Para te ajudar a fazer as contas e aproveitar ao máximo o benefício fiscal do seu plano de previdência, a Forluz acaba de lançar uma nova ferramenta: a calculadora DeduzIR, disponível aqui.
A legislação brasileira permite que os valores das contribuições feitas para planos de previdência privada sejam usados para reduzir a base de cálculo do imposto de renda, limitado ao percentual de 12%. A regra se aplica aos contribuintes que optam pelo modelo completo da Declaração.
Com o novo recurso elaborado pela Fundação, será possível fazer simulações e descobrir seu percentual de contribuição ideal, ou seja, aquele que garantirá o teto do benefício fiscal no momento da sua Declaração Anual.
Como usar
Acesse a calculadora, informe o plano no qual você está inscrito na Forluz, sua remuneração e, ainda, outros rendimentos mensais tributáveis, caso tenha.
A partir destes dados, a calculadora apresentará valores indicados para aporte, valor ideal de contribuição anual ao plano e o somatório das contribuições, de acordo com os percentuais existentes. Com essas informações, você poderá traçar a melhor estratégia de aproveitamento e garantir que irá atingir o teto da dedução.
Entenda a legenda da ferramenta:
- Contribuição Anual ao Plano (em roxo): Contribuições anuais ao plano conforme os percentuais de contribuição existentes (50%, 75%, 90%, 100%, 125%, 150% e 200%).
- Aproveitamento Máximo do Benefício Fiscal (linha em verde): Valor ideal de contribuição anual ao plano, com base nos dados simulados, para atingir o teto do benefício fiscal.
- Valor restante a aportar (em laranja): Valor que o participante deveria realizar de aporte (contribuição eventual) ao plano, com base nos dados simulados, para maximizar o aproveitamento do benefício fiscal.
Em caso de dúvidas, clique aqui para acessar o FAQ sobre a ferramenta.
Fonte: Forluz, em 19.11.2024