Participe do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino
Com o objetivo de realizar ações de educação e promoção à saúde, de 1/5/2024 a 31/12/2024 a Fundação Libertas dará início ao Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino buscando estimular a realização do exame preventivo para as beneficiárias dos planos de saúde, entre 25 e 64 anos, que não realizaram o exame de Colposcopia (Papanicolau) no último ano.
O Programa contará com a isenção do pagamento de coparticipação do exame e análise do material coletado.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), “a prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV), cuja transmissão ocorre por via sexual”.
Além da prevenção, como o uso de preservativos durante a relação sexual, é de extrema importância que seja realizado o exame preventivo, a Colposcopia, de forma periódica, especialmente após o início da vida sexual. É através dele que é possível detectar alterações celulares com capacidade de evolução para o câncer. Essas células são tratadas e curadas na maioria dos casos, não chegando a evoluir para a doença.
Como participar do programa?
- Basta agendar uma consulta com o ginecologista de sua preferência, dentro da rede credenciada da Libertas ou Cassi*;
- No dia da consulta, apresente um documento de identificação, a carteirinha do plano de saúde e o informe que será encaminhado por correio às beneficiárias elegíveis ao Programa, para que o profissional anexe junto à guia de consulta.
*Lembrando que a utilização do plano Cassi só é permitida fora de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Saiba como consultar sua rede credenciada:
- Abra o aplicativo Libertas Saúde, vá no menu “serviços” e clique na opção “Rede credenciada” ou clique aqui para acessar;
- Selecione o plano de saúde (se estiver pelo site, para acessar a rede Cassi, clique no campo “Reciprocidade”);
- Preencha com suas preferências e clique em “Buscar” no site, ou “Pesquisar” no aplicativo.
Libertas recebe 81% de avaliação positiva dos beneficiários dos planos de saúde
Em pesquisa de satisfação para avaliar a qualidade dos serviços prestados de seus planos de saúde, a Fundação Libertas obteve avaliação positiva de 81,2% dos beneficiários entrevistados dos planos da Fundação Libertas, Ex-MinasCaixa e Prodemge. Dentro deste grupo, 43,3% atribuíram nota na faixa ‘Muito Bom’ e 37,9% classificaram como ‘Bom’. Confira a pesquisa completa ao final da matéria.
O questionário da pesquisa abordou informações relacionadas à atenção à saúde, canais de atendimento e avaliação geral dos planos. O melhor desempenho da pesquisa – com 90,4% de beneficiários satisfeitos – ocorreu na questão referente à atenção em saúde recebida nos últimos 12 meses em hospitais, laboratórios, clínicas e outros centros médicos.
Outro quesito de destaque foi a Comunicação – 80% dos entrevistados relataram terem recebido alguma comunicação do plano (carta, e-mail ou telefone) para informá-los a respeito da saúde preventiva.
A pesquisa de satisfação foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente (IBRC), responsável pela aplicação do questionário feito de forma on-line e telefone, entre 16 fevereiro e 26 de março, com mais de 260 beneficiários, definidos aleatoriamente por amostragem.
A pesquisa de satisfação com os beneficiários dos planos de saúde é realizada de acordo com o padrão recomendado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador e fiscalizador das operadoras.
As respostas dos beneficiários são insumos para ações de aperfeiçoamento e melhoria traçados pela gestão assistencial da Fundação.
Confira resultado completo da pesquisa
- Pesquisa de satisfação com beneficiários 2024 (ano base 2023)
- Parecer da auditoria independente
- Nota técnica
Fundação Libertas recebe Prêmio Unidas IDSS 2023
A Fundação Libertas conquistou o Prêmio Unidas IDSS 2023 (ano-base 2022) e recebeu o troféu durante cerimônia realizada em Brasília (DF) no dia 24 de abril. Este reconhecimento anual, concedido pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), é reservado às operadoras que alcançam uma pontuação acima de 0.8000 (faixa de excelência), no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS sendo 1.0 a pontuação máxima.
A Libertas conquistou uma pontuação de 0,8219, superior à nota média do setor no IDSS geral, que foi de 0,7898 e muito acima da média do porte (pequeno) ao qual a Fundação está incluída, de 0,6442.
O IDSS é parte integrante do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) da ANS e abrange uma variedade de indicadores distribuídos em quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde; garantia de acesso; sustentabilidade no mercado; gestão de processos e regulação.
