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Notícias Fundação Libertas, em 25.04.2024

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Participe do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino

Com o objetivo de realizar ações de educação e promoção à saúde, de 1/5/2024 a 31/12/2024 a Fundação Libertas dará início ao Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino buscando estimular a realização do exame preventivo para as beneficiárias dos planos de saúde, entre 25 e 64 anos, que não realizaram o exame de Colposcopia (Papanicolau) no último ano.

O Programa contará com a isenção do pagamento de coparticipação do exame e análise do material coletado.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), “a prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV), cuja transmissão ocorre por via sexual”.

Além da prevenção, como o uso de preservativos durante a relação sexual, é de extrema importância que seja realizado o exame preventivo, a Colposcopia, de forma periódica, especialmente após o início da vida sexual. É através dele que é possível detectar alterações celulares com capacidade de evolução para o câncer. Essas células são tratadas e curadas na maioria dos casos, não chegando a evoluir para a doença.

Como participar do programa?

  • Basta agendar uma consulta com o ginecologista de sua preferência, dentro da rede credenciada da Libertas ou Cassi*;
  • No dia da consulta, apresente um documento de identificação, a carteirinha do plano de saúde e o informe que será encaminhado por correio às beneficiárias elegíveis ao Programa, para que o profissional anexe junto à guia de consulta.

*Lembrando que a utilização do plano Cassi só é permitida fora de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Saiba como consultar sua rede credenciada:

  • Abra o aplicativo Libertas Saúde, vá no menu “serviços” e clique na opção “Rede credenciada” ou clique aqui para acessar;
  • Selecione o plano de saúde (se estiver pelo site, para acessar a rede Cassi, clique no campo “Reciprocidade”);
  • Preencha com suas preferências e clique em “Buscar” no site, ou “Pesquisar” no aplicativo.

Libertas recebe 81% de avaliação positiva dos beneficiários dos planos de saúde

Em pesquisa de satisfação para avaliar a qualidade dos serviços prestados de seus planos de saúde, a Fundação Libertas obteve avaliação positiva de 81,2% dos beneficiários entrevistados dos planos da Fundação Libertas, Ex-MinasCaixa e Prodemge. Dentro deste grupo, 43,3% atribuíram nota na faixa ‘Muito Bom’ e 37,9% classificaram como ‘Bom’. Confira a pesquisa completa ao final da matéria.  

O questionário da pesquisa abordou informações relacionadas à atenção à saúde, canais de atendimento e avaliação geral dos planos. O melhor desempenho da pesquisa – com 90,4% de beneficiários satisfeitos – ocorreu na questão referente à atenção em saúde recebida nos últimos 12 meses em hospitais, laboratórios, clínicas e outros centros médicos.

Outro quesito de destaque foi a Comunicação – 80% dos entrevistados relataram terem recebido alguma comunicação do plano (carta, e-mail ou telefone) para informá-los a respeito da saúde preventiva.

A pesquisa de satisfação foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente (IBRC), responsável pela aplicação do questionário feito de forma on-line e telefone, entre 16 fevereiro e 26 de março, com mais de 260 beneficiários, definidos aleatoriamente por amostragem.

A pesquisa de satisfação com os beneficiários dos planos de saúde é realizada de acordo com o padrão recomendado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador e fiscalizador das operadoras.

As respostas dos beneficiários são insumos para ações de aperfeiçoamento e melhoria traçados pela gestão assistencial da Fundação.

Confira resultado completo da pesquisa


Fundação Libertas recebe Prêmio Unidas IDSS 2023

A Fundação Libertas conquistou o Prêmio Unidas IDSS 2023 (ano-base 2022) e recebeu o troféu durante cerimônia realizada em Brasília (DF) no dia 24 de abril. Este reconhecimento anual, concedido pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), é reservado às operadoras que alcançam uma pontuação acima de 0.8000 (faixa de excelência), no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS sendo 1.0 a pontuação máxima.

A Libertas conquistou uma pontuação de 0,8219, superior à nota média do setor no IDSS geral, que foi de 0,7898 e muito acima da média do porte (pequeno) ao qual a Fundação está incluída, de 0,6442.

