Buscar:

Notícias Funpresp, em 16.07.2025

Imprimir PDF
Voltar

Funpresp recebe servidores de Moçambique em missão técnica

Participação da Funpresp foi requisitada pela Faculdade Anasps e reforça seu papel como referência em boas práticas na previdência complementar

A Funpresp recebeu, na última sexta-feira (11/7), a visita institucional de servidores do Instituto Nacional de Segurança Social de Moçambique, que estavam no Brasil em missão de capacitação técnica promovida pela Faculdade Anasps, mantida pela Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social.

Os profissionais – atuários e estatísticos – integram a turma do curso “Avaliação Atuarial em Regimes de Segurança Social: Da Teoria à Prática com Foco no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Moçambique”, realizado em Brasília, com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento dos regimes previdenciários brasileiros e coletar insumos para o aprimoramento do sistema de previdência social em seu país.

A visita à Funpresp teve como foco a previdência complementar no Brasil, em especial à oferecida ao servidor público federal, bem como as boas práticas adotadas pela Fundação. O grupo foi recebido pelo diretor-presidente, Cícero Dias, pela diretora de Seguridade, Regina Dias, e pelo gerente de Benefícios e Institutos, João Luiz Medeiros.

Durante o encontro, os representantes da Funpresp apresentaram a evolução da previdência do servidor público no Brasil, a conceituação e o histórico da previdência complementar no país, o modelo de governança e a estrutura do plano de benefícios da Fundação, entre outros assuntos. “A troca de experiências com outras entidades de previdência, inclusive internacionais, reforçam a função social da Fundação, promovem uma reflexão evolutiva acerca dos regimes de previdência e amadurecem a gestão na previdência complementar. É uma satisfação e honra para a Funpresp receber a delegação de Moçambique e contribuir com a formação promovida pela Faculdade Anasps”, salienta Cícero Dias.


Funpresp divulga chapas homologadas provisoriamente para as Eleições 2025

Divulgação da homologação definitiva está prevista para o dia 31 de julho

A Comissão Eleitoral da Funpresp divulga, nesta terça-feira (15/7), a lista das chapas homologadas provisoriamente para as Eleições 2025. Conforme previsto no calendário eleitoral, esta etapa ocorre após a análise da documentação apresentada no momento da inscrição.

As oito chapas homologadas provisoriamente são as mesmas que solicitaram inscrição até o encerramento do prazo, no dia 4 de julho. Ao todo, são cinco chapas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, duas para o Comitê Técnico ExecPrev e uma para o Comitê Técnico LegisPrev.

O processo segue agora para a fase de impugnações, conforme previsto no Regulamento Eleitoral (clique aqui para acessar). A homologação definitiva está prevista para o dia 31 de julho. Veja abaixo a lista de chapas homologadas provisoriamente:

CHAPA Nº

NOME CHAPA

COLEGIADO

CARGO PRETENDIDO

NOME DO CANDIDATO

1

PARTICIPAÇÃO, COMPROMISSO EFUTURO

CAE

CAE TITULAR 1

Carina Gaelzer Silva Torres

CAE SUPLENTE 1

Bruno Marques Ribeiro

CAE TITULAR 2

Eduardo Guilherme Reiner

CAE SUPLENTE 2

Marcelo Simões Dos Reis

2

EXPERIÊNCIA, COMPROMISSO E UNIÃO

CAL

CAL TITULAR 1

Regis Soares Machado

CAL SUPLENTE 1

Andrei Ramos Porto

CAL TITULAR 2

Diézica Vargas

CAL SUPLENTE 2

Guilherme Marques Veroneze

3

EXPERIÊNCIA E COMPROMISSO

CD-CF

CD TITULAR 1

Carlos Henrique Firmino De Oliveira

CD SUPLENTE 1

Carina Bellini Cancella

CF TITULAR 1

Marcelo Coelho De Sá

CF SUPLENTE 1

Mayla Cristina Costa Maroni Saraiva

4

CONSTRUINDO UM FUTURO SEGURO

CD-CF

CD TITULAR 1

Lyvan Bispo Dos Santos

CD SUPLENTE 1

Jônitas Matos Dos Santos Duarte

CF TITULAR 1

Pedro Henrique De Morais Campetti

CF SUPLENTE 1

Karla Luisa Costa Sabino

5

OLHAR TÉCNICO, GESTÃO ÉTICA

CAE

CAE TITULAR 1

Sandro De Azambuja

CAE SUPLENTE 1

Erick Magalhães Santos

CAE TITULAR 2

Tiago Lucas De Oliveira Aguiar

CAE SUPLENTE 2

Jean Pedrazza Reiche

6

GOVERNANÇA E PARTICIPAÇÃO

CD-CF

CD TITULAR 1

Tiago Nunes De Freitas Dahdah

CD SUPLENTE 1

Gabriela Melo Figueiredo

CF TITULAR 1

Rudinei Dos Santos Marques

CF SUPLENTE 1

Sérgio César De Paula Cardoso

7

AÇÃO E TRANSPARÊNCIA

CD-CF

CD TITULAR 1

Rodrigo Batista De Paula

CD SUPLENTE 1

Rubens Soares Leite

CF TITULAR 1

Claudio Hicks De Lima Vieira

CF SUPLENTE 1

Arnoldo Daher de Almeida Junqueira

8

RAÍZES PÚBLICAS, FUTURO SUSTENTÁVEL

CD-CF

CD TITULAR 1

Guilherme André Jappe

CD SUPLENTE 1

Ricardo Sugai de Castro Andrade

CF TITULAR 1

William de Sousa Dias

CF SUPLENTE 1

Rodrigo Luiz Costa Cavalcanti

As eleições renovarão representantes para os seguintes órgãos:

• Conselho Deliberativo (1 titular e 1 suplente);
• Conselho Fiscal (1 titular e 1 suplente);
• Comitê de Assessoramento Técnico ExecPrev (2 titulares e 2 suplentes);
• Comitê de Assessoramento Técnico LegisPrev (2 titulares e 2 suplentes).

Acompanhe o andamento do processo e confira todas as datas importantes no calendário eleitoral: clique aqui para acessar o calendário completo das eleições.

Fonte: Funpresp, em 16.07.2025.