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Notícias Funpresp, em 03.12.2024

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Funpresp-Exe abre inscrições para concurso com 13 vagas mais cadastro de reserva

Salário inicial é de R$ 9.488,00 e benefícios. Vagas são destinadas ao cargo de Analista de Previdência Complementar

A Funpresp-Exe publicou nesta segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, o edital para seu novo concurso público. As inscrições estarão abertas de 6 a 26 de dezembro de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Cebraspe, banca examinadora contratada para a organização do certame. O valor da inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

O concurso oferece 13 vagas no total, sendo nove de ampla concorrência, três reservadas para candidatos que se enquadrem em cotas e uma para pessoa com deficiência. Além disso, será formado um cadastro de reserva com o objetivo de atender às necessidades de reposição da Funpresp. O certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da fundação.

Todas as vagas são destinadas ao cargo de Analista de Previdência Complementar. Os candidatos aprovados atuarão em uma das 11 áreas especificadas no edital, quais sejam: Administração e Planejamento; Governança, Auditoria, Controle e Conformidade; Previdência; Comercial, Marketing e Comunicação Social; Gestão de Investimentos e Riscos de Investimentos; Jurídica; Atuária; Estatística, Ciência de Dados e Inovação; Sistemas e Governança de Tecnologia da Informação; Infraestrutura e Cibersegurança; e Contabilidade.

As oportunidades são para atuação em Brasília, com salário inicial de R$ 9.488,00, além de benefícios como a possibilidade de trabalhar em home office após seis meses da contratação, previdência complementar patrocinada e auxílio alimentação.

A partir do dia 6 de dezembro, os interessados devem acessar o site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br) para realizar a inscrição. Para consultar o edital completo, que contém informações detalhadas sobre o concurso, como etapas, conteúdo programático e datas importantes, clique aqui.

“Este concurso é um marco importante para a Funpresp, pois reforça nosso compromisso em manter uma equipe qualificada e engajada para atender às demandas de gestão previdenciária complementar. Buscamos não apenas profissionais competentes, mas pessoas que compartilhem da nossa missão de promover uma previdência complementar eficiente e confiável”, destacou Cícero Dias, diretor-presidente da Funpresp.

Para o diretor de Administração da Fundação, Cleiton Araújo, o concurso é essencial para que a instituição tenha os meios necessários para prover as demandas das áreas de negócio. “A fundação é uma instituição que oferece um ambiente propício ao desenvolvimento de talentos, com processos bem definidos de capacitação e recrutamento. Isso eleva o nível dos serviços que prestamos aos participantes, reforçando nosso compromisso com a excelência”, destaca o diretor.

CARGOS E REQUISITOS

Cargo 1: Analista de Previdência Complementar – Área 1: Administração e Planejamento

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Cargo 2: Analista de Previdência Complementar – Área 2: Governança, Auditoria, Controle e Conformidade

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Administração, Contabilidade, Economia, Estatística, Sistemas de Informação ou áreas correlatas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo 3: Analista de Previdência Complementar – Área 3: Previdência

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Economia, Administração, Direito, Contabilidade, Estatística, Atuária, Matemática, Engenharia, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Processamento de Dados ou áreas correlatas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo 4: Analista de Previdência Complementar – Área 4: Comercial, Marketing e Comunicação Social

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Comunicação Social, Jornalismo, Marketing, Administração, Economia, Gestão Comercial ou Gestão Empresarial e áreas afins, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo 5: Analista de Previdência Complementar – Área 5: Gestão de Investimentos e Riscos de Investimentos

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Economia, Administração, Estatística, Contabilidade, Matemática, Ciência da Computação, Engenharia ou áreas correlatas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo 6: Analista de Previdência Complementar – Área 6: Jurídica

REQUISITOS: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro profissional definitivo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Cargo 7: Analista de Previdência Complementar – Área 7: Atuária

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Atuária, Estatística, Matemática, Economia, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Ciência de Dados ou áreas correlatas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo 8: Analista de Previdência Complementar – Área 8: Estatística, Ciência de Dados e Inovação

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Estatística, Ciências da Computação, Economia, Atuária, Matemática, Engenharia, Ciências de Dados, Comunicação Social, Administração, Sistemas de Informação, Marketing e áreas correlatas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo 9: Analista De Previdência Complementar – Área 9: Sistemas E Governança De Tecnologia Da Informação

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Bacharelado em Informática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processamento de Dados, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Governança de Tecnologia da Informação, Gestão da Tecnologia da Informação ou áreas correlatas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo 10: Analista de Previdência Complementar – Área 10: Infraestrutura e Cibersegurança

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Bacharelado em Informática, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Tecnologia em Segurança da Informação, Gestão de Segurança de Computadores, Segurança da Tecnologia da Informação, Segurança de Computadores, Segurança de Redes de Computadores ou áreas correlacionadas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Cargo 11: Analista de Previdência Complementar – Área 11: Contabilidade

REQUISITO: diploma de conclusão de curso de ensino superior completo em Contabilidade, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

As vagas estão distribuídas conforme o quadro a seguir:

Cargo/área

Vagas

Cadastro de reserva

AC

PcD

PP

Total

AC

PcD

PP

Total

Cargo 1: Analista de Previdência Complementar – Área 1: Administração e Planejamento

1

*

*

1

58

4

16

78

Cargo 2: Analista de Previdência Complementar – Área 2: Governança, Auditoria, Controle e Conformidade

