Em debate eleitoral, chapas candidatas às Eleições Funpresp 2025 debatem ideias e propostas ao vivo
Das cinco chapas, três participaram do encontro que ocorreu na sede da Funpresp, em Brasília-DF
Na tarde desta quinta-feira (28), a Funpresp deu um passo importante rumo a um processo eleitoral democrático, igualitário e transparente. A entidade reuniu as chapas candidatas aos Conselhos Deliberativo e Fiscal nas Eleições 2025 para um debate de ideias e propostas para o futuro da Fundação. O encontro ocorreu no auditório da Funpresp, em Brasília-DF, e foi transmitido ao vivo no canal da Funpresp no YouTube, com acessibilidade em Libras.
Participaram do debate a Chapa 3 – Experiência e Compromisso, a Chapa 4 – Construindo um futuro seguro e a Chapa 6 – Governança e Participação. As Chapas 7 – Ação e Transparência e 8 – Raízes públicas, futuro sustentável não participaram.
O debate foi composto por sete blocos. Nos cinco primeiros, as chapas responderam a perguntas enviadas previamente pelos participantes sobre temas predefinidos. No sexto bloco, as chapas puderam fazer perguntas entre si com tema livre, com direito a comentário, réplica e tréplica. Já no sétimo e último bloco, as chapas fizeram suas considerações finais. A dinâmica permitiu um debate de ideias de forma aprofundada e direta.
“O debate agrega muito em termos de ideia, em termos de conhecimento do participante sobre o funcionamento da Fundação. Foi muito educativo e eu diria que o participante que acompanhar o debate vai ter muito a aprender, vai entender muito mais sobre como funciona. Digo que o nível dos candidatos é muito alto, foi muito respeitoso, todos muito educados; então acho que o participante vai ter muito a ganhar assistindo ao debate”, contou Carlos Firmino, da Chapa 3.
“Acho que esse espaço foi muito bacana. A Funpresp está de parabéns por oportunizar um processo eleitoral transparente, efetivo e que deu voz a todo mundo. O debate foi um sucesso. Foi respeitoso. As pessoas puderam trocar ideias, debater, divergir com respeito. Então, acho que para nós foi um sucesso. A gente conta com o voto de todo mundo, que é uma renovação com responsabilidade, com técnica, altamente qualificado”, destacou Lyvan Bispo, da Chapa 4.
“O debate foi importante. Nossa chapa é uma chapa que tem pessoas que acumulam uma longa experiência. Vinte anos na área previdenciária, de investimentos. Então, foi o momento que nós tivemos de apresentar essa gama de conhecimentos acumulados que vai permitir uma atuação mais técnica, responsável e responsiva às demandas. E todos esperam que a Funpresp invista bem seus recursos e garanta o futuro previdenciário”, apontou Rudinei Marques, da Chapa 6.
O prazo de votação nas Eleições Funpresp 2025 vai do dia 1º a 10 de setembro. O voto é individual, secreto e deve ser registrado pela Sala do Participante. Neste ano, os participantes escolherão seus representantes para o Conselho Deliberativo, para o Conselho Fiscal e para o Comitê de Assessoramento Técnico do plano ao qual estão vinculados. Ao todo, o pleito renovará 12 vagas nos órgãos colegiados da Fundação.
Aos participantes e servidores públicos que não acompanharam o debate ao vivo, a transmissão está disponível no canal da Funpresp no YouTube. Caso ainda não tenha decidido pelo seu voto, você pode conhecer as chapas e suas propostas por meio do debate e, também, pela página especial que reúne informações sobre as Eleições Funpresp 2025. Você pode também receber atualizações importantes sobre as eleições no seu celular participando do grupo de WhatsApp.
Saiba como votar nas Eleições Funpresp 2025
Votação ocorre de 1º a 10 de setembro pela Sala do Participante. Eleições definem representantes que terão papel estratégico na governança da Fundação.
A Funpresp realizará, entre os dias 1º e 10 de setembro de 2025, a votação das Eleições Funpresp 2025. Será o momento para a escolha dos representantes dos participantes e assistidos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e nos Comitês de Assessoramento Técnico dos Planos ExecPrev e LegisPrev. O pleito é uma oportunidade para que todos os eleitores da Fundação contribuam diretamente com a gestão e os rumos da previdência complementar dos servidores públicos federais.
O período de votação será de 1º de setembro de 2025, às 9h, até o dia 10 de setembro de 2025, às 17h. A votação será feita de forma eletrônica, por meio da Sala do Participante, acessada pelo endereço: http://participante.funpresp.com.br ou pelo aplicativo da Fundação nos celulares. Ao acessar o ambiente, o eleitor encontrará o botão “Eleições”, que direcionará para a tela de votação. O sistema foi desenvolvido para garantir sigilo, segurança e confiabilidade, conforme prevê o regulamento eleitoral aprovado pelo Conselho Deliberativo.
O acesso à votação será individual, mediante login e senha já utilizados para acessar a Sala do Participante. Vale lembrar que, para entrar na Sala, é necessário ter o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) ativado. Caso ainda não tenha feito a ativação, clique aqui para conferir o passo a passo. O MFA é uma camada extra de segurança que protege contra golpes, como o phishing, e garante mais tranquilidade ao participante, mesmo que sua senha seja descoberta.
Quem pode votar
Estão habilitados a votar todos os participantes ativos e assistidos dos planos de benefícios administrados pela Funpresp – ExecPrev e LegisPrev – que estiverem ativos no plano até seis meses antes da data prevista para o início do período de votação e mantiverem essa condição durante todo o este período, conforme estabelecido no Regulamento Eleitoral.
Conheça as chapas
Os eleitores podem conhecer em detalhes os integrantes, programas de trabalho e propostas das chapas participantes das Eleições Funpresp 2025. O material foi enviado diretamente pelas candidaturas e pode ser acessado aqui: https://www.funpresp.com.br/eleicoes2025. Outra forma de conhecer melhor as candidaturas é assistir ao debate promovido pela Funpresp no dia 28 de agosto, com a participação de representantes das chapas que concorrem a vagas nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. A gravação está disponível no canal oficial da Fundação no YouTube. Confira também abaixo:
Palestra sobre Ética e Integridade abre Mês da Integridade na Funpresp
Evento reuniu 122 colaboradores em reflexão sobre conduta empresarial responsável e desafios do compliance
Nessa terça-feira (26/08), a Funpresp iniciou as atividades da 4ª edição do Mês da Integridade, iniciativa que reforça a cultura da ética, da proteção de dados, do gerenciamento de riscos e da segurança da informação dentro da instituição. A abertura ocorreu com a palestra do diretor de Compliance da BRF, Reynaldo Goto, sobre Ética e Integridade. O encontro foi realizado de maneira online e reuniu 122 colaboradores em um momento de reflexão e aprendizado sobre valores num contexto corporativo.
Goto trouxe à conversa temas como conduta empresarial responsável, regulamentação em diferentes países, sanções a entidades privadas e leis anticorrupção. Ele também conduziu uma discussão sobre o acesso à informação, seu domínio e a ausência de fiscalização sobre utilização indevida de dados. Destacou: “Ser íntegro não é apenas fazer o certo quando todos estão observando, mas tomar a decisão correta mesmo quando todos irão observar e criticar de alguma forma”. O mês da Integridade é uma iniciativa da Fundação que, em 2025, está em sua 4ª Edição. O evento conta com quatro palestras semanais ligadas à temática. Os temas das próximas palestras são: Proteção de Dados Pessoais (4/9), Gestão de Riscos (11/9) e Segurança da Informação (18/9).
Fonte: Funpresp, em 29.08.2025.