Allianz Seguros impulsiona a economia circular com reciclagem de veículos sinistrados
Materiais como aço, alumínio, vidros e plásticos são despoluídos e enviados para indústrias, retornando à sociedade como novos produtos. Em 2024, a empresa reciclou 1,4 mil toneladas de lataria e 5,6 mil toneladas de vidros
A economia circular tem ganhado espaço no Brasil como solução sustentável para os desafios ambientais e econômicos em diversos setores, inclusive no mercado automotivo. Atenta a esse movimento, a Allianz Seguros, uma das principais seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, desenvolveu um sistema de reaproveitamento de materiais provenientes de veículos segurados que sofreram perda total ou parcial. No caso dos automóveis com perda total, a empresa registrou, entre 2023 e 2024, um aumento de 10% no volume de materiais destinados à reciclagem, alcançando 1,4 mil toneladas, o que demonstra um avanço significativo em seus processos sustentáveis.
As iniciativas da Allianz acompanham as tendências ESG. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) aponta que a reutilização de componentes pode reduzir em até 60% as emissões de gases de efeito estufa associadas à fabricação de novas peças. “Estamos constantemente buscando soluções inovadoras para ampliar nossa contribuição à economia circular, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a responsabilidade socioambiental no setor de seguros”, afirma Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros, Back Office e Contact Center da Allianz Seguros.
Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros, Back Office e Contact Center da Allianz Seguros / Crédito: Marcos Mesquita
Processo estruturado
Em linha com seu compromisso com a sustentabilidade, a Allianz Seguros adota procedimentos rigorosos. Nos casos de perda parcial, a empresa garante que os acordos com as oficinas referenciadas prevejam a destinação correta das peças e resíduos automotivos. Para cultivar as boas práticas, as oficinas passam por avaliações periódicas de infraestrutura e gestão, e os prestadores que tiveram o melhor desempenho recebem um ponto adicional no Programa de Relacionamento com Oficinas da companhia.
Em determinados casos de perda total, a Allianz aciona recicladoras especializadas para garantir o reaproveitamento adequado das peças. O processo inclui o transporte até a recicladora, onde os materiais são descontaminados, separados (aço, alumínio, vidros, plásticos, fios, estofados, entre outros) e encaminhados para indústrias como fundições, siderúrgicas e fabricantes de borracha. “O aço, por exemplo, é derretido e transformado novamente em matéria-prima, enquanto outros componentes retornam à sociedade em forma de novos produtos, como solados de sapatos e peças remanufaturadas. Ao final do processo, a recicladora emite um certificado de destinação do material, garantindo rastreabilidade e transparência na operação”, explica Roperto.
Outro destaque é a reciclagem de vidros provenientes de sinistros cobertos por garantia adicional. A Allianz, juntamente com empresas parceiras, realiza a separação de materiais como metal, borracha e PVB (polivinil butiral), garantindo que 100% da sucata gerada seja reaproveitada. Em 2024, foram recicladas 5,6 mil toneladas de vidros, destinadas principalmente à fabricação de novas embalagens para diversos setores.
Impacto social e perspectivas
Além de promover benefícios ambientais, a Allianz Seguros destina os recursos totais obtidos com a reciclagem à ABA (Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz), localizada na comunidade Santa Rita, zona leste de São Paulo, contribuindo diretamente para ações sociais e gerando impacto positivo na comunidade.
“Ao seguir os preceitos de ESG, adotamos uma abordagem integrada, na qual negócios, práticas ambientais e impacto social caminham juntos. Dessa forma, criamos um círculo virtuoso em que nossas iniciativas sustentáveis não apenas fortalecem a empresa e os parceiros, mas também geram efeitos positivos na ABA, o principal projeto social da Allianz”, diz Elysangella Nunes, superintendente de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da companhia.
Projeto “Me Seg”, do CSP Bahia, promove inclusão social por meio da capacitação em seguros
Live de lançamento do Projeto “Me Seg”, promovido pelo CSP Bahia
O Clube de Seguros de Pessoas da Bahia (CSP Bahia) acaba de lançar uma iniciativa com grande potencial de impacto social: o Projeto “Me Seg” que tem como objetivos a inclusão de pessoas no mercado de seguros e a capacitação dos cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social ou em busca de recolocação profissional, oferecendo formação gratuita e oportunidades reais de inserção no mercado de seguros.
