Buscar:

Planos da Forluz seguem com retornos acima da meta no ano

Imprimir PDF
Voltar

Mesmo com a deterioração do cenário global em setembro, que impactou diretamente o mercado financeiro brasileiro, os planos da Forluz têm conseguido superar os desafios e entregar bons resultados. No acumulado do ano, a Fundação registra rentabilidades acima das metas estabelecidas.

Em setembro, os quatro perfis de investimentos dos dois planos (Ultraconservador, Conservador, Moderado e Agressivo) registraram rentabilidade muito próxima entre eles, fato raro de acontecer. Isto se deu, principalmente, devido ao desempenho próximo ao neutro das estratégias de maior risco, como a renda variável, o que resultou em menor impacto para os perfis, gerando retornos equilibrados entre eles.

Os dados econômicos divulgados recentemente indicam que teremos juros mais altos por mais tempo nas principais economias do mundo, fator que fortaleceu o dólar americano e resultou em um aumento da aversão ao risco, afetando negativamente as bolsas globais e ativos de renda fixa no mundo emergente.

No Brasil, o Ibovespa fechou o mês no patamar dos 116.565 pontos, apresentando rentabilidade de 0,71%. Esse movimento foi contrário ao das bolsas globais, que registraram queda. Em mais uma reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), tivemos um corte de 0,5% na taxa de juros, chegando agora ao patamar de 12,75% ao ano.

Seguimos monitorando as expectativas de juros, inflação e atividade (PIB) para os próximos meses, além de potenciais mudanças no direcionamento da política monetária dos Bancos Centrais. Os planos da Forluz seguem com uma postura mais conservadora, aguardando possíveis oportunidades que possam aparecer no mercado.

Confira abaixo os números dos planos e perfis em setembro:​

PLANOS

Rentabilidade

Plano A

0,68

Plano B

0,60

Taesaprev

0,51

PERFIS/Rentabilidades

Plano B

Taesaprev

Ultra

0,65

0,58

Conservador

0,59

0,52

Moderado

0,59

0,48

Agressivo

0,60

0,43

Vitalício

0,59

Para acessar o Boletim Mensal do Plano A, clique aqui.

Para acessar o Boletim Mensal do Plano B, clique aqui.

Para acessar o Boletim Mensal do Plano Taesaprev, clique aqui.

Fonte: Forluz, em 11.10.2023.