O IDSS é parte integrante do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) da ANS e abrange uma variedade de indicadores distribuídos em quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde; garantia de acesso; sustentabilidade no mercado; gestão de processos e regulação.

O reconhecimento recebido é reflexo do empenho constante da Fundação em melhoria contínua e cuidado com o beneficiário. Além disso, em comparação aos anos anteriores, a Libertas garantiu a qualificação das informações enviadas para a ANS no monitoramento a Troca de Informação na Saúde Suplementar (TISS), proporcionando assim uma avaliação completa por parte da agência, alcançando notas máximas em duas das quatro dimensões avaliadas: Sustentabilidade no Mercado (IDSM): 1,000 e Gestão de Processos e Regulação (IDGR): 1,000.

O prêmio foi recebido pela Diretora de Seguridade Social da Libertas Claudia Cristina C. de Lima, acompanhada pela Gerente Assistencial Maria Elisa Vianna, pelo Especialista Assistencial Ualison Ferreira, a Gerente Atuarial Juliana Carneiro e o Atuário Sênior Lucas Vinti, em nome da Fundação. A entrega ocorreu durante a 15ª edição do Seminário Unidas, que reuniu uma variedade de instituições afiliadas e não afiliadas, prestadores de serviços e empresas do segmento da saúde suplementar.

“A Fundação tem trabalhado fortemente na qualificação dos dados enviados para ANS no monitoramento TISS de forma a refletir a excelência no cuidado assistencial prestado aos nossos beneficiários. Este prêmio nos incentiva a continuar investindo na Atenção Primária, campanhas de promoção e prevenção. Receber o prêmio ao lado de um seleto grupo de autogestões é um imenso orgulho para Fundação Libertas”, reforçou Maria Elisa.

Para saber mais sobre o desempenho da Fundação Libertas, acesse a página exclusiva.

Da esquerda para direita: Maria Elisa Vianna, Ualison Ferreira,
Claudia Cristina C. de Lima, Juliana Carneiro e Lucas Vinti.


Conheça os pilares do Programa de Compliance da Libertas

Na Fundação Libertas, a gestão de compliance é encarada como um objetivo estratégico. Compreendemos que a conformidade não é apenas uma exigência legal, mas também um imperativo ético e uma vantagem competitiva. Por isso, adotamos uma abordagem abrangente e proativa para garantir que nossas práticas estejam alinhadas com os mais altos padrões de conduta.

Nossa abordagem para a gestão de compliance é baseada em alguns princípios fundamentais:

1) Compromisso da Alta Administração

A Liderança da Fundação está totalmente comprometida em promover uma cultura de compliance desde o topo. Isso é percebido desde a fundamentação estratégica, como também o estabelecimento de políticas claras, alocação de recursos adequados e demonstração de um comportamento ético exemplar.

2) Conduta e ética

Código de Conduta e Ética da Libertas segue as melhores práticas de integridade corporativa e representa mais um passo para o fortalecimento da nossa cultura de integridade.  A gestão de compliance não se trata apenas de evitar punições legais, mas sim de agir com integridade em todas as nossas interações. Buscamos construir relacionamentos de confiança com clientes, fornecedores e outras partes interessadas, baseados em princípios éticos e transparentes.

3) Políticas e procedimentos

As políticas e procedimentos desempenham um papel fundamental no programa de compliance da Fundação, fornecendo diretrizes claras e estruturadas para garantir que todas as operações sejam conduzidas de acordo com os mais altos padrões éticos e legais. Esses elementos são os pilares sobre os quais uma cultura de conformidade sólida é construída.

4) Due Diligence de integridade

A due diligence de integridade desempenha um papel fundamental ao avaliar e mitigar os riscos relacionados à conduta ética com os terceiros com os quais estabelecemos relacionamento. Ao integrar a due diligence de integridade em nosso programa de compliance, estamos fortalecendo os fundamentos éticos da Libertas e promovendo uma cultura organizacional baseada na responsabilidade, transparência e conformidade.

5) Comunicação e treinamento

Reconhecemos a importância de educar e capacitar o nosso quadro corporativo em relação às políticas e procedimentos de compliance. Realizamos treinamentos regulares e mantemos linhas abertas de comunicação para que todos os empregados compreendam suas responsabilidades e possam relatar preocupações de forma confidencial.

