionando melhor experiência para o usuário. Você pode conferir os dados financeiros de forma fácil e rápida na área pública do nosso portal. Basta navegar pelos botões no menu superior da painel e selecionar mês e ano que quer consultar.
Para conferir a nova página, uma iniciativa inédita entre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, acesse o menu do portal e no item “Transparência”, clique em “Painel contábil”.
No Painel contábil, os participantes podem consultar também o balancete completo, da Petros e dos planos, no mesmo formato que enviamos para a Previc. Para tornar o entendimento mais fácil, publicamos relatórios com tabelas e gráficos dos indicadores mais importantes. Os dados estão atualizados até julho de 2024, com histórico dos últimos três anos. As informações são atualizadas mensalmente, até o fim do mês seguinte ao encerramento.
A tabela “Composição do patrimônio” oferece, entre outras informações, a posição do ativo total, que é a soma de todos os ativos, incluindo os investimentos; a provisão matemática, que representa os recursos necessários para cobrir os compromissos atuais e futuros; e o equilíbrio técnico, cálculo que indica se o patrimônio de cobertura é suficiente para arcar com os compromissos do plano.
O gráfico “Evolução do equilíbrio técnico” apresenta a variação das principais despesas e receitas que compõem o equilíbrio técnico do mês e ano selecionado, em relação ao encerramento do ano anterior. E em “Composição dos investimentos” é possível acompanhar os valores alocados em diferentes tipos de ativos. Vale destacar que a classificação utilizada pela contabilidade segue os padrões definidos pela Previc, sendo diferente da classificação do Painel de investimentos, que segue os padrões do Conselho Monetário Nacional.
O equilíbrio técnico apresentado no painel mostra o retrato do mês consultado, podendo ser positivo ou negativo. Isso, porém, não significa que o resultado será deficitário. O resultado financeiro final do exercício só será conhecido com o encerramento do ano. Além disso, a legislação determina que, para fins de equacionamento, as entidades devem calcular o equilíbrio técnico ajustado, ou ETA, considerando no balanço anual o ajuste de precificação, que representa os ganhos esperados futuros com os títulos públicos federais marcados na curva, que, no caso dos planos BDs, por exemplo, representam a maior parcela das carteiras, após a conclusão da imunização.
No lançamento, o Painel contábil oferece as informações dos planos do Sistema Petrobras (PPSP-R, PPSP-NR, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR Pré-70, PP-2 e PP-3). Em breve, serão incluídos dados de todos os planos que administramos.
Fonte: Petros, em 22.08.2024.