Regulamento de Empréstimos da Libertas é atualizado
Informamos que foi aprovado no dia 20 de maio, pela Diretoria Executiva, o novo Regulamento de Empréstimos, com início de vigência para contratos recebidos a partir de 01/06/2025.
A nova versão teve atualização no Parágrafo 3º, com a inclusão da seguinte redação:
“Parágrafo 3º: Caso a assinatura ocorra por meio físico, o mutuário deverá reconhecer firma em cartório.”
Isto significa que, a partir de 1º de junho de 2025, todo contrato de empréstimo que seja recebido de forma física, deverá ter a assinatura do tomador reconhecida em cartório.
O objetivo desta mudança é fomentar a concessão digital, com assinatura via plataforma D4, migrando os contratos para essa modalidade de forma gradual e modernizando o processo de concessão, além de reduzir a utilização de papel, tornando uma prática mais sustentável.
Para conferir o arquivo, clique aqui.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:
- WhatsApp: (31) 3181-1337
- Telefones: 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700
Resultado dos investimentos: abril de 2025
Em abril, o mercado foi impactado pelo chamado Liberation Day, quando o governo Trump anunciou as tarifas recíprocas, elevando as alíquotas sobre importações ao maior nível em mais de 100 anos. Esse aumento gerou incertezas e fez o índice VIX – conhecido como termômetro do medo do mercado – atingir seu maior patamar desde a pandemia. As bolsas americanas reagiram negativamente: o S&P 500 caiu 11,5% e o Nasdaq-100 recuou 12,1% até o dia anterior ao anúncio da pausa nas tarifas, que estabeleceu um patamar fixo de 10% para todos os países, mantendo tarifas mais altas apenas para a China. Em resposta, a China reagiu, elevando suas tarifas sobre produtos americanos. No fechamento do mês, a tarifa americana sobre produtos chineses alcançou 145%, enquanto a tarifa chinesa ficou em 125%. Esse cenário de incerteza em relação às medidas do governo Trump resultou em um movimento de antecipação de importações nos EUA, contribuindo para a queda de 0,3% no PIB americano no primeiro trimestre de 2025.
No cenário local, o Brasil foi considerado um vencedor relativo no conflito comercial entre EUA e China. As tarifas aplicadas foram mínimas, e o país pode se beneficiar como um potencial destino para os produtos chineses redirecionados. Com a incerteza global, os países emergentes têm atraído fluxo de investidores estrangeiros, o que impulsionou os ativos brasileiros. A bolsa registrou alta de 3,69% no mês, acumulando um avanço de 12,29% no ano. No mercado de renda fixa, o fechamento da curva de juros beneficiou os títulos prefixados e atrelados à inflação. O IRF-M, que reflete os títulos prefixados, subiu 2,99% no mês, enquanto o IMA-B, que acompanha os títulos indexados ao IPCA, avançou 2,09%.
Resultados dos planos de previdência
As carteiras de investimentos dos planos administrados pela Fundação Libertas na modalidade de Benefício Definido (BD) apresentaram rentabilidade consolidada de 0,87% em abril. Já os planos na modalidade de Contribuição Definida (CD) apresentaram rentabilidade consolidada dos investimentos de 1,05% no mesmo mês.
Acompanhe o boletim mensal e confira mais informações. Para isso, acesse o link de acordo com cada plano:
- Cohab BD Saldado
- Copasa BD Saldado
- Copasa BD Fechado (RP1)
- Copasa Novo Plano
- MGS BD Saldado (RP-4)
- ProdemgePrev
- Prodemge BD Saldado
- Prodemge BD Fechado (RP5 II)
- VocêPrev
- CDPrev
- CodemigPrev
- MGSPrev
- CohabPrev
Fonte: Fundação Libertas, em 28.05.2025.