Buscar:

Notícias IESS, em 15.02.2024

Imprimir PDF
Voltar

Onde estamos na questão dos dados em relação à Inteligência Artificial na saúde?

No dia 5 de dezembro, durante o 13° Prêmio IESS, realizamos o Painel de Debate: O uso da Inteligência Artificial no Sistema de Saúde.

O evento reuniu especialistas que trouxeram importantes contribuições sobre o tema. Abordamos as tecnologias disponíveis que podem ser utilizadas no combate às fraudes, na aplicabilidade preditiva, na gestão assistencial, bem como no apoio a diagnósticos. Além disso, debatemos sobre os efeitos da IA nas relações entre operadoras e prestadores, responsabilização, regulação e muito mais.

Confira, no vídeo, um trecho do debate, em que José Cechin, superintendente executivo do IESS, faz um questionamento importante sobre sobre os dados e as tecnologias disponíveis.

O evento foi transmitido ao vivo aqui e está disponível aqui em nosso canal, assista aqui.

Quer saber mais sobre o Prêmio IESS, confira nossa playlist exclusiva do evento este ano aqui.


Consultas com psiquiatras aumentam na saúde suplementar

Recentemente, disponibilizamos uma análise de dados assistenciais da saúde suplementar com foco no tema saúde mental. O estudo especial do IESS utilizou como base o Mapa Assistencial da Saúde Suplementar 2023, publicado pela ANS, e aponta uma evolução crescente da busca por serviços de saúde mental entre os beneficiários de planos de saúde.

Um dos destaques do levantamento é o aumento das consultas com psiquiatras entre 2019 e 2022. No período analisado, houve um crescimento de 4,5% desses procedimentos no setor. No primeiro ano da análise, o registro foi de 5,4 milhões de consultas, já em 2022, o número foi de 5,6 milhões.

O estudo aponta ainda uma variação negativa de 11,5%, nos dois primeiros anos da análise (2019 e 2020), início da pandemia de Covid-19. Já entre 2020 e 2021, os procedimentos aumentaram 11,7%, e no período seguinte de 2021 a 2022, 5,6%.

É importante ressaltar que, no período analisado, houve aumento de 5,7 % no número de beneficiários médico-hospitalares. O número de vínculos passou de 47 milhões para 49,7 milhões. A análise do IESS chama atenção ainda para o possível impacto da pandemia no setor. O cenário pode ter influenciado o comportamento dos beneficiários, resultando em uma redução temporária na procura por consultas não essenciais no período.

Baixe o estudo gratuitamente aqui.

Fonte: IESS, em 15.02.2024.