Diretores apresentam panorama da FUNCEF na PB e no DF
Encontros integram série de reuniões da Fundação com participantes em todas as regiões do país
Comunicação FUNCEF
A FUNCEF mais perto dos seus milhares de participantes. Com esta premissa, os diretores da Fundação irão se reunir com aposentados, pensionistas e colegas da ativa de todo o país ao longo deste ano. Nesta quarta (12/3), o presidente Ricardo Pontes e o diretor de Benefícios, Jair Ferreira, apresentaram os resultados superavitários de 2024 e as perspectivas de futuro em João Pessoa (PB).
“A transparência sempre foi uma prioridade da Fundação. Em 2025, nossa meta é estreitar ainda mais esse relacionamento para que os nossos participantes conheçam a realidade da Fundação, possam se manifestar e esclarecer dúvidas”, afirmou Pontes.
Em João Pessoa, a agenda incluiu uma reunião à tarde com empregados da ativa na Superintendência Regional da CAIXA na Paraíba e uma roda de conversa na Apcef-PB com aposentados e pensionistas à noite. Nos dois eventos, os gestores da Fundação reforçaram a importância de contar com a proteção da poupança previdenciária acumulada na FUNCEF.
“Sempre lembro do privilégio que é ter a CAIXA e a FUNCEF em nossas vidas. Também faço questão de mostrar que o benefício de amanhã é formado pelo que os colegas contribuem hoje”, afirmou o diretor Jair Ferreira.
“Incentivamos a todos a contribuir com 12%, o percentual máximo que a CAIXA acompanha no Novo Plano, para aproveitar da paridade contributiva. Isso garante o equivalente a 24% de sua renda para a aposentadoria, considerando que a patrocinadora entra com o mesmo percentual do participante”, acrescentou.
A reunião da tarde teve a presença do superintendente de Rede da CAIXA na Paraíba, Matheus Grisi. Já o encontro na Apecef-PB contou com a participação do presidente da entidade, Roncálio Vieira Alencar Peixoto, da presidente da Associação dos Aposentados da CAIXA na Paraíba (AEA/PB), Teresinha Leandro da Silva Souza, e do presidente da Associação dos Gestores da CAIXA na Paraíba (Agecef/PB), Rodrigo Lavor Cavalcanti.
Encontro em Brasília
Na terça-feira (11/3), os diretores de Investimentos e Participações, Gustavo Portela, e o de Administração e Controladoria, Rogerio Vida, fizeram uma visita institucional à Associação dos Aposentados da CAIXA do Distrito Federal (AEA-DF) para um bate-papo sobre governança, política de investimentos e resultados de 2024.
Em sua fala, o diretor Rogério Vida apresentou o modelo de governança da FUNCEF, em que as decisões são tomadas em colegiado, depois de ampla discussão entre os diretores, atendendo a normativos aprovados pelo Conselhos Deliberativo, além dos órgãos reguladores.
"Temos uma gestão altamente democrática, em que todos os assuntos são debatidos entre os gestores. As decisões seguem, de forma rigorosa, o que está previsto na legislação e visam à sustentabilidade da FUNCEF e o bem-estar dos nossos participantes", explicou Vida.
Já o diretor Gustavo Portela mostrou aos aposentados e pensionistas de Brasília todo o cuidado e os critérios que a Fundação tem na definição da política de investimentos, diretriz que norteia a definição da composição de ativos nas carteiras dos planos geridos pela FUNCEF.
“Nós mostramos o trabalho multissetorial de várias áreas da FUNCEF, a disciplina no acompanhamento da alocação dos recursos dos planos e o desafio que temos de falar de forma mais simples com os nossos participantes. Esse ano, vamos manter os nossos encontros com os aposentados e falar mais com os colegas da ativa”, afirmou Portela.
A presidente da AEA-DF, Leopoldina Colares, elogiou a visão clara e didática transmitida pelos diretores. "É evidente que a equipe de profissionais da FUNCEF é muito técnica e preparada. Esta postura de diálogo da atual gestão precisa ser mais divulgada para mudar a imagem que um grande número de aposentados tem da Fundação", observou ela.
Agenda
Ainda em março, os diretores da FUNCEF terão encontros com os participantes do Rio de Janeiro (20/3), e de Foz do Iguaçu (23/3), dentro da programação do Encontro Regional da Agecef.
Sistemas da FUNCEF passarão por manutenção a partir das 17h desta sexta-feira (14/3)
Processo permitirá aprimorar o atendimento aos participantes
iStock.com/Comunicação FUNCEF
A Fundação fará uma manutenção programada de seus sistemas de tecnologia a partir das 17h desta sexta-feira (14/3). O processo permitirá aprimorar o atendimento aos participantes e os processos internos da FUNCEF.
A previsão é a manutenção esteja concluída ao meio-dia de segunda-feira (17/3). Neste período, alguns serviços oferecidos no Autoatendimento poderão apresentar instabilidade, entre eles a concessão de benefícios, acesso ao contracheque e operações de empréstimos.
Fonte: Funcef, em 13.03.2025.