O reconhecimento recebido é reflexo do empenho constante da Fundação em melhoria contínua e cuidado com o beneficiário. Além disso, em comparação aos anos anteriores, a Libertas garantiu a qualificação das informações enviadas para a ANS no monitoramento a Troca de Informação na Saúde Suplementar (TISS), proporcionando assim uma avaliação completa por parte da agência, alcançando notas máximas em duas das quatro dimensões avaliadas: Sustentabilidade no Mercado (IDSM): 1,000 e Gestão de Processos e Regulação (IDGR): 1,000.
O prêmio foi recebido pela Diretora de Seguridade Social da Libertas Claudia Cristina C. de Lima, acompanhada pela Gerente Assistencial Maria Elisa Vianna, pelo Especialista Assistencial Ualison Ferreira, a Gerente Atuarial Juliana Carneiro e o Atuário Sênior Lucas Vinti, em nome da Fundação. A entrega ocorreu durante a 15ª edição do Seminário Unidas, que reuniu uma variedade de instituições afiliadas e não afiliadas, prestadores de serviços e empresas do segmento da saúde suplementar.
“A Fundação tem trabalhado fortemente na qualificação dos dados enviados para ANS no monitoramento TISS de forma a refletir a excelência no cuidado assistencial prestado aos nossos beneficiários. Este prêmio nos incentiva a continuar investindo na Atenção Primária, campanhas de promoção e prevenção. Receber o prêmio ao lado de um seleto grupo de autogestões é um imenso orgulho para Fundação Libertas”, reforçou Maria Elisa.
Para saber mais sobre o desempenho da Fundação Libertas, acesse a página exclusiva.
Da esquerda para direita: Maria Elisa Vianna, Ualison Ferreira,
Claudia Cristina C. de Lima, Juliana Carneiro e Lucas Vinti.
Conheça os pilares do Programa de Compliance da Libertas
Na Fundação Libertas, a gestão de compliance é encarada como um objetivo estratégico. Compreendemos que a conformidade não é apenas uma exigência legal, mas também um imperativo ético e uma vantagem competitiva. Por isso, adotamos uma abordagem abrangente e proativa para garantir que nossas práticas estejam alinhadas com os mais altos padrões de conduta.
Nossa abordagem para a gestão de compliance é baseada em alguns princípios fundamentais:
1) Compromisso da Alta Administração
A Liderança da Fundação está totalmente comprometida em promover uma cultura de compliance desde o topo. Isso é percebido desde a fundamentação estratégica, como também o estabelecimento de políticas claras, alocação de recursos adequados e demonstração de um comportamento ético exemplar.
2) Conduta e ética
O Código de Conduta e Ética da Libertas segue as melhores práticas de integridade corporativa e representa mais um passo para o fortalecimento da nossa cultura de integridade. A gestão de compliance não se trata apenas de evitar punições legais, mas sim de agir com integridade em todas as nossas interações. Buscamos construir relacionamentos de confiança com clientes, fornecedores e outras partes interessadas, baseados em princípios éticos e transparentes.
3) Políticas e procedimentos
As políticas e procedimentos desempenham um papel fundamental no programa de compliance da Fundação, fornecendo diretrizes claras e estruturadas para garantir que todas as operações sejam conduzidas de acordo com os mais altos padrões éticos e legais. Esses elementos são os pilares sobre os quais uma cultura de conformidade sólida é construída.
4) Due Diligence de integridade
A due diligence de integridade desempenha um papel fundamental ao avaliar e mitigar os riscos relacionados à conduta ética com os terceiros com os quais estabelecemos relacionamento. Ao integrar a due diligence de integridade em nosso programa de compliance, estamos fortalecendo os fundamentos éticos da Libertas e promovendo uma cultura organizacional baseada na responsabilidade, transparência e conformidade.
5) Comunicação e treinamento
Reconhecemos a importância de educar e capacitar o nosso quadro corporativo em relação às políticas e procedimentos de compliance. Realizamos treinamentos regulares e mantemos linhas abertas de comunicação para que todos os empregados compreendam suas responsabilidades e possam relatar preocupações de forma confidencial.
6) Avaliação de riscos e controles internos
Implementamos um processo de avaliação de riscos para identificar e mitigar possíveis vulnerabilidades em nossas operações. Além disso, estabelecemos controles eficazes para monitorar e garantir o cumprimento das políticas de compliance em toda a Fundação.
