A Forluz informa que, em função de uma falha pontual no sistema, alguns participantes estão com dificuldades para requerer a parcela adicional por meio da Área do Participante. O erro afetou somente dois grupos de participantes: os assistidos que recebem simultaneamente dos Planos A e B; e os assistidos que recebem benefício na modalidade de Renda Conjugada do Plano B.
O procedimento está funcionando normalmente para os assistidos do Plano B, na modalidade financeira (Cotas).
A equipe de Tecnologia da Informação, juntamente com a empresa contratada que cuida desse sistema, já está trabalhando para corrigir o problema e a previsão é de que a situação seja normalizada em seis dias úteis. Vale lembrar que a solicitação da parcela adicional pode ser feita até o final deste mês de novembro e o valor é pago junto com o benefício, no mês de dezembro.
Ressaltamos ainda que esta situação não afeta participantes exclusivos do Plano A. Este grupo possui direito ao recebimento do 13º, que é automaticamente programado para dezembro.
Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento da Fundação está à disposição pelo 0800 090 90 90. Desde já, a Forluz pede desculpas aos seus participantes pelos eventuais transtornos causados.
O que é a parcela adicional?
A parcela adicional não é abono anual ou 13º. Essa parcela deve ser vista como uma retirada extra do saldo remanescente da conta de aposentadoria no mês de dezembro.
E como é calculado o valor da parcela adicional?
A parcela adicional corresponde ao mesmo valor da parcela variável paga em novembro.
Quem tem direito a solicitar a parcela adicional?
Todo participante assistido e beneficiário em gozo de MAT Temporária em Valor Variável (Cotas) e os participantes em Renda Conjugada (na parcela de Cotas) podem optar anualmente pelo recebimento da parcela adicional. A solicitação deve acontecer a cada ano, no mês de novembro.
Fonte: Forluz, em 01.11.2023.