6) Avaliação de riscos e controles internos

Implementamos um processo de avaliação de riscos para identificar e mitigar possíveis vulnerabilidades em nossas operações. Além disso, estabelecemos controles eficazes para monitorar e garantir o cumprimento das políticas de compliance em toda a Fundação.

7) Canal de ética

A Libertas conta com um canal de ética independente e terceirizado para o recebimento de denúncias de forma imparcial e confidencial, por meio da empresa Contato Seguro. Os colaboradores e clientes podem entrar em contato e registrar seus casos pelo site www.contatoseguro.com.br/fundacaolibertas ou pelo telefone 0800 700 7667. O atendimento é 24h e a ligação é gratuita e sigilosa.

8) Diversidade e inclusão

A integração dos princípios de diversidade e inclusão em nosso programa de compliance é uma necessidade imperativa para construir uma cultura organizacional ética, justa e sustentável. Isso não se trata apenas de adotar uma abordagem moralmente correta, mas também de reconhecer os benefícios tangíveis e intangíveis que a diversidade e a inclusão trazem para a Libertas.

9) Ambiental, Social e Governança (AGS)

A Libertas, conta com uma sólida estrutura de Governança Corporativa e com o objetivo de torná-la cada vez mais sustentável e perene, estamos em busca de melhorias contínuas e de aprimoramento em nossos processos internos para nos tornarmos cada vez mais alinhados aos critérios ASG.A sigla para Ambiental, Social e Governança tem origem no termo em inglês ESG (Environmental, Social and Governance) e trata de critérios que norteiam as ações da Fundação, uma tendência de forte impacto na área de investimentos, já que o conceito está cada vez mais atrelado à sustentabilidade e responsabilidade social dos negócios, que nos últimos anos, vem conduzindo as pessoas na hora de escolher onde aplicar seus investimentos.

10) Monitoramento contínuo

O compliance não é um objetivo estático, mas sim um processo contínuo de monitoramento e aprimoramento. Realizamos monitoramentos periódicos, revisões de políticas e análises de tendências para garantir que nossos padrões de conformidade estejam sempre atualizados e eficazes.

Uma cultura de compliance sólida é um componente essencial de qualquer programa eficaz. Continuaremos a promover essa cultura dentro da Libertas, incentivando a responsabilidade individual, a transparência e a ética em todas as interações e decisões.

Leia outras matérias sobre o tema:


Você sabe acessar o autoatendimento no site da Libertas?

Acessar o autoatendimento no site da Libertas e obter informações e serviços relacionados aos planos de previdência e saúde, é simples e rápido. Tudo o que você precisa é do seu CPF e senha.

Este recurso foi projetado para garantir que você tenha controle total sobre seu plano, permitindo que você gerencie suas informações com apenas alguns cliques.

Siga esse passo a passo:

  • No site da Fundação Libertas, clique em “Autoatendimento”; localizado na parte superior direita da página inicial;
  • Escolha entre as opções “Previdência” ou “Saúde”;
  • Insira seu CPF e a senha cadastrada.

Para recuperar sua senha:

Serviços disponíveis no Autoatendimento:

Previdencial (para participantes ativos e aposentados dos planos de previdência):

  • Solicitação de Alteração Cadastral
  • Simulador de aposentadoria
  • Emissão de Boletos de Pagamento
  • Extrato de Movimentação
  • Demonstrativo de Pagamento
  • Demonstrativo de IR

Empréstimos:

  • Saldo de Empréstimo IR
  • Extrato de Empréstimo

Assistencial (para beneficiários dos planos de saúde):

  • Solicitação de Alteração Cadastral – Titular / Dependente
  • Emissão de boletos de pagamento
  • Extrato detalhado de cobrança assistencial
  • Demonstrativo Assistencial para Imposto de Renda
  • Rede Credenciada
  • Carteirinha digital
  • Carteirinha digital da Cassi

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:

Telefones: 0800 704 3700 / (31) 2111-3700
WhatsApp: (31) 3181 1337

Fonte: Fundação Libertas, em 25.04.2024.