*

*

*

*

57

4

15

76

Cargo 3: Analista de Previdência Complementar – Área 3: Previdência

2

*

1

3

69

5

19

93

Cargo 4: Analista de Previdência Complementar – Área 4: Comercial, Marketing e Comunicação Social

2

1

1

4

57

4

15

76

Cargo 5: Analista de Previdência Complementar – Área 5: Gestão de Investimentos e Riscos de Investimentos

1

*

*

1

60

4

16

80

Cargo 6: Analista de Previdência Complementar – Área 6: Jurídica

*

*

*

*

17

2

5

24

Cargo 7: Analista de Previdência Complementar – Área 7: Atuária

1

*

*

1

15

2

4

21

Cargo 8: Analista de Previdência Complementar – Área 8: Estatística, Ciência de Dados e Inovação

1

*

*

1

15

1

4

20

Cargo 9: Analista de Previdência Complementar – Área 9: Sistemas e Governança de Tecnologia da Informação

*

*

*

0

17

2

5

24

Cargo 10: Analista de Previdência Complementar – Área 10: Infraestrutura e Cibersegurança

*

*

*

0

17

2

5

24

Cargo 11: Analista de Previdência Complementar – Área 11: Contabilidade

1

*

1

2

31

3

8

42

Legendas:

AC = ampla concorrência.

PcD = pessoas com deficiência.

PP = negros (pretos ou pardos). * = Em razão do quantitativo de vagas, não há reserva para provimento imediato, mantendo-se o cadastro de reserva.


Saiba como usar o 13º salário para aumentar sua reserva e pagar menos imposto em 2025

Funpresp orienta como reforçar a reserva de aposentadoria e aproveitar vantagens fiscais

Com a chegada do final do ano, o 13º salário é aguardado por muitos brasileiros como um alívio no orçamento ou uma oportunidade para realizar planos. Para os participantes da Funpresp, a renda extra pode ser uma excelente oportunidade de investimento, com benefícios que vão além de aumentar o saldo para a aposentadoria.

Ao realizar contribuições facultativas esporádicas para o plano de previdência complementar, os participantes da Funpresp podem deduzir até 12% da renda bruta anual da base de cálculo do IR. Essa estratégia une planejamento financeiro a uma economia imediata no imposto, além de proporcionar maior segurança para o futuro.

Como funciona?

Funciona assim: você pode deduzir até 8,5% da sua renda bruta anual com as contribuições regulares (aquelas que contam com a contrapartida do órgão público em que trabalha) e mais 12% extras com as contribuições facultativas (descontadas no contracheque ou feitas por meio de boleto).

Isso significa que, com os aportes facultativos, você pode atingir a dedução máxima possível de 20,5% da renda bruta anual, garantindo uma redução significativa no pagamento de Imposto de Renda e, ao mesmo tempo, aumentando o valor guardado para a aposentadoria.

A Funpresp tem um simulador que te ajuda a descobrir o valor ideal de aporte facultativo para conseguir o valor máximo de dedução fiscal. Clique aqui e baixe a planilha.

Como realizar o procedimento?

O procedimento pode ser realizado na Sala do Participante. A seguir, você confere o passo a passo:

  1. No navegador do seu computador, acesse: participante.funpresp.com.br.
  2. Faça seu login com CPF e senha.
  3. No menu, clique no item “Solicitações” e escolha a opção “Contribuição Facultativa”.
  4. Defina o valor e a forma de pagamento: mensal (desconto em folha) ou esporádica (boleto).
  5. Para garantir o benefício fiscal no IRPF 2024, realize o pagamento até o dia 27 de dezembro (sexta-feira).Em caso de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento da Funpresp, por meio do 0800 282 6794, WhatsApp (61) 8501-7749 ou faleconosco@funpresp.com.br.

Funpresp reforça importância da atualização cadastral de assistidos

Iniciativa busca fortalecer o relacionamento com os beneficiários e garantir mais agilidade no atendimento

Durante o mês de dezembro, a Funpresp reforça a importância de os assistidos – beneficiários dos planos da Fundação – manterem suas informações pessoais atualizadas na Sala do Participante. Com a campanha “Recadastramento: garantindo o seu benefício!”, o objetivo é promover uma comunicação mais eficiente e personalizada, além de garantir que os serviços sejam prestados com ainda mais qualidade.

A atualização cadastral é essencial para que a Funpresp consiga se comunicar de maneira eficiente e ágil com os assistidos. Dados como endereço, telefone e e-mail precisam estar corretos para evitar atrasos ou dificuldades em situações que demandem contato, como informações sobre direitos e serviços oferecidos.

O procedimento também contribui para um atendimento mais seguro, respeitando os padrões estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa forma, os assistidos têm a tranquilidade de saber que suas informações estão protegidas e serão usadas exclusivamente para fins relacionados à gestão dos planos previdenciários.

Assistidos, aproveitem esta oportunidade e acessem a Sala do Participante para verificar e atualizar seus dados. Este cuidado fortalece a parceria entre você e a Funpresp, garantindo um atendimento ainda mais ágil e eficaz.

Como atualizar os dados na Funpresp?

Para atualizar, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse a Sala do Participante;
  2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados;
  3. Clique em Consultas > Recadastramento, no menu à esquerda;
  4. Confira e atualize seus dados, se necessário;
  5. Envie uma foto sua segurando um documento oficial com foto.
  6. Confirme as alterações.

Manter seus dados atualizados é uma forma de reforçar o compromisso da Funpresp com você. Atualize já e conte sempre com um atendimento mais próximo e eficiente.

Fonte: Funpresp, em 03.12.2024.