Buscar:

Notícias ENS, em 19.09.2025

Imprimir PDF
Voltar

Corretores recebem “Diploma de Honra ao Mérito” na Câmara Municipal de Goiânia

Foto: Divulgação

O Sincor-GO celebrou, nesta quarta-feira (17), o reconhecimento à categoria. Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Goiânia, Corretores de Seguros foram agraciados com o “Diploma de Honra ao Mérito”, proposta do vereador Lucas Vergílio, que também preside a Escola de Negócios e Seguros (ENS).

A solenidade reuniu autoridades e lideranças do setor, reforçando a relevância do mercado de seguros e a contribuição dos corretores para a economia e para a segurança das famílias goianas.

O presidente do Sincor-GO, Vinícius de Araújo Porto, destacou que a homenagem representa não apenas o reconhecimento público, mas também a valorização do papel estratégico da categoria.

“O Corretor de Seguros é um profissional que trabalha pela tranquilidade das famílias, orientando e oferecendo soluções que garantem proteção nos momentos mais difíceis. Esse diploma é um reconhecimento à nossa missão e à importância da nossa atividade para a sociedade”, afirmou.

Ele também ressaltou a força institucional do Sincor-GO e o compromisso da entidade com os associados:

“Esta conquista é de todos os corretores. O Sincor-GO continuará atuando para fortalecer a categoria, ampliar a visibilidade da profissão e garantir cada vez mais espaço e representatividade no Estado e em todo o Brasil”, completou Porto.

A vice-presidente social e de benefícios do Sincor-GO, Vera Campos, também foi homenageada e reforçou a importância do reconhecimento:

“Sou muito feliz em ser homenageada nesta ocasião pela nossa profissão. Principalmente por não termos muitas mulheres em nosso mercado. Agradeço ao vereador Lucas Vergílio por esta oportunidade”, destacou.

Compuseram a mesa da solenidade:

  • Jair Gonçalves da Cunha, representando Armando Vergílio dos Santos Júnior, secretário de Estado de Relações Institucionais (Serint) do Governo de Goiás e presidente da Fenacor;
  • Lucas Vergílio, vereador por Goiânia e presidente da ENS;
  • Giuliano Baeta, membro efetivo do Conselho Fiscal do Sindseg MG/GO/MT/DF, representando a presidente Andreia Padovani;
  • Vinícius de Araújo Porto, presidente do Sincor-GO.

Fonte: Gabinete do Vereador Lucas Vergilio


Nova Lei de Seguros impulsiona mediação online e redesenha relações no setor

A MediarSeg já encerrou mais de 5 mil processos por meio do acordo extrajudicial, negociou mais de R$ 215 milhões em tratativas e atendeu mais de 2 mil advogados

A partir de dezembro deste ano, o mercado de seguros nacional passará por uma transformação significativa com a entrada em vigor da Nova Lei de Seguros (Lei nº 15.040/2024). Mais do que um simples conjunto de regras, a legislação surge como um marco para modernizar e aprimorar a relação entre seguradoras e segurados, com um foco especial na segurança jurídica e na previsibilidade.

Historicamente, a complexidade dos contratos de seguro, muitas vezes repletos de termos complexos e técnicos, causam um cenário de alta litigiosidade. Essa judicialização excessiva sobrecarrega o sistema judiciário, que possui um volume de mais de 84 milhões de processos em tramitação, também desgasta a confiança do consumidor e eleva os custos operacionais para as companhias. A nova lei, ao sinalizar a importância de soluções rápidas e eficientes, oferece um novo caminho para as seguradoras: a mediação extrajudicial online.

A nova legislação de seguros reconhece o uso da mediação e de outras formas de resolução de conflitos. “A nova legislação fomenta o uso da mediação e de outros métodos adequados de solução de controvérsias, sinalizando, de forma clara, a urgência de abordagens que priorizem a celeridade, a eficiência e, sobretudo, a reconstrução das relações. Sendo assim, esse método de resolução de conflito se encaixa perfeitamente como uma excelente forma das seguradoras se adequarem ao marco legal dos seguros e, assim, mitigarem litígios”, explica Mírian Queiroz, advogada, mediadora e diretora da MediarSeg – empresa especializada em finalizar ações do setor securitário.

