Buscar:

Notícias Funpresp, em 14.05.2025

Imprimir PDF
Voltar

Publicado resultado final do concurso da Funpresp-Exe

Candidatos podem conferir edital publicado no Diário Oficial

Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 14 de maio, o resultado final do concurso da Funpresp-Exe. Clique aqui para acessar.

De acordo com o diretor de Administração da Fundação, Cleiton dos Santos Araújo, nas próximas semanas, os candidatos devem ficar atentos porque a Funpresp-Exe adotará as providências necessárias para iniciar as convocações. “Estimamos que o início dos trabalhos deva ocorrer no segundo semestre deste ano”, informa.

O concurso oferece 13 vagas no total, sendo nove de ampla concorrência, três reservadas para candidatos que se enquadrem em cotas e uma para pessoa com deficiência. Além disso, será formado um cadastro de reserva com o objetivo de atender às necessidades de reposição da Funpresp. O certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da fundação. Todas as vagas são destinadas ao cargo de Analista de Previdência Complementar. Os candidatos aprovados atuarão em uma das 11 áreas especificadas no edital, quais sejam: Administração e Planejamento; Governança, Auditoria, Controle e Conformidade; Previdência; Comercial, Marketing e Comunicação Social; Gestão de Investimentos e Riscos de Investimentos; Jurídica; Atuária; Estatística, Ciência de Dados e Inovação; Sistemas e Governança de Tecnologia da Informação; Infraestrutura e Cibersegurança; e Contabilidade.


Funpresp conecta estudantes da UnB a temas como finanças e previdência na Semana ENEF

Palestras e ações marcam a participação da Fundação na 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira

A Funpresp esteve na Universidade de Brasília (UnB), nesta terça-feira (13), para um bate-papo com mais de 170 estudantes universitários. Com o tema “Finanças e previdência para jovens”, a palestra faz parte da 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana ENEF, iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), do Ministério da Previdência. As atividades começaram na última segunda, 12 de maio, e vão até o dia 18 de maio.

O objetivo da Semana é levar conhecimento para que as pessoas façam escolhas mais conscientes em relação ao uso do dinheiro e ao planejamento para o futuro. Mediada pela Prof. Diana Vaz de Lima, do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, a palestra na UnB contou com a participação de Yuri Santos, coordenador de Estatística e Informações Previdenciárias da Funpresp, e Alessandra Casamayor, contadora e especialista CFP da Rio Claro Investimentos.

No encontro, os universitários puderam conhecer os desafios da previdência no Brasil e a importância de começar a pensar desde cedo na segurança financeira para as próximas fases da vida. O momento também foi uma oportunidade para tirar dúvidas e entender a importância dos mecanismos de investimentos disponíveis no Brasil para complementar a renda futura, proteger o padrão de vida e garantir maior autonomia financeira na aposentadoria.

Atento à palestra e ao lado da colega de curso Bárbara Barbiero, o estudante de Ciências Contábeis, de 34 anos, Jonathan Bastos, comentou sobre a importância de levar educação financeira e previdenciária para os jovens. Para ele, o peso da linguagem técnica do mundo das finanças acaba afastando o público da temática. “O desafio é como se comunicar com esse jovem, de forma que ele possa compreender com mais facilidade”, disse.

“Os jovens não estão muito ligados nesses assuntos. Normalmente se vive o presente e não se pensa no futuro. Estão, esta palestra ajuda a gente a ter uma compreensão sobre o longo prazo. Até porque a previdência não é uma coisa para amanhã ou daqui a um ano. É uma questão de longo prazo. E se a gente não correr atrás disso hoje, quando chegar o momento de precisar, não vai ter”, completou Jonathan.

Já Bárbara Barbiero, de 32 anos, também aluna de Ciências Contábeis, chamou a atenção para o futuro e citou a previdência complementar como uma alternativa para manter o estilo de vida na aposentadoria. Ela destacou que, além da aposentadoria pública, é fundamental buscar outras formas de garantir renda extra. “Então, é muito importante você botar tudo no papel e decidir o que é melhor para você”, contou.

“Se você não tiver uma previdência complementar hoje, você vai ter que mudar o seu estilo de vida no futuro para poder viver com menos. Então, precisa analisar, colocar na balança o que você quer e se planejar para o futuro. Porque se você não faz a previdência complementar, você vai ter que se planejar para ter um estilo de vida de acordo com o valor que você vai receber da previdência do estado”, alertou.

Também estiveram presentes na UnB o diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Narlon Gutierre Nogueira, o diretor-presidente da Funpresp, Cícero Dias, e a diretora de Seguridade da Funpresp, Regina Dias.

Live destaca comportamento previdenciário dos jovens

A participação da Funpresp na Semana ENEF começou na última segunda-feira (12), com a live “De dependente a previdente”, transmitida pelo canal da Fundação no YouTube. O bate-papo foi mediado pela diretora de Seguridade da Funpresp-Exe, Regina Dias, e contou com a participação de Dafne Amaral, que apresentou um projeto voltado à educação previdenciária para jovens na UnB.

Durante a live, Dafne destacou dados preocupantes sobre o comportamento financeiro da população brasileira. Segundo ela, o percentual de brasileiros acima de 15 anos que consegue guardar algum dinheiro para o futuro é menor do que o de países com renda semelhante ao Brasil. A conversa trouxe reflexões sobre a importância de desenvolver uma cultura previdenciária desde cedo, estimulando escolhas mais conscientes e seguras ao longo da vida profissional.

A live completa está disponível no YouTube da Funpresp.

Mais Funpresp na Semana ENEF

A participação da Funpresp na Semana ENEF continua no próximo sábado, 17 de maio, quando o gerente de Análise, Planejamento e Pesquisa da Fundação, Fabiano Soares dos Santos, participa de uma ação social promovida pela Planejar, Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. Dessa vez, o público será formado por trabalhadores informais e pequenos empreendedores de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal.

Com o tema “Seu futuro começa com escolhas inteligentes”, uma palestra irá abordar a importância do planejamento financeiro e previdenciário, mostrando como atitudes simples podem fazer a diferença na conquista da segurança financeira. Após a palestra, haverá atendimento individualizado gratuito em clínicas financeiras, com orientações práticas para quem quiser dar o primeiro passo em direção a uma vida financeira mais equilibrada.

Fonte: Funpresp, em 14.05.2025.