Fundação Libertas alcança 0,9122 em índice de desempenho da ANS e atinge seu maior resultado desde 2017
A Fundação Libertas obteve um resultado excepcional em 2024, o maior desde 2017, em avaliação dada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a nota, conquistou a 4ª posição no ranking nacional das autogestões mais bem avaliadas e a 3ª colocação em Minas Gerais, ficando atrás apenas da Abertta Saúde e da Fundação FIAT. Esse desempenho superou com ampla margem a média nacional de 0,7570, considerando 1 a nota máxima.
Isto porque a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) classificou a Fundação Libertas na faixa de excelência com a nota 0,9122, ao divulgar o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2024, ano-base 2023, das operadoras de planos de saúde. Clique aqui e confira o resultado completo do IDSS e o índice dos anos anteriores da Libertas.
Pela classificação geral, entre todas as 617 operadoras médicas de saúde do Brasil, a Fundação Libertas ocupa a 26ª posição, também com nota acima da média do mercado, que é 0,7805. Um ótimo resultado!
O índice da ANS tem por objetivo medir o desempenho das operadoras de saúde e traduzi-lo em uma nota de 0 a 1, a partir de quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão e regulação.
O presidente da Fundação Libertas, Rodrigo Barata, celebra:
– É uma satisfação enorme conquistarmos a 4ª posição no ranking das autogestões mais bem avaliadas do Brasil e a 3ª colocação em Minas Gerais. É a maior nota da ANS desde 2017, o que mostra que estamos no caminho certo na busca por melhorias e cuidado contínuo com o beneficiário.
Para o dirigente, o compromisso com a governança, a ética e a transparência na gestão dos planos de saúde é a base para um trabalho de excelência:
– Nosso foco sempre foi a sustentabilidade dos planos e o bem-estar de nossos beneficiários priorizando a excelência dos serviços prestados. Essa avaliação extremamente positiva demonstra que nossas práticas de gestão estão alinhadas às melhores políticas de governança corporativa do mercado, revela.
Para o Gerente Assistencial da Libertas, Ualison Ferreira de Assis o resultado evidencia o sucesso da estratégia de cuidado integral adotada pela Fundação, baseada nos pilares de acesso, prevenção, promoção da saúde, atenção primária e cuidado domiciliar.
Ualison também destaca como as melhorias contínuas na qualidade dos serviços e o trabalho estratégico da equipe vem refletindo no crescimento exponencial do índice:
– Essa conquista reflete diretamente na entrega de valor aos nossos beneficiários e representa um importante reconhecimento da ANS quanto à notabilidade da Fundação nos diversos aspectos avaliados. Agradeço a todo o time Libertas, especialmente à Diretoria de Seguridade, à Gerência Assistencial e aos prestadores parceiros que tornam esta estratégia uma realidade”, pontuou o gestor.
Nota máxima da Libertas em duas das quatro dimensões avaliadas:
- Sustentabilidade no mercado (IDSM): 1,000 (nota máxima)
O indicador monitora a sustentabilidade da operadora, levando em conta não só seu equilíbrio econômico-financeiro, mas também a satisfação do beneficiário e os compromissos com prestadores. A nota máxima denota que os usuários dos nossos planos de saúde estão plenamente assegurados com o cumprimento de todos os requisitos assistenciais, atuariais e de estrutura e operação de responsabilidade da Libertas.
- Gestão de processos e regulação (IDGR): 1,000 (nota máxima)
É responsável por avaliar o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. A conquista da pontuação máxima nesse indicador pelo segundo ano consecutivo reforça o compromisso da Libertas junto aos órgãos fiscalizadores e a legislação nacional.
- Garantia de acesso (IDGA): 0,9591
Destaque para o salto expressivo de 0,7685 para 0,9591 deste indicador em relação ao último ano. A nota é resultado da ampliação do convênio de reciprocidade com a operadora Cassi, uma parceria que garante aos usuários dos planos de saúde da Libertas o acesso a mais de 34.000 prestadores de serviços médico-hospitalares que contemplam o território nacional.
- Qualidade em atenção à saúde (IDQS): 0,7483
A nota é resultado dos esforços constantes em promover a prevenção, atenção e cuidado integral à saúde, por meio de diversas campanhas como o ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, ambas prorrogadas até 28 de fevereiro de 2025. A atuação com foco na atenção primária da Clínica Libertas Saúde aos beneficiários também se destaca neste quesito.
O Programa de Qualificação das Operadoras (PQO) é o meio pelo qual a Agência Nacional de Saúde (ANS) avalia compulsoriamente o desempenho das operadoras de planos de saúde a cada ano, a partir de indicadores que geram o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
Confira abaixo o resultado total do índice da Fundação Libertas:
CodemigPrev: recálculo anual de benefícios entra em vigor em janeiro
Conforme previsto em regulamento, a partir de janeiro de 2025, os valores das aposentadorias dos assistidos do plano CodemigPrev, sob a forma de Renda Mensal por Prazo Indeterminado foram reajustados.
O reajuste acontece em razão do recálculo dos benefícios, que acontece todo mês de outubro e o novo valor começa a ser pago a partir de janeiro do ano seguinte.
Visão de longo prazo
A Renda Mensal por Prazo Indeterminado é a forma de recebimento mais indicada para o participante que busca uma proteção financeira duradoura, que é o principal objetivo de um plano de previdência complementar, já que há um maior controle do saldo da conta individual do participante. Nessa modalidade, o assistido acumula os resultados dos investimentos enquanto desconta os benefícios pagos mensalmente. A renda mensal será paga enquanto houver recursos.
Seu valor será recalculado em outubro de cada ano da mesma forma que o cálculo da renda inicial – porém com base no saldo remanescente na conta individual e nas novas características do participante e de seus beneficiários (sexo, idade etc.).
Em caso de dúvidas sobre o seu plano, fale com a Libertas:
WhatsApp: (31) 3181-1337
Telefones: 0800 704 3700 / (31) 2111-3700
Fonte: Fundação Libertas, em 17.01.2025.