O projeto foi lançado oficialmente no dia 29 de abril, em uma live transmitida pelos canais oficiais do CSP Bahia, com a participação do presidente da entidade, Antônio Daniel Mota, do vice-presidente, Ulisses Brito, da diretora Socioambiental, Patrícia Jacobucci, e do presidente do Instituto Maria Célia, Rafael Vinícius, que é corretor de seguros e parceiro da ação.
A primeira instituição apadrinhada pelo projeto, o Centro Fraterno Maria Célia, localizado em Salvador, cederá a infraestrutura e contribuirá com sua experiência em qualificação humana e profissional. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras à noite, a partir do dia 20 de maio, com duração de quatro semanas. Os cursos serão ministrados por professores voluntários do setor e terão conteúdo introdutório, com temas como noções gerais de seguros, atendimento ao cliente, empregabilidade, entre outras.
“O Projeto ‘Me Seg’ consiste em apoiar instituições filantrópicas não financeiramente, mas com a doação mais poderosa que podemos oferecer: o conhecimento. Nosso objetivo é preparar pessoas para uma nova chance no mercado, com foco na área de seguros. Ao final do curso, os participantes serão inseridos no nosso Banco de Talentos, facilitando sua conexão com corretoras, seguradoras e assessorias que buscam profissionais qualificados”, explica o presidente do CSP Bahia, Antônio Daniel Mota.
A iniciativa nasce alinhada à missão institucional do CSP Bahia de fomentar o desenvolvimento do setor e contribuir com a sociedade por meio da educação. Os alunos receberão, além do conteúdo técnico, orientações sobre inteligência emocional aplicada, técnicas de vendas e vivência prática em corretoras e seguradoras.
“O Centro Fraterno Maria Célia foi fundado com o propósito de promover transformação por meio da qualificação. Acreditamos que o desenvolvimento pessoal e profissional é o que realmente muda a trajetória das pessoas. Essa parceria com o CSP Bahia amplia nossa atuação e nos conecta a um mercado promissor e carente de novos talentos”, afirma o fundador do instituto, Rafael Vinícius.
Segundo a diretora do Clube, Patrícia Jacobucci, o projeto “Me Seg” reforça o compromisso da entidade com a inclusão social por meio da educação. “Ao capacitar jovens para o mercado de seguros, promovemos oportunidades reais de transformação de vidas”, acredita. A iniciativa foi desenvolvida por Jacobucci e pelas diretoras adjuntas, Adriana Dias e Cristina Sá.
Sobre o curso
A estrutura do curso contempla aulas teóricas e atividades práticas, como vivência em corretoras de seguros e visita técnica a seguradoras. A primeira turma contará com professores reconhecidos do mercado, como Carolina Moura, Gilberto de Jesus, Mariuchi Uzeda, Ulisses Brito, entre outros nomes experientes e engajados.
O projeto também conta com a força do Banco de Talentos do CSP Bahia, plataforma que conecta profissionais formados pela entidade às empresas do setor, funcionando como um elo entre qualificação e empregabilidade.
As inscrições para a primeira turma do Projeto “Me Seg” já estão abertas e devem ser feitas acessando aqui.
Seguradora ALM anuncia Cristiane Rassier como nova head de Marketing
A Seguradora ALM anuncia Cristiane Rassier como nova head de Marketing. Com experiência em gestão estratégica no digital, a executiva terá como principais atribuições as ativações da marca, a comunicação integrada e o gerenciamento dos perfis da companhia nas redes sociais.
É formada em Relações Públicas, com foco na área comercial. Construiu uma carreira focada em gestão de marketing para grandes empresas, além de atuações com marketing no setor de luxo e no mercado financeiro. Possui experiência em gerenciamento e organização de demandas para equipe de produção, na criação de planejamento para ações de marketing digital e eventos.
Dentre os projetos em desenvolvimento pela nova head de Marketing, está a implementação de novas ações no digital. O objetivo é aumentar o engajamento, impulsionar iniciativas junto aos clientes nas redes sociais e atingir as metas estabelecidas para o crescimento.
