OPIN e Fenacor ganham destaque internacional
O avanço do Open Insurance no Brasil chamou a atenção de uma importante voz internacional no tema. A pesquisadora britânica Marie Walker, especialista em dados compartilhados com consentimento e infraestrutura pública digital, mencionou o nome de Manuel Matos, vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), coordenador do Comitê de Open Insurance da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) e membro do Conselho de Administração da Escola de Negócios e Seguros (ENS), em uma publicação feita no LinkedIn nesta quarta-feira (23).
Na postagem, Marie Walker, que acompanha de perto o Open Finance e o Open Insurance, listou os profissionais e instituições que mais se destacaram em sua curadoria diária de conteúdos. Entre nomes internacionais, ela incluiu Manuel Matos, reforçando a relevância da atuação brasileira nesse cenário.
“Resumo rápido de hoje sobre o universo open… Chamaram (e mantiveram) minha atenção hoje: Ecommpay, ekko, Flend, Qwist, Luciano Coelho e Ricardo Felipe Custódio da Universidade Federal de Santa Catarina, e Manuel Matos”, escreveu.
A pesquisadora é fundadora e editora da plataforma open-conversations.org, na qual realiza divulgação das principais notícias, estudos e debates sobre inovação no setor financeiro e de seguros.
A menção reconhece o trabalho que Manuel Matos conduz como coordenador do Comitê de Open Insurance da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) e membro do Conselho de Administração da Escola de Negócios e Seguros (ENS).
A citação mostra que o Brasil está no caminho certo ao desenvolver um modelo de Open Insurance baseado em confiança, transparência e protagonismo dos Corretores de Seguros.
CSP-MG reúne beneméritas e corretores em mais uma edição de sucesso do Workshop Conhecer para Proteger
O CSP-MG realizou, no dia 17 de julho, no auditório do SindSeg MG/GO/MT/DF, em Belo Horizonte, o III Workshop Conhecer para Proteger – Série Especial 15 Anos, reunindo executivos das beneméritas Icatu Seguros, Asseg Assessoria de Seguros, BP Seguradora, PASI e Allianz Seguros e corretores parceiros para compartilharem histórias reais de empreendedorismo e superação no mercado de seguros de pessoas.
Com mediação do diretor do CSP-MG, Maurício Tadeu Barros Morais, o evento manteve o formato dinâmico das edições anteriores, promovendo uma rica troca de experiências entre os participantes.
A primeira apresentação ficou a cargo da Icatu Seguros, representada pela gerente de Negócios do Canal Vida Individual Pequenas e Médias Empresas, Fabiana Reis, que ressaltou os 30 anos de atuação da companhia e saudou o CSP-MG pelos 15 anos de contribuição ao mercado. Em seguida, o corretor parceiro Fabrício Rigueira Fernandes compartilhou sua trajetória. Engenheiro mecânico de formação, destacou que foi incentivado por um amigo a ingressar no setor e encontrou na Icatu o suporte necessário para expandir seu trabalho como planejador financeiro. “A Icatu é uma empresa pró-negócio, com uma gama ampla de produtos e um pós-venda ágil, que facilita nosso trabalho no dia a dia. Encontramos sinergia desde o início da parceria”, afirmou.
Maurício Tadeu Morais, diretor do CSP-MG, e João Paulo Moreira de Mello, presidente da entidade,
na abertura do evento que reuniu executivos das beneméritas e corretores parceiros – Foto: Arnaldo Athayde
Na sequência, o sócio-diretor da Asseg Assessoria de Seguros, Jader Pereira de Abreu Filho, enfatizou o compromisso da empresa com o desenvolvimento dos corretores, por meio de apoio constante, treinamentos e proximidade nas operações. A corretora parceira Márcia Leite destacou: “A Asseg realmente faz a diferença no nosso dia a dia. É um atendimento resolutivo, que nos dá segurança, agilidade e liberdade para focarmos nas vendas e no relacionamento com o cliente”.
Representando a BP Seguradora, o vice-presidente comercial Auto/Vida, Marco Antônio Neves, reforçou o caráter inovador da companhia, que é mineira e tem sede em Belo Horizonte, e se prepara para lançar, em agosto, seu primeiro produto de seguro de vida. “Nossa proposta é inclusiva, com um produto disruptivo que se diferencia pela ampla aceitação e acessibilidade, atendendo a real necessidade da população”, declarou. Antes, Arlesson Machado, da FF Assessoria em Seguros, comentou a evolução da seguradora e sua atuação diversificada: “A BP nasceu com uma proposta ousada e vem consolidando um ecossistema de soluções que tem conquistado o mercado”.
