Transparência Ativa: construindo confiança, fortalecendo relações
A transparência é um dos nossos valores e um compromisso permanente da Petros. Sendo um dos pilares da boa governança, temos trabalhado bastante nesse tema, com avanços perceptíveis. Mas queremos fortalecer ainda mais essa frente estratégica. Por isso, hoje, estamos lançando a campanha Transparência Ativa, que trará uma série de novos conteúdos de interesse dos nossos participantes, com foco na gestão dos investimentos e governança da Fundação.
Uma das novidades é um painel dinâmico com dados da Ouvidoria, que acabamos de publicar aqui no Portal Petros. A ferramenta, de acesso intuitivo e linguagem didática, reúne indicadores desse importante canal para os nossos participantes. Além de ser uma boa prática, ao disponibilizar essas informações, a Petros reforça o compromisso com o contínuo aprimoramento dos serviços aos seus participantes. O Painel da Ouvidoria se junta a outras ações recentes de transparência e iniciativas que constam no nosso calendário de divulgações.
Confira abaixo as nossas iniciativas de transparência:
- Página dedicada ao orçamento e à gestão administrativa: reúne os principais números das receitas e das despesas da Fundação.
- Websérie de governança: vídeos no nosso canal do YouTube, que apresenta, de forma simples e didática, a estrutura e as práticas de governança da Fundação.
- Painel contábil: informações financeiras da Petros e dos planos em ambiente público e interativo.
- Prévia de rentabilidade: divulgação de uma prévia dos resultados da rentabilidade dos investimentos dos planos no dia 12 do mês subsequente ao fechamento.
- Relatórios de Atividades: antes publicados em ambiente restrito, passaram a ser divulgados em ambiente público, melhorando a experiência do usuário. O documento traz uma visão ampla sobre gestão dos investimentos, previdenciária e administrativa, e tem periodicidade trimestral.
- Relatório Anual GRI: elaboração do principal documento de prestação de contas da Fundação em total conformidade com as normas GRI (Global Report Initiative), o padrão mais utilizado no mundo para a prestação de contas e fortalecimento da transparência das informações.
- Canal de Notícias no WhatsApp: informações relevantes e de forma rápida aos nossos participantes. Em pouco tempo, o canal, o primeiro entre as entidades fechadas de previdência complementar, alcançou a marca de 14 mil seguidores.
O Transparência Ativa é um dos projetos do nosso Plano Estratégico 2025-2029, que coloca o participante no centro da gestão e norteia as nossas atividades frentes aos desafios futuros. Em breve, divulgaremos novos conteúdos sobre governança e gestão de investimentos.
Transparência ativa: Petros lança painel dinâmico com dados da Ouvidoria
Como parte das ações para o fortalecimento da transparência, a Petros lançou um painel dinâmico com dados da Ouvidoria, disponível aqui, no Portal Petros. A ferramenta, de acesso intuitivo e linguagem didática, reúne indicadores como o número de manifestações recebidas, o tempo médio de tratamento, os assuntos mais recorrentes, os canais de entrada, além do status das demandas. Além de ser uma boa prática, aos disponibilizar essas informações, a Petros reforça o compromisso com o contínuo aprimoramento dos serviços aos seus participantes.
O painel será atualizado mensalmente e permitirá consultar diferentes períodos. Basta usar os botões do menu superior para selecionar o mês e o ano desejados. Para acessar, entre na página da Ouvidoria e clique em Painel da Ouvidoria no menu de navegação.
O Painel da Ouvidoria é uma iniciativa do Transparência Ativa, um dos projetos do Plano Estratégico 2025-2029 que visa ampliar ainda mais as informações sobre a estrutura de governança e dos investimentos da Fundação.
Pioneirismo em Ouvidoria
Com 22 anos de existência, a Ouvidoria da Petros foi a primeira criada entre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Órgão independente, atua com autonomia, imparcialidade e confidencialidade no tratamento das manifestações, buscando soluções em parceria com as áreas de negócio da Fundação.
Entre suas frentes de atuação, estão a gestão de manifestações de segunda instância – demandas que não foram resolvidas no primeiro contato com o atendimento –, e o tratamento das denúncias registradas no Canal de Denúncia, serviço prestado por fornecedor externo especializado, assegurando imparcialidade e confidencialidade. Além disso, a Ouvidoria tem participação ativa em importantes colegiados: o Comitê de Ética, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação, e o Comitê de Diversidade & Inclusão da Petros, reforçando o nosso compromisso com as boas práticas de governança e de integridade.
Fonte: Petros, em 18.08.2025.