Edição 2025 do “Sou Segura Summit” será transformadora
A edição 2025 do “Sou Segura Summit”, marcada para os dias 24 e 25 de junho, será um evento impulsionador de lideranças femininas do mundo corporativo. Na prática, um movimento gigante feito por e para mulheres seguras, líderes e transformadoras.
Organizado pela Sou Segura, o encontro reunirá vozes de diversas lideranças com o objetivo de inspirar e equipar mulheres para que todas possam chegar ao topo.
A meta é ampliar as perspectivas da mentalidade empresarial, propagando a voz de mulheres que chegaram a cargos de comando e que compartilharão suas trajetórias e as oportunidades que as conduziram até lá.
Na plateia ou na plenária estarão mulheres plurais, que têm como propósito abrir caminhos para que outras cheguem aonde sonham.
O evento irá contar com o apoio de empresas que acreditam na equidade de gênero e no desenvolvimento da mulher na sociedade e no mercado de trabalho.
Serão dois dias de aprendizado, com palestras, workshops e networking, onde vamos explorar temas como estratégias de carreira, liderança feminina e muito mais.
As participantes terão uma experiência imersiva com palestras impactantes; workshops que fortalecem a carreira; networking que abre portas; e espaços de escuta, inclusão e protagonismo feminino.
Porque quando uma mulher avança, todas avançam!
O tema central do encontro será “Mulheres Seguras: Carreira, Liderança e Inclusão”.
O Teatro Belas Artes – localizado no Shopping Eldorado (Av. Rebouças 3.970 – Pinheiros – São Paulo – SP) – será palco do maior encontro de lideranças femininas do mundo corporativo, reunindo profissionais de diferentes áreas e trajetórias para dois dias de muito conteúdo, inspiração e conexões reais.
Vamos construir juntas o mercado que queremos ocupar!
Confira mais informações sobre o “Sou Segura Summit 2025” e faça sua inscrição neste endereço eletrônico.
As associadas da Sou Segura terão um desconto exclusivo para garantir o seu lugar nesse encontro imperdível.
Serão vendidos ingressos para um dia do evento (R$ 387,00) ou para os dois dias (R$ 747,00).
Esses valores poderão ser parcelados em até 4 vezes, sem juros.
Serviço
Data: 24 e 25 de junho
Local: Teatro das Artes, Shopping Eldorado, São Paulo – SP
“Conexão Futuro Seguro” vai sortear um carro zero km
A edição 2025 do “Conexão Futuro Seguro”, maior evento on-line do mercado, organizado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e a Escola de Negócios e Seguros (ENS), traz mais uma grande novidade para os corretores de seguros. Além de uma programação imperdível sobre as tendências e transformações do setor, será realizado, durante o encontro, o sorteio de um carro zero KM.
O sorteio, no entanto, é exclusivo para associados aos Sincors – adimplentes.
Então, se ainda não for associado, ou estiver inadimplente, o corretor de seguros deve procurar o seu sindicato o quanto antes para poder participar do sorteio e concorrer a essa premiação.
Inscrição
As inscrições para o “Conexão Futuro Seguro 2025”, que será realizado no dia 11 de junho, a partir das 16 horas, podem ser feitas acessando aqui.
Com o tema “Nova legislação, novos operadores e impactos para o setor de seguros”, o encontro contará com o apoio e patrocínio de grandes empresas e entidades do setor.
Vários especialistas, autoridades e lideranças do mercado irão discutir no “Conexão Futuro Seguro 2025” as mudanças regulatórias e operacionais e as novas leis que impactam diretamente a atuação dos Corretores de Seguros e o futuro da distribuição no mercado brasileiro.
A expectativa é que a iniciativa atraia um público expressivo, dada à importância dos temas que estarão em debate.
O “Conexão Futuro Seguro” se consolida, a cada edição, como o maior e melhor evento on-line voltado exclusivamente para os Corretores de Seguros, proporcionando atualização, capacitação, troca de experiências e construção de soluções para os desafios de um mercado em constante transformação.
Fonte: ENS, em 30.04.2025.