Marcelo Farinha se reúne com os presidentes do Conselho Deliberativo, Gustavo Dimitri, do Conselho Fiscal, Silvio Sinedino, e os diretores Marco Aurelio Viana (Seguridade), Gustavo Gazaneo (Investimentos) e João Marcelo Torres (Riscos, Finanças e Tecnologia)
Na última sexta-feira (1/8), Marcelo Farinha assumiu a Presidência da Petros, iniciando seu mandato à frente da Fundação, como já divulgamos. Inclusive, nesta segunda-feira, dia 4/8, se reuniu com os presidentes do Conselho Deliberativo, Gustavo Dimitri, do Conselho Fiscal, Silvio Sinedino, e os diretores Marco Aurelio Viana (Seguridade), Gustavo Gazaneo (Investimentos) e João Marcelo Torres (Riscos, Finanças e Tecnologia).
Neste início de gestão, também compartilhamos uma mensagem do executivo, dirigida aos participantes, empregados, conselheiros, patrocinadores, órgãos fiscalizadores e reguladores, entidades representativas e demais públicos estratégicos da Fundação. Na mensagem, Farinha destaca o compromisso com o futuro da Petros e prioridades deste novo ciclo que se inicia com a sua gestão.
"Senhoras e senhores conselheiros, membros dos comitês de assessoramento, patrocinadores, órgãos de supervisão, regulação e controle, entidades representativas, parceiros e, sobretudo, meus colegas de jornada, que fazem todas as engrenagens da casa se movimentarem, e nossos participantes – razão de ser desta entidade –, no dia primeiro de agosto, assumi, com honra, disposição e enorme orgulho, a presidência desta casa.
Com mais de 132 mil participantes e mais de R$ 143 bilhões em patrimônio, esta entidade, líder em multipatrocínio, carrega consigo não apenas ativos, reservas e projeções, mas, acima de tudo, esperanças, sonhos e o direito de cada participante à construção segura de seu futuro.
Desejo que, mais do que apenas um primeiro passo, hoje seja o início de um novo ciclo. Um ciclo a ser guiado pelos valores inegociáveis da Petros: integridade, credibilidade, respeito às pessoas e a sua diversidade, inovação e abertura a novas ideias e transparência.
Não podemos, no entanto, iniciar esta jornada sem reconhecer a dor que inquieta nossos participantes e patrocinadores: o equacionamento de déficit que aflige e mina a tranquilidade dos que depositaram em nossa entidade seu investimento presente e seu projeto futuro. Nosso compromisso é firme: trabalhar para uma solução com equilíbrio, diálogo, transparência e coragem para tomar as decisões necessárias.
Aos meus colegas de trabalho, um chamamento: não nos deixemos intimidar pela complexidade deste enorme desafio. Vamos, juntos, enfrentá-lo com coragem e senso de urgência, trabalhando com afinco para viabilizar soluções sustentáveis, justas e que restabeleçam a confiança na capacidade da Petros em responder às aspirações de nossos participantes.
Nosso trabalho será incansável para fortalecer a imagem institucional perante todos os nossos públicos de interesse. Faremos isso com ética, transparência, prestação de contas clara e resultados consistentes. Afinal, em previdência, reputação não é um detalhe: é a base sobre a qual se ergue a credibilidade de uma entidade.
Não nos esqueçamos que, em tempo de profundas transformações, a previdência complementar também precisa se reinventar. Devemos fazer da Petros uma entidade conectada com o futuro — digital, moderna, proativa e capaz de se comunicar com todos os públicos. Nosso plano é claro: implementar inovações tecnológicas que tragam eficiência operacional, reduzam riscos e melhorem a experiência do nosso participante, sem jamais perder o olhar humano que nos define e nos aproxima de nossos maiores valores.
Vamos encarar essa agenda com clareza e responsabilidade, ações firmes, metas claras e resultados mensuráveis, em respeito aos 55 anos de nossa história.
Trabalhemos com alma, razão e coragem, afinal, como sempre digo, nada resiste ao trabalho.
Muito obrigado pela confiança!"
Fonte: Petros, em 04.08.2025.