Buscar:

Notícias IESS, em 13.10.2022

Imprimir PDF
Voltar

“Prêmio IESS: Por que se inscrever?” é tema de novo episódio do IESSCast

Nesta terça-feira, 11 de outubro, o IESS inicia um novo tema dentro da 3ª temporada do IESSCast. O episódio inédito apresenta informações e detalhes importantes sobre o Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar.

Apresentado por Larissa Haack, assessora de comunicação do IESS, o programa destaca a importância e o processo de avaliação dos trabalhos da mais importante premiação acadêmica do setor. Além disso, revela depoimentos de vencedores de edições anteriores, que contam como a premiação ajudou em suas carreiras.

Este é o 5º episódio da nova temporada e o 1º de uma série que abordará como tema central o Prêmio IESS.

Todos os programas estão disponíveis nas principais plataformas de áudio bem como no Youtube do IESS. Com novos episódios todas as terças e sextas-feiras, a 3ª temporada do IESSCast traz temas voltados para o aprendizado, domínio de conceitos e outras informações geradas pelo IESS para ajudar os interessados em saúde suplementar. O objetivo é criar referências para apoiar a todos envolvidos: beneficiários interessados em entender como funciona o sistema dos planos de saúde, profissionais do segmento, pesquisadores e todos aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos nessa cadeia de valor.

Clique aqui para ouvir o episódio sobre o Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar.


Prêmio IESS: conheça um dos trabalhos vencedores na categoria Promoção da Saúde

Os chamados fármacos antineoplásicos são medicamentos quimioterápicos normalmente utilizados no tratamento de algumas patologias, entre elas o câncer. O assunto foi abordado no projeto que conquistou o segundo lugar na edição de 2021 do Prêmio IESS na categoria Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão de Saúde. O trabalho do Hospital Sírio-Libanês fez uma análise para qualificar a “Qualidade metodológica das avaliações econômicas de antineoplásicos submetidas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na atualização do rol 2020”.

Realizado em grupo pelos pesquisadores Ângela Maria Bagattini, Daniela Vianna Pachito, Rafael Leite Pacheco, Aline Rocha e Rachel Riera, o projeto mostrou como os estudos de avaliação econômica são fundamentais no processo decisório de incorporação de tecnologias na saúde suplementar. Isso porque as neoplasias contribuem substancialmente com os custos nos sistemas de saúde de todo o mundo. Estima-se que, em 2018, tenham ocorrido 18,1 milhões de casos de câncer e até 9,5 milhões de óbitos por conta da doença.

A pesquisa apontou também que, no Brasil, 75% dos óbitos são relacionados a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas, as neoplasias. Dessa forma, há um grande desafio a ser superado: a inserção de medicamentos efetivos e seguros, mas que se encaixem no orçamento disponível. Acesse a íntegra do estudo para mais detalhes.

Vale lembrar que as inscrições para o 12º Prêmio IESS seguem abertas até 16 de outubro. Podem ser inscritos artigos científicos (publicados ou com aceite para publicação) e trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado) nas áreas de Economia, Direito e Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde, todos com foco na suplementar.


Cadeia da saúde fecha junho com saldo positivo de empregos

O número de empregos na cadeia produtiva da saúde brasileira vem acompanhando a economia geral e segue com tendência de alta. Em junho deste ano, encerrou com registro de saldo positivo de 9.043 vagas no setor. Isso significa que, durante o mês, mais colaboradores foram admitidos do que desligados no País.

O dado positivo na saúde é puxado pelo setor privado, que contratou mais no período e chegou ao fim do mês com saldo de 17.040 empregos. O setor público, por outro lado, desligou mais do que contratou, resultando em um saldo negativo de 7.997 postos de trabalho. Para fins de comparação, no mesmo período, o saldo total da economia foi 277.944 mil.

As informações são do Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde nº 60, do IESS. O estudo periódico considera os setores público, privado e empregos diretos e indiretos.

Para acessar o estudo do IESS, na integra, clique aqui.

Fonte: IESS, em 13.10.2022.