Funpresp abre processo seletivo para Coordenador de Compliance
Inscrições podem ser feitas até 19 de maio, às 23h. Seleção inclui análise curricular e avaliação comportamental e técnica.
A Funpresp-Exe abriu, na última terça-feira (6/5), as inscrições para o processo seletivo para o cargo de coordenador de Compliance. A remuneração é de R$ 20.347,00 mensais, além de benefícios. O cargo exige formação superior em Administração, Economia, Contabilidade, Estatística, Direito, Sistemas de Informação ou áreas afins. É desejável especialização e certificados nas áreas de compliance, gestão de processos, gestão de riscos ou controles internos.
Entre as exigências para ocupar a vaga, estão a experiência comprovada em compliance, o perfil técnico e estratégico combinado ao conhecimento da legislação aplicável à área e capacidade analítica para avaliar normas e seus impactos regulatórios. O profissional deverá ser capaz de se comunicar de forma clara e assertiva a fim de realizar interlocução com órgãos de controle externo e fiscalizador, bem com a alta direção, superiores etc.
Considera-se um diferencial, a experiência em previdência complementar e o conhecimento em legislação aplicável às entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) e em ferramentas de acompanhamento de indicadores ou controle estatístico.
O profissional selecionado será responsável por monitorar e avaliar as obrigações legais e próprias da Fundação e acompanhar a publicação de legislação aplicável às EFPCs e promover interlocução com as unidades organizacionais. Entre outras atribuições do cargo, encontram-se ainda comunicar novas publicações de leis e normas aos gestores dos processos e, em conjunto com as unidades organizacionais correlacionadas, avaliar os impactos e as medidas tempestivas a serem tomadas.
A seleção compreenderá algumas etapas, como análise curricular e avaliação comportamental e técnica. As atividades serão exercidas na sede da Funpresp-Exe, em Brasília-DF, com possibilidade de adesão ao regime de teletrabalho após seis meses de ingresso, mediante aprovação da chefia imediata.
Para se candidatar, é necessário atender aos requisitos especificados no Edital nº 02/2025, disponível no site da Funpresp-Exe (clique aqui para acessar). A Fundação reforça seu compromisso com a diversidade, incentivando a participação de profissionais de diferentes experiências, identidades e contextos.
Inscrição
Os interessados devem enviar o currículo atualizado até o dia 19 de maio de 2025, às 23h, por meio do formulário eletrônico (para acessar clique aqui), anexando o currículo atualizado com as informações solicitadas no edital para atender aos critérios de elegibilidade na triagem curricular. Apenas currículos enviados pelo formulário e dentro do prazo serão considerados na triagem. Mais informações podem ser consultadas no Edital nº 2/2025, disponível no site da Funpresp. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail psg.gepes@funpresp.com.br.
Instituições de educação e Ministérios recebem especialistas da Funpresp durante o mês de abril
Encontros reforçam o compromisso da Fundação com a orientação previdenciária dos servidores públicos federais
Com o propósito de promover a educação financeira e previdenciária aos servidores públicos federais, a Funpresp encerrou mais um mês cumprindo sua missão. Em abril, quase 900 pessoas, entre gestores públicos e servidores, participaram das ações da Fundação. As atividades incluíram palestras, treinamentos e encontros presenciais e online em diversas regiões do país.
O destaque do mês foi mais uma edição do Conecta Gente, encontro promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que teve a participação expressiva de 740 gestores de pessoas. Na ocasião, os especialistas da Funpresp lembraram da possibilidade de alteração do percentual de contribuição e do do salário de participação, permitidos pelo Regulamento no mês de abril.
Além disso, a Fundação marcou presença em nove instituições públicas de ensino e pesquisa. Destaque para as universidades e os institutos federais: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A iniciativa também contemplou o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA/MG) e o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA-MCTI). Ao todo, 124 servidores públicos participaram. Durante as palestras, os representantes da Funpresp apresentaram as vantagens da adesão aos planos ExecPrev e LegisPrev. Eles também explicaram como potencializar a aposentadoria por meio de contribuições voluntárias.
“A nossa presença nos órgãos e eventos é fundamental para fortalecer o vínculo com os servidores e participantes. Mais do que oferecer informações, buscamos incentivar uma reflexão sobre o futuro. Queremos apoiar quem já está no caminho da construção da aposentadoria e, ao mesmo tempo, despertar o interesse de quem ainda não começou a planejar sua reserva”, destacou a Gerente Comercial da Fundação, Sandi Gutierrez.
Eleições da Funpresp são destaque em encontro com Anesp
Diretor-presidente da Fundação enfatizou os detalhes do pleito deste ano
Em visita institucional à Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), nesta terça-feira (06/5), o diretor-presidente da Funpresp-Exe, Cícero Dias, destacou a importância de entidades, como a Anesp, na mobilização de participantes em eventos como as Eleições da Fundação. “É fundamental mobilizar os servidores para fazerem parte deste momento”, disse Cícero. A presidente da entidade, Elizabeth Hernandes, enfatizou que um pleito como este é o momento para que os servidores façam parte do seu fundo de previdência.
Neste ano, a Funpresp realizará eleições para renovação dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, além dos Comitês ExecPrev e LegisPrev. A inscrição de chapas está aberta até 15 de junho. Durante esse período, servidores interessados em disputar uma das vagas deverão formar chapas e apresentar suas candidaturas conforme os critérios definidos no Regulamento Eleitoral. Mais informações sobre o pleito podem ser conferidos na página especial das eleições.
No encontro desta terça-feira, Cícero também falou sobre o Seminário de Previdência Complementar, evento que será realizado em novembro pela Funprep-Exe, Funpresp-Jud e DF-Previcom. “Será um momento em que levaremos informações importantes aos servidores sobre finanças e previdência, e também uma oportunidade de prestação de contas”, enfatizou Cícero. A Anesp representa os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs). O encontro desta terça-feira faz parte de uma série de reuniões que a Funpresp está realizando com associações e entidades representativas. Já foram realizados encontros com ProIfes, Sinagências, Unacom-Sindical, Anfip, entre outras.
Fonte: Funpresp, em 07.05.2025.