A gerente comercial do PASI, Vivianne Andreazzi, parabenizou o CSP-MG pelo modelo do evento, que, segundo ela, tem gerado trocas “valiosas” entre os profissionais. “O PASI hoje é um verdadeiro ecossistema de soluções que ampliam a qualidade de vida, a proteção e o bem-estar social”, comentou. A corretora Fabíola Dallarete, parceira desde a fundação do PASI, destacou a evolução constante da empresa: “Sou fã do PASI. Eles inovam o tempo todo e nos oferecem um leque de produtos que vão muito além do seguro de vida tradicional, entre eles a assistência psicológica, o seguro estagiário e o clube de vantagens”.
Encerrando as apresentações, a Allianz Seguros foi representada pela head de Vida, Roberta Bueno, que trouxe dados sobre o mercado e reforçou a necessidade de ampliar a cultura de proteção no Brasil. O corretor Fábio Guerra, em um relato emocionante, contou o episódio que o fez repensar sua atuação. “Um cliente faleceu e eu nunca havia oferecido o seguro de vida a ele. Isso me abalou profundamente e me fez decidir que jamais deixaria de ofertar proteção às famílias. Desde então, me tornei especialista em vida e previdência, com total apoio da Allianz”. Fábio encerrou com uma frase de impacto: “O maior patrimônio que alguém pode deixar à sua família é o seguro de vida”.
Ao fim do evento, o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, avaliou positivamente a iniciativa. “O evento foi extremamente produtivo. Esse novo modelo, com cases reais de corretores, tem se mostrado um sucesso a cada edição. Reforçamos mais uma vez nosso compromisso com a capacitação dos profissionais do mercado, preparando-os para o grande desafio que é aumentar a proteção securitária da população brasileira”, ressaltou.
Além do conteúdo técnico e inspirador, o workshop contou com café de boas-vindas, sorteio de brindes e emissão de certificados aos participantes. A ação integrou a programação especial em comemoração aos 15 anos do CSP-MG.
Onmed aposta em expansão no RS com lançamento de novo plano de saúde regional
Representantes da Onmed, ESB.Corp e Affiance celebram novo lançamento da operadora – Foto: Divulgação
A Onmed, operadora de planos de saúde com atuação estratégica no Rio Grande do Sul, acaba de lançar o produto Comfort, um plano que une ampla cobertura regional e preços competitivos para atender uma demanda crescente do mercado gaúcho.
Com abrangência superior aos demais produtos da grade comercial da operadora, o Comfort atende não apenas Porto Alegre e sua Região Metropolitana, como também importantes municípios do Litoral Norte do Estado e da Região do Vale dos Sinos — onde o destaque é a parceria com o Hospital Regina, de Novo Hamburgo, referência em qualidade assistencial na região.
A novidade reforça o posicionamento da Onmed como uma operadora comprometida com a inovação e a escuta ativa das demandas do mercado. “Desenvolvemos esse produto com base nas necessidades identificadas por nossos parceiros comerciais. Havia uma lacuna clara por um plano com cobertura mais ampla, sem perder a atratividade em preço. O Comfort nasce com esse DNA: entregar valor, rede de excelência e competitividade”, afirma o diretor Nacional de Vendas da Onmed, Frederico Nogueira.
Segundo o executivo, a expectativa da operadora é ambiciosa: crescer 50% em vendas com a chegada do novo plano, que está disponível em diferentes modalidades, oferecendo ao cliente a possibilidade de contratação com ou sem coparticipação, em acomodações apartamento ou enfermaria. Além da opção empresarial, o plano também poderá ser contratado na modalidade coletivo por adesão, por meio das administradoras parceiras Affiance e Qualicorp.
O evento de lançamento do novo produto aconteceu no dia 2 de julho, durante evento realizado no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reunindo corretores, executivos do setor, das administradoras, além de lideranças da própria operadora.
Pela Onmed, participaram Frederico Nogueira, responsável pela condução do evento e o diretor executivo da ESB.Corp, holding controladora da operadora, Raphael Loures. Representando a Affiance esteve presente a diretora comercial Fabiana Cardoso, e pela Qualicorp, o gerente regional, Marcelo Carvalho.
“O lançamento do plano Comfort marca a ampliação do portfólio da Onmed, alinhado à estratégia de expansão territorial e de fortalecimento da atuação junto aos corretores e canais parceiros. A empresa passa a oferecer ao mercado uma solução completa, acessível e aderente aos novos tempos da saúde suplementar”, conclui Nogueira.
Fonte: ENS, em 24.07.2025.