Funpresp recebe servidores de Moçambique em missão técnica
Participação da Funpresp foi requisitada pela Faculdade Anasps e reforça seu papel como referência em boas práticas na previdência complementar
A Funpresp recebeu, na última sexta-feira (11/7), a visita institucional de servidores do Instituto Nacional de Segurança Social de Moçambique, que estavam no Brasil em missão de capacitação técnica promovida pela Faculdade Anasps, mantida pela Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social.
Os profissionais – atuários e estatísticos – integram a turma do curso “Avaliação Atuarial em Regimes de Segurança Social: Da Teoria à Prática com Foco no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Moçambique”, realizado em Brasília, com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento dos regimes previdenciários brasileiros e coletar insumos para o aprimoramento do sistema de previdência social em seu país.
A visita à Funpresp teve como foco a previdência complementar no Brasil, em especial à oferecida ao servidor público federal, bem como as boas práticas adotadas pela Fundação. O grupo foi recebido pelo diretor-presidente, Cícero Dias, pela diretora de Seguridade, Regina Dias, e pelo gerente de Benefícios e Institutos, João Luiz Medeiros.
Durante o encontro, os representantes da Funpresp apresentaram a evolução da previdência do servidor público no Brasil, a conceituação e o histórico da previdência complementar no país, o modelo de governança e a estrutura do plano de benefícios da Fundação, entre outros assuntos. “A troca de experiências com outras entidades de previdência, inclusive internacionais, reforçam a função social da Fundação, promovem uma reflexão evolutiva acerca dos regimes de previdência e amadurecem a gestão na previdência complementar. É uma satisfação e honra para a Funpresp receber a delegação de Moçambique e contribuir com a formação promovida pela Faculdade Anasps”, salienta Cícero Dias.
Funpresp divulga chapas homologadas provisoriamente para as Eleições 2025
Divulgação da homologação definitiva está prevista para o dia 31 de julho
A Comissão Eleitoral da Funpresp divulga, nesta terça-feira (15/7), a lista das chapas homologadas provisoriamente para as Eleições 2025. Conforme previsto no calendário eleitoral, esta etapa ocorre após a análise da documentação apresentada no momento da inscrição.
As oito chapas homologadas provisoriamente são as mesmas que solicitaram inscrição até o encerramento do prazo, no dia 4 de julho. Ao todo, são cinco chapas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, duas para o Comitê Técnico ExecPrev e uma para o Comitê Técnico LegisPrev.
O processo segue agora para a fase de impugnações, conforme previsto no Regulamento Eleitoral (clique aqui para acessar). A homologação definitiva está prevista para o dia 31 de julho. Veja abaixo a lista de chapas homologadas provisoriamente:
CHAPA Nº |
NOME CHAPA |
COLEGIADO |
CARGO PRETENDIDO |
NOME DO CANDIDATO |
1 |
PARTICIPAÇÃO, COMPROMISSO EFUTURO |
CAE |
CAE TITULAR 1 |
Carina Gaelzer Silva Torres |
CAE SUPLENTE 1 |
Bruno Marques Ribeiro |
|||
CAE TITULAR 2 |
Eduardo Guilherme Reiner |
|||
CAE SUPLENTE 2 |
Marcelo Simões Dos Reis |
|||
2 |
EXPERIÊNCIA, COMPROMISSO E UNIÃO |
CAL |
CAL TITULAR 1 |
Regis Soares Machado |
CAL SUPLENTE 1 |
Andrei Ramos Porto |
|||
CAL TITULAR 2 |
Diézica Vargas |
|||
CAL SUPLENTE 2 |
Guilherme Marques Veroneze |
|||
3 |
EXPERIÊNCIA E COMPROMISSO |
CD-CF |
CD TITULAR 1 |
Carlos Henrique Firmino De Oliveira |
CD SUPLENTE 1 |
Carina Bellini Cancella |
|||
CF TITULAR 1 |
Marcelo Coelho De Sá |
|||
CF SUPLENTE 1 |
Mayla Cristina Costa Maroni Saraiva |
|||
4 |
CONSTRUINDO UM FUTURO SEGURO |
CD-CF |
CD TITULAR 1 |
Lyvan Bispo Dos Santos |
CD SUPLENTE 1 |
Jônitas Matos Dos Santos Duarte |
|||
CF TITULAR 1 |
Pedro Henrique De Morais Campetti |
|||
CF SUPLENTE 1 |
Karla Luisa Costa Sabino |
|||
5 |
OLHAR TÉCNICO, GESTÃO ÉTICA |
CAE |
CAE TITULAR 1 |
Sandro De Azambuja |
CAE SUPLENTE 1 |
Erick Magalhães Santos |
|||
CAE TITULAR 2 |
Tiago Lucas De Oliveira Aguiar |
|||
CAE SUPLENTE 2 |
Jean Pedrazza Reiche |
|||
6 |
GOVERNANÇA E PARTICIPAÇÃO |
CD-CF |
CD TITULAR 1 |
Tiago Nunes De Freitas Dahdah |
CD SUPLENTE 1 |
Gabriela Melo Figueiredo |
|||
CF TITULAR 1 |
Rudinei Dos Santos Marques |
|||
CF SUPLENTE 1 |
Sérgio César De Paula Cardoso |
|||
7 |
AÇÃO E TRANSPARÊNCIA |
CD-CF |
CD TITULAR 1 |
Rodrigo Batista De Paula |
CD SUPLENTE 1 |
Rubens Soares Leite |
|||
CF TITULAR 1 |
Claudio Hicks De Lima Vieira |
|||
CF SUPLENTE 1 |
Arnoldo Daher de Almeida Junqueira |
|||
8 |
RAÍZES PÚBLICAS, FUTURO SUSTENTÁVEL |
CD-CF |
CD TITULAR 1 |
Guilherme André Jappe |
CD SUPLENTE 1 |
Ricardo Sugai de Castro Andrade |
|||
CF TITULAR 1 |
William de Sousa Dias |
|||
CF SUPLENTE 1 |
Rodrigo Luiz Costa Cavalcanti |
As eleições renovarão representantes para os seguintes órgãos:
Acompanhe o andamento do processo e confira todas as datas importantes no calendário eleitoral: clique aqui para acessar o calendário completo das eleições.
Fonte: Funpresp, em 16.07.2025.