A nova legislação de seguros traz desafios claros, exigindo que as seguradoras se adaptem a um ambiente regulatório mais rigoroso. No entanto, ela também oferece uma oportunidade única para as companhias de seguros que buscam inovação e prezam por uma boa reputação. O instrumento jurídico não é apenas uma forma de cumprir a lei; ela é uma estratégia inteligente para mitigar litígios, reduzir custos e, mais importante, melhorar a reputação da cia. “O setor securitário lida com riscos e confiança, o diálogo, a boa-fé e a empatia são elementos fundamentais para preservar o vínculo entre seguradora e segurado. Por esse motivo, o método autocompositivo se destaca como uma solução efetiva, capaz de encerrar a disputa, atender às necessidades do cliente e mantê-lo na carteira “, destaca a mediadora.

Por trás da alta litigiosidade do mercado de seguros está, em grande parte, a própria natureza dos contratos securitários: cláusulas complexas, técnicas e frequentemente interpretadas de maneira errônea. “A nova lei reconhece esse desafio e propõe um redesenho que favorece soluções extrajudiciais mais eficazes, especialmente diante do crescente volume de disputas que sobrecarrega o Judiciário”, pontua.

Ao abraçar essa abordagem, as seguradoras podem se posicionar na vanguarda do mercado, demonstrando transparência e um compromisso com a eficiência e a justiça. A nova lei e a mediação online formam uma parceria estratégica, prometendo um futuro onde os conflitos no setor de seguros são resolvidos de forma mais célere, justa e com foco na preservação do relacionamento com o cliente.

MediarSeg: a chave para a eficiência no mercado de seguros Em um momento em que a nova Lei de Seguros aponta para a mediação como um dos pilares da modernização das relações securitárias, algumas seguradoras já estão alguns passos à frente. Nesse contexto, a MediarSeg se destaca como uma parceira fundamental, oferecendo uma expertise na resolução de conflitos para o setor de seguros, com resultados mensuráveis na desjudicialização de conflitos – transformando o que antes era visto como um gargalo em uma potente alavanca de valor. A empresa já encerrou mais de 5 mil processos por meio do acordo extrajudicial, negociou mais de R$ 215 milhões em tratativas e atendeu mais de 2 mil advogados.

Com uma atuação estratégica e alinhada à proposta regulatória do setor, a empresa colhe os frutos dessa abordagem. Um de seus principais clientes, uma companhia de seguros multinacional, tornou-se a primeira do país a receber o prêmio Conciliar é Legal, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – reconhecimento máximo do Poder Judiciário às boas práticas de resolução consensual de disputas. A mesma seguradora também foi contemplada com o Prêmio CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) pela transformação de sua jornada de resolução de conflitos a partir da mediação online.

A própria MediarSeg também foi reconhecida tanto pelo CNJ quanto pela CNseg, reforçando sua posição como referência na promoção de soluções céleres, efetivas e com alto grau de satisfação para todos os envolvidos – seguradoras, segurados, advogados e o próprio sistema de Justiça. “Esses prêmios são o reflexo de uma abordagem que prioriza a economia, a celeridade, a segurança jurídica, a colaboração e a reconstrução de relações, em vez de focar na disputa judicial. Sem dúvida, a mediação é o caminho”, finaliza Mírian Queiroz


Sou Segura inicia nova rodada de patrocínios para 2026

A Sou Segura inicia a campanha para entrada de novos patrocinadores e apoiadores. As cotas de patrocínio e ativações já estão disponíveis para as empresas interessadas em impulsionar o crescimento da representatividade feminina no ambiente corporativo.

Em 2026, a Sou Segura inovará em sua forma de colaboração, relacionamento com parceiros, adicionando flexibilidade e personalização na escolha de contrapartidas.

As patrocinadoras terão pontos para trocar pelas contrapartidas que melhor atendem as suas necessidades.

Há 6 cotas disponíveis, incluindo a nova cota “Citrino” desenhada para empresas de menor porte. São elas:

  • “Diamante” (com direito a 100 pontos);
  • “Rubi” (75 pontos);
  • “Safira” (55 pontos);
  • “Esmeralda” (35 pontos);
  • “Ametista” (25 pontos); e
  • “Citrino” (18 pontos).

