90% das seguradoras brasileiras devem investir em IA
generativa até o fim de 2025
Levantamento aponta que 9 em cada 10 empresas do mercado brasileiro planejam encerrar o ano investindo em IA generativa e impulsionar inovação no setor
O mercado de seguros no Brasil passa por uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço da inteligência artificial (IA) em diferentes frentes do negócio. Segundo levantamento da consultoria Next Move Strategy, cerca de 24% das empresas do setor já utilizam IA para otimizar processos como subscrição de apólices, avaliação de sinistros e precificação. Além disso, 9 em cada 10 companhias brasileiras planejam encerrar 2025 com investimentos consolidados em IA generativa, ampliando a inovação e a competitividade no setor.
O avanço tecnológico acontece em um mercado aquecido. Para se ter uma ideia, de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o setor arrecadou mais de R$ 176 bilhões nos primeiros cinco meses de 2025 em prêmios de seguros, contribuições à previdência aberta e títulos de capitalização, uma alta de 11,5% na comparação com o mesmo período de 2024.
Entre as empresas que já incorporaram IA ao dia a dia, está a Azos, insurtech especializada em soluções para seguro de vida, que se destaca como exemplo de aplicação estratégica e mensurável da tecnologia. A companhia desenvolveu três frentes de inteligência artificial voltadas para áreas-chave: Atende AI, para atendimento ao cliente e corretores; Monitora AI, para qualidade e processos chaves da companhia; e Betty, para design e comunicação de produtos.
No atendimento, a Atende AI já integra toda a equipe de suporte, corretores e cobrança, servindo como base de conhecimento para acelerar a resolução de demandas, dando mais consistência e velocidade nas respostas. Já a Monitora AI, voltada para qualidade, avalia 100% dos atendimentos, algo que tradicionalmente era feito de forma limitada.
“Em apenas 15 dias de uso, a companhia disponibilizou 2.284 tickets, ajudando a identificar padrões de comportamento, gargalos de processo e oportunidades de melhoria. Com ela, conseguimos reduzir drasticamente o tempo de seleção dos casos e padronizar a análise, trazendo mais imparcialidade e precisão”, explica Cló.
Implementada em fevereiro, a Betty tem registrado execuções bem-sucedidas com uma taxa de sucesso de 92,9%. A ferramenta é usada pelos times de Design e Produto e atua na criação de textos e conteúdos de UX. “A resposta é quase imediata, de segundos a poucos minutos, mudando um cenário de prazos que antes podiam chegar a duas horas. A IA libera o time para tarefas estratégicas. Ela não substitui o trabalho humano, mas multiplica nossa eficiência operacional”, afirma Rafael Cló, CEO da Azos.
As iniciativas já alcançam mais de 10 mil corretores e nasceram dos investimentos da companhia em soluções proprietárias para reinventar a experiência desses profissionais em todo o Brasil. “Seguimos investindo em tecnologia e nos próximos três anos prevemos triplicar o tamanho do time, ultrapassando a marca de 100 desenvolvedores de software. Existimos para servir bem e entregar as melhores soluções para parceiros e clientes, evoluções do stack de tecnologia são essenciais para chegarmos lá”, acrescenta o executivo.
Crescimento de investimentos em tecnologia nas organizações é irreversível
Para especialistas, a IA tende a se tornar componente indispensável nas operações das seguradoras, pois a capacidade de automatizar tarefas repetitivas, gerar insights a partir de grandes volumes de dados e oferecer respostas personalizadas cria vantagem competitiva em um mercado que busca eficiência e velocidade.
Para Rafael Cló, o uso de IA não é apenas automação, é estratégia de negócio. “Quem souber combinar tecnologia e capital humano vai sair na frente. Nossa experiência mostra que é possível usar inovação para aumentar produtividade, reduzir custos e elevar a qualidade do serviço, sem deixar de lado nossos parceiros, corretores e clientes”, comenta.
Grupo Bradesco Seguros é reconhecido pelo 4º ano como uma das Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas
O Grupo Bradesco Seguros foi novamente eleito, pelo quarto ano consecutivo, uma das empresas que melhor se comunicam com jornalistas, segundo a 15ª edição da pesquisa realizada pela Plataforma Negócios da Comunicação. O levantamento contou com a participação de profissionais de imprensa de todo o país, que indicaram espontaneamente as marcas mais consistentes no relacionamento com os veículos de comunicação.
A pesquisa abrange 30 setores da economia e reforça a importância da comunicação como um pilar essencial para a reputação corporativa.
“Receber esse reconhecimento, por mais um ano, é uma honra e um compromisso renovado. É, também, reflexo do que acreditamos: comunicação é presença, é estar aberto ao diálogo e construir relações que resistem ao tempo. Para nós, cada conversa com um jornalista é uma oportunidade de escutar, de somar olhares, mas principalmente de fortalecer a missão de ampliar a cultura de proteção no Brasil”, afirma Alexandre Nogueira, diretor de marketing do Grupo Bradesco Seguros.
Com as empresas vencedoras já definidas, a pesquisa entra agora em uma nova fase: a escolha dos 10 CEOs que melhor se comunicam com jornalistas. A votação está aberta e pode ser feita diretamente na plataforma da premiação.
A cerimônia de entrega dos troféus será no dia 23 de setembro, durante a 11ª edição do Prêmio Especialistas, que também reconhece os profissionais de imprensa mais votados por seus pares.
Em busca de um mundo mais sustentável, IBA realiza doação para a Associação Fernanda Bianchini
Foto: Divulgação
O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), engajado em ações de responsabilidade social, realizou uma doação para a Associação Fernanda Bianchini em São Paulo. O diretor de Saúde do IBA, Rafael Sobral e a atuária Mainara Cardoso, estiveram na sede da Associação no mês de agosto e entregaram uma contribuição do Instituto Internacional de Atuária (IAA), e aproveitou para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela entidade.
A Associação Fernanda Bianchini é exemplo de inclusão social, oferecendo aulas gratuitas de dança, teatro, canto e atendimentos terapêuticos a crianças, jovens e adultos com deficiências. Desde sua fundação, a instituição já transformou mais de 3.000 vidas através da arte, promovendo um poderoso movimento de inclusão social.
“As doações do IAA e do IBA visam fortalecer iniciativas como as da Associação Fernanda Bianchini, auxiliando na continuidade de seus programas e o atendimento de qualidade a seus alunos e familiares. A parceria reforça o compromisso de ambas as entidades com a promoção da dignidade humana e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, concluiu Sobral.
Fonte: ENS, em 25.08.2025.