Buscar:

Notícias Petros, em 02.09.2025

Imprimir PDF
Voltar

Comitê de Seguridade tem novo membro externo

Eduardo Abrahão de Souza passa a integrar, a partir de hoje (1/9), o Comitê de Seguridade (Coseg) da Petros, indicado pelos conselheiros deliberativos de representação da patrocinadora, em substituição a José Roberto Kaschel Vieira, que encerrou sua participação no colegiado em 31 de agosto.

Economista com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Finanças, Gestão de Riscos e Previdência Complementar, Eduardo trabalha na Petrobras desde 2006, com foco na gestão de benefícios, análise regulatória e relacionamento com entidades de previdência. Participou de equipes técnicas em temas como política de investimentos, equacionamento de déficits e governança de planos, além de coordenar o desenvolvimento de metodologias aplicadas à gestão de riscos financeiros e conformidade contábil. Também foi conselheiro fiscal em empresas do Sistema Petrobras.

O novo membro do Coseg é mestre em Economia e possui MBAs em Finanças e Gestão Empresarial. Sua formação inclui treinamentos voltados à atuação como conselheiro, com ênfase em contabilidade previdenciária, cálculo atuarial, governança e integridade.

O Comitê de Seguridade tem papel estratégico ao assessorar o Conselho Deliberativo no acompanhamento do passivo atuarial e dos regulamentos dos planos, com base nas melhores práticas de mercado, contribuindo para a preservação da solvência e da perenidade da Fundação.

Confira aqui a mensagem de José Roberto Kaschel Vieira, que encerrou seu mandato como membro do Comitê de Seguridade. A Petros agradece sua contribuição para o aprimoramento da gestão previdenciária dos planos de benefícios e fortalecimento das práticas da Fundação.


Mensagem de José Roberto Kaschel Vieira

Após quatro anos como membro eleito do Conselho Deliberativo (2019–2023), tive a honra de assumir uma nova missão como integrante do Comitê de Seguridade de Assessoramento ao Conselho Deliberativo – COSEG. Aceitei essa responsabilidade com gratidão, especialmente por ter sido recomendado, à época, por unanimidade, pelos conselheiros indicados pela Patrocinadora e pelos Eleitos.

Passados 22 meses, é hora de encerrar mais esse ciclo na Petros. No entanto, não poderia fazê-lo sem antes agradecer a acolhida dos membros deste Comitê e, principalmente, a brilhante equipe da Diretoria de Seguridade – DISE: um grupo formado por profissionais altamente qualificados, dedicados e comprometidos com o futuro da nossa Petros.

Estendo também meus agradecimentos à prestativa e incansável equipe da Secretaria Executiva, com quem tive o prazer de conviver em boa parte do tempo em que atuei no Conselho Deliberativo.

Finalizo desejando sucesso a todos. O sucesso de cada um será, sem dúvida, o sucesso da nossa Petros.

Um forte abraço.

Fonte: Petros, em 02.09.2025.