7) Canal de ética
A Libertas conta com um canal de ética independente e terceirizado para o recebimento de denúncias de forma imparcial e confidencial, por meio da empresa Contato Seguro. Os colaboradores e clientes podem entrar em contato e registrar seus casos pelo site www.contatoseguro.com.br/fundacaolibertas ou pelo telefone 0800 700 7667. O atendimento é 24h e a ligação é gratuita e sigilosa.
8) Diversidade e inclusão
A integração dos princípios de diversidade e inclusão em nosso programa de compliance é uma necessidade imperativa para construir uma cultura organizacional ética, justa e sustentável. Isso não se trata apenas de adotar uma abordagem moralmente correta, mas também de reconhecer os benefícios tangíveis e intangíveis que a diversidade e a inclusão trazem para a Libertas.
9) Ambiental, Social e Governança (AGS)
A Libertas, conta com uma sólida estrutura de Governança Corporativa e com o objetivo de torná-la cada vez mais sustentável e perene, estamos em busca de melhorias contínuas e de aprimoramento em nossos processos internos para nos tornarmos cada vez mais alinhados aos critérios ASG.A sigla para Ambiental, Social e Governança tem origem no termo em inglês ESG (Environmental, Social and Governance) e trata de critérios que norteiam as ações da Fundação, uma tendência de forte impacto na área de investimentos, já que o conceito está cada vez mais atrelado à sustentabilidade e responsabilidade social dos negócios, que nos últimos anos, vem conduzindo as pessoas na hora de escolher onde aplicar seus investimentos.
10) Monitoramento contínuo
O compliance não é um objetivo estático, mas sim um processo contínuo de monitoramento e aprimoramento. Realizamos monitoramentos periódicos, revisões de políticas e análises de tendências para garantir que nossos padrões de conformidade estejam sempre atualizados e eficazes.
Uma cultura de compliance sólida é um componente essencial de qualquer programa eficaz. Continuaremos a promover essa cultura dentro da Libertas, incentivando a responsabilidade individual, a transparência e a ética em todas as interações e decisões.
Leia outras matérias sobre o tema:
- Fundação Libertas atualiza seu Código de Conduta e Ética fortalecendo a cultura de integridade
- 3º Seminário de Investimentos, Riscos e Compliance da Fundação Libertas trouxe reflexões e perspectivas para o Mercado Financeiro
- Governança na Libertas: conheça o trabalho das áreas de Compliance e Auditoria Interna
Você sabe acessar o autoatendimento no site da Libertas?
Acessar o autoatendimento no site da Libertas e obter informações e serviços relacionados aos planos de previdência e saúde, é simples e rápido. Tudo o que você precisa é do seu CPF e senha.
Este recurso foi projetado para garantir que você tenha controle total sobre seu plano, permitindo que você gerencie suas informações com apenas alguns cliques.
Siga esse passo a passo:
- No site da Fundação Libertas, clique em “Autoatendimento”; localizado na parte superior direita da página inicial;
- Escolha entre as opções “Previdência” ou “Saúde”;
- Insira seu CPF e a senha cadastrada.
Para recuperar sua senha:
- Se não lembrar sua senha, clique em ‘Esqueci minha senha’ disponível em www.fundacaolibertas.com.br/autoatendimento.
- Insira seu CPF e o e-mail cadastrado.
- A senha será enviada para o e-mail cadastrado.
Serviços disponíveis no Autoatendimento:
Previdencial (para participantes ativos e aposentados dos planos de previdência):
- Solicitação de Alteração Cadastral
- Simulador de aposentadoria
- Emissão de Boletos de Pagamento
- Extrato de Movimentação
- Demonstrativo de Pagamento
- Demonstrativo de IR
Empréstimos:
- Saldo de Empréstimo IR
- Extrato de Empréstimo
Assistencial (para beneficiários dos planos de saúde):
- Solicitação de Alteração Cadastral – Titular / Dependente
- Emissão de boletos de pagamento
- Extrato detalhado de cobrança assistencial
- Demonstrativo Assistencial para Imposto de Renda
- Rede Credenciada
- Carteirinha digital
- Carteirinha digital da Cassi
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:
Telefones: 0800 704 3700 / (31) 2111-3700
WhatsApp: (31) 3181 1337
Fonte: Fundação Libertas, em 25.04.2024.