Buscar:

Notícias Forluz, em 11.08.2023

Imprimir PDF
Voltar

Forluz inicia segundo semestre com resultados positivos para os planos

Os investimentos da Forluz começaram o segundo semestre mantendo a performance positiva observada no final do período passado. A rentabilidade do mês de julho ficou acima da inflação e das metas estabelecidas para todos os planos previdenciários da Fundação. Embora o mercado financeiro siga exigindo cautela, o cenário é de leve otimismo para os próximos meses.

Entre os fatores que indicam essa melhoria de contexto, estão os indicadores do nível de atividade da economia americana, que surpreenderam positivamente no último trimestre e afastaram o risco de recessão. O Fed (Banco Central Americano) anunciou aumento dos juros em julho, mas a comunicação reforça a proximidade do fim do ciclo de aperto monetário. Por outro lado, a China segue desapontando em suas principais métricas de crescimento, ao passo que o governo já anunciou pacotes e intenções de suporte a setores-chave.

Já no Brasil, no início deste mês, houve o anúncio de corte de 0,5% na taxa básica de juros, marcando o começo do ciclo de afrouxamento monetário. A redução é de extrema importância para a sustentação do crescimento do país, da melhoria da situação fiscal e, principalmente, para aumentar o apetite ao risco nos investimentos. A taxa Selic vigente é de 13,25%, com uma expectativa de finalizar 2023 em 11,75%, e no final de 2024, atingir o patamar de  9%.

A volta dos trabalhos no Congresso neste mês reanima a pauta política, sobretudo no que diz respeito à agenda da reforma tributária, tema com impacto significativo na economia doméstica no médio/longo prazo.

Confira abaixo os números dos planos e perfis em julho:

PLANOS
Rentabilidade
Plano A
0,93%
Plano B
0,88%
Taesaprev
1,41%
PERFIS/Rentabilidades
Plano B
Taesaprev
Ultra
0,67%
1,02%
Conservador
0,97%
1,25%
Moderado
1,32%
1,56%
Agressivo
1,90%
2,06%
Vitalício
0,89%
 

Para acessar o Boletim Mensal do Plano A, clique aqui.​

Para acessar o Boletim Mensal do Plano B, clique aqui.

Para acessar o Boletim Mensal do Plano Taesaprev, clique aqui.​


Forluz promove evento online para tirar dúvidas sobre finanças pessoais

Você tem dificuldade de lidar com o seu dinheiro? Tem dúvidas sobre o orçamento doméstico e quer se organizar melhor e saber como o seu plano de previdência deve fazer parte deste planejamento? Então, temos um convite especial para você: no dia 24 de agosto (quinta-feira), às 15 horas, a Forluz promoverá um evento online com a especialista em finanças pessoais, Sara Marques.

Sara é formada em Ciências Atuariais e mestre em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais, com foco em Educação Financeira. Ela atuou durante 10 anos no segmento de previdência complementar fechada e, atualmente, se dedica à consultoria e produz conteúdo para esclarecer dúvidas e auxiliar pessoas a terem um futuro financeiramente mais seguro.

O bate-papo será realizado por meio da plataforma Zoom e, para participar, é necessário fazer a sua inscrição neste link. Durante o evento, a Fundação divulgará uma novidade de seu programa de educação financeira e previdenciária, Para Viver Melhor.

Contamos com a sua presença!

Fonte: Forluz, em 11.08.2023.