Funpresp anuncia retomada da Icatu como gestora da Parcela Adicional de Risco (PAR)
Mudança garante continuidade da cobertura sem impacto para os participantes
A Funpresp informa que a seguradora Icatu voltou a ser responsável pela gestão da Parcela Adicional de Risco (PAR), cobertura adicional oferecida pela Fundação em casos de invalidez ou morte. A mudança, efetivada em julho, marca a retomada da parceria com a Icatu após um período em que a cobertura foi administrada pela seguradora MAG por meio de contrato emergencial. A transição foi planejada para garantir a continuidade da cobertura, sem qualquer impacto para os participantes.
Para os participantes que já possuem a PAR, a cobertura está mantida, sem qualquer alteração. As contratações feitas até 03/10/2024 seguem com a gestão da MAG até completarem cinco anos, mas os participantes têm a opção de repactuar com a nova seguradora, caso prefiram. Caso contrário, serão automaticamente transferidos para a Icatu ao completarem cinco anos de vigência, sem prejuízos nem alterações.
Os participantes que efetivaram contrato com a MAG por meio do contrato emergencial no primeiro semestre deste ano (de 06/02 a 30/06) já tiveram seus seguros transferidos para a Icatu, pelos mesmos valores pactuados.
Para aqueles que ainda não possuem a cobertura e desejam contratá-la, a Funpresp oferece suporte completo por meio de seus assessores previdenciários. No momento, em função da troca de seguradora, a Fundação está estruturando a equipe para o atendimento. De toda forma, os pedidos de contratação já podem ser feitos pelo formulário “Solicite contato de um assessor”, disponível no portal da Fundação. Clique aqui para acessar. A PAR é uma opção de cobertura adicional para casos de invalidez ou morte voltada a todos os participantes da Funpresp que buscam ampliar sua proteção previdenciária.
Atualizações contratuais
Anualmente, na data de aniversário da apólice, os segurados que tiverem mudado de faixa etária terão seus prêmios reenquadrados conforme a tabela de fatores de reajuste prevista no contrato. Além disso, também na data de aniversário da apólice ou do certificado, o Capital Segurado e o prêmio serão atualizados monetariamente, pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acumulado nos 12 (doze) meses que antecedam o mês anterior ao reajuste. A Funpresp reforça seu compromisso com a transparência e a segurança, assegurando que todos os participantes sejam bem atendidos. Em caso de dúvidas ou para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Fundação, pelo telefone 0800 282 6794 (de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30), pelo WhatsApp 61 8501-7749 (de segunda a sexta-feira, das 8h à 18h30) ou ainda pelo e-mail faleconosco@funpresp.com.br.
Funpresp destaca parceria com entidades e desafios para fortalecer direitos previdenciários
Encontro ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, com a participação de professores da rede pública federal
“Aposentadoria e Previdência: os desafios da defesa dos direitos dos aposentados e um balanço da Funpresp”. Esse foi o tema de um dos debates propostos durante o XXI Encontro Nacional PROIFES-Federação, que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina. A discussão, que contou com a presença do diretor-presidente da Funpresp, Cícero Dias, apresentou uma análise sobre os desafios da previdência complementar no Brasil. Ele lembrou que a Fundação é composta hoje por mais de 120 mil participantes, e mais de 40% são professores das instituições federais.
“O aumento da expectativa de vida no Brasil e, também, da informalidade no mercado de trabalho são fatores que desafiam a sustentabilidade da previdência. Mas quero dizer que a Funpresp está preparada para todos os cenários. Temos gerido essa instituição com muita responsabilidade para garantir segurança e estabilidade aos servidores públicos no futuro. Nosso compromisso é oferecer uma previdência complementar sólida, transparente e adaptada às diferentes gerações de servidores. E assim temos cumprido”, enfatizou Cícero Dias.
O tema foi o destaque da mesa do Eixo 4, que foi conduzida por Raquel Nery, diretora de Seguridade Social do PROIFES (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico) e também presidenta da APUB (Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia). A diretora de Assuntos Sindicais e Relações Internacionais, Regina Witt, e o diretor de Aposentados, José Jackson, ambos do PROIFES, também estiveram na coordenação da mesa.
Cícero também abordou as vantagens e benefícios da Funpresp. Ele apresentou ainda dados sobre a rentabilidade da instituição, informações sobre o patrimônio administrado, os perfis de investidor disponíveis para os participantes e os tipos de investimento disponíveis para quem possui um plano de previdência na entidade. Com ampla participação dos professores, ele também respondeu questionamentos sobre o processo eleitoral da Fundação, cujas chapas foram recentemente homologadas, e reforçou a importância da participação ativa dos servidores.
O XXI Encontro Nacional PROIFES-Federação foi realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. Com o tema “Políticas Educacionais e Sindicais conectadas com os interesses da nação e as transformações sociais”, o encontro reuniu professores e professoras de diversos estados do Brasil, com o objetivo de debater pautas centrais da categoria, como educação, seguridade e previdência.
Fonte: Funpresp, em 05.08.2025.