Previc aprova alterações no regulamento do Plano CD I
O regulamento do Plano Eletrobras de Contribuição Definida I (Plano CD I) passou por importantes atualizações que visam trazer mais clareza, segurança jurídica e flexibilidade ao plano, sem afetar os direitos adquiridos dos participantes e assistidos.
Relacionamos, a seguir, as principais alterações que foram aprovadas pela PREVIC no dia 10/07/2025:
Inclusão de regras para reinscrição e reintegração no plano
Participantes que retornarem ao vínculo com a patrocinadora poderão se reinscrever no Plano CD I, conforme regras específicas que também contemplam os autopatrocinados e vinculados.
Nova estrutura para os institutos legais
Foi criado um capítulo específico (capítulo 7 – Institutos) para tratar dos institutos do Benefício Proporcional Diferido – BPD, Autopatrocínio, Portabilidade e Resgate, em conformidade com a Resolução PREVIC nº 23/2023.
Flexibilização no recebimento de benefícios
– Beneficiários que requererem pensão por morte poderão sacar até 25% do saldo, desde que não tenha se passado 10 anos do início de recebimento de benefício do aposentado e o aposentado não tenha integralizado o saque até 25%.
– O percentual mínimo para recebimento de renda mensal foi reduzido de 0,6% para 0,3% do saldo acumulado. A Opção pela alteração do percentual do benefício ocorrerá no mês de outubro com efetivação em janeiro no ano seguinte.
– Incluída a possibilidade de recebimento de Renda Mensal por Prazo Certo*.
*Importante: os atuais assistidos que optaram pelo tipo de renda com base no “Percentual do saldo” poderão alterar o seu tipo de recebimento para Renda Mensal por Prazo Certo até o dia 10/01/2026. O início da campanha para migração para a Renda Certa ocorrerá a partir de 01/08/2025.
Para visualizar o quadro comparativo contendo as alterações do regulamento do Plano CD I, clique aqui.
Para conferir como ficou o regulamento do Plano CD I na íntegra, clique aqui.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Participante da Eletros.
Concurso Cultural da Eletros 2025 promove reflexão sobre diversidade por meio da música
O Programa de Equidade e Diversidade da Eletros lança o Concurso Cultural 2025, cujo tema é “Sons da Diversidade”. A iniciativa tem como objetivo estimular a reflexão sobre inclusão e respeito às diferenças por meio da música, reconhecendo seu papel como ferramenta de expressão, diálogo e transformação social.
Neste ano, o formato do concurso convida os participantes a elaborarem uma playlist com quatro músicas que representem sua visão sobre respeito, empatia e justiça social. Cada faixa deve estar relacionada a um dos seguintes subtemas:
• Empoderamento das Mulheres
• Respeito à população LGBTQIAPN+
• Valorização das Raças Negras e Mestiças
• Inclusão de Pessoas com Deficiência
Além da seleção musical, os participantes deverão nomear a playlist e apresentar uma justificativa para cada música escolhida, explicando sua relação com os temas propostos.
Quem pode participar
Participante e aposentados da Eletros e profissionais da Fundação (empregados, terceirizados, estagiários e prestadores de serviços).
Premiação
As três playlists mais bem avaliadas, com base em critérios como coerência com o tema, criatividade e sensibilidade na abordagem, serão premiadas com os seguintes itens:
1º lugar: Smartwatch Motorola Moto Watch 70
2º lugar: Cafeteira Espresso Três Corações
3º lugar: Kit Grandes Mulheres + Fone de Ouvido JBL Sem Fio
Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 4 de agosto de 2025. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e aceitar os termos estabelecidos no regulamento.
Acesse aqui o regulamento completo do concurso.
Patrocinadora Eletrobras realiza mais um workshop com entidades convidadas
O Grupo de Trabalho do projeto de otimização das previdências do grupo Eletrobras, formado por representantes da Eletros, Elos, Fachesf, Previnorte e Real Grandeza, reuniu-se presencialmente nos dias 9 e 10 de julho na sede da Eletrobras no Rio de Janeiro. Na ocasião foi apresentada uma proposta inicial da estrutura de macroprocessos e de governança da nova entidade.
A Eletros, fundação multipatrocinada, com patrocinadores públicos e privados ressalta novamente que qualquer decisão sobre o assunto levará em consideração os interesses dos participantes de todas as patrocinadoras.
Qualquer novidade a Eletros informará por meio dos seus canais de comunicação oficiais.
Fonte: Eletros, em 14.07.2025.