Com esse novo sistema de pontuação, a empresa se beneficiará da contrapartida que melhor se encaixa em sua estratégia.

Juntos, Sou Segura e patrocinadores podem construir um ambiente com igualdade, inclusão e oportunidades para todos.

Sou Segura

A Sou Segura é uma entidade sem fins lucrativos que promove a equidade de gênero no mundo corporativo. Um movimento que já contou com a participação de dezenas de marcas ao longo dos anos e que representa mais de 50 mil mulheres.

Constituída por representantes de todo o mercado, incluindo seguradoras, resseguradoras, corretoras de seguros e de resseguros, prestadoras de serviços, escritórios de advocacia e empresas clientes dos mais diversos setores da economia, a Sou Segura consolida, a cada ano, sua posição de entidade líder no mercado de seguros com foco construção na equidade de gênero, inclusão, capacitação das profissionais – e crescimento do percentual de executivas que ocupam cargos de direção nas empresas do mercado.

A Sou Segura também propaga vozes de lideranças femininas que podem contribuir para inspirar e equipar mulheres para que todas possam chegar ao topo. São mulheres plurais, que têm o propósito de abrir caminhos para que outras cheguem aonde sonham.

É muito bom saber que essas novidades aumentam os investimentos da Sou Segura na capacitação das mulheres. Para o próximo ano, os patrocínios recebidos terão um foco ainda maior no impacto direto de mulheres.

Para saber mais sobre a campanha de patrocínio 2026 da Sou Segura entre em contato pelo e-mail: diretoria@sousegura.org.br.


Aconseg-RJ estará presente no CONEC 2025

Entidade é uma das patrocinadoras do evento

A Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ) participará do CONEC 2025, que acontece de 25 a 27 de setembro, em São Paulo, um dos maiores eventos do mercado de seguros do Brasil, e destaca que, neste ano, sua participação terá um significado ainda mais especial: pela primeira vez, a entidade será patrocinadora oficial do evento, em conjunto com as demais Aconsegs do país.

Segundo o presidente da Aconseg-RJ, Luiz Philipe Baeta Neves, a iniciativa reforça a importância de posicionar as assessorias em sintonia com os principais movimentos do setor.

“Estar como patrocinadores oficiais do CONEC, lado a lado com as demais Aconsegs, é um marco para nossa categoria. Esse passo demonstra a força e a relevância das assessorias no mercado e reforça o nosso compromisso com os corretores de seguros”, destacou.

Luiz Philipe Baeta Neves / Foto: Divulgação

Estande

O espaço exclusivo das Aconsegs no evento foi projetado para oferecer integração e proximidade com os corretores. Um grande painel exibirá depoimentos dos presidentes das seguradoras parceiras, valorizando o relacionamento das assessorias com as companhias e mostrando a importância dessa união para o desenvolvimento do setor.

Além disso, a programação contará com sorteios de brindes oferecidos pelas seguradoras e um espaço acolhedor, preparado para receber corretores, parceiros e visitantes com comidas e bebidas. Outro destaque será a participação unificada das assessorias do Rio de Janeiro, que estarão representadas de forma institucional, todas com camisas polo personalizadas. “Criamos um ambiente de acolhimento, de troca e proximidade. Nosso estande será um espaço de encontro, mas também de reconhecimento do papel fundamental dos corretores no mercado”, afirmou o presidente da Aconseg-RJ.

A Aconseg-RJ acredita que o CONEC 2025 será um marco para as assessorias. “Convidamos todos os corretores e parceiros a visitarem nosso estande e compartilharem esse momento histórico conosco. Temos certeza de que será uma experiência inesquecível”, concluiu Luiz Philipe Baeta Neves.


CSP-MG promove V Workshop Conhecer para Proteger com histórias inspiradoras

O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) realizou, no dia 16 de setembro, no auditório do SindSeg MG/GO/MT/DF, em Belo Horizonte, o V Workshop Conhecer para Proteger, parte da Série Especial de Workshops 2025 que celebra os 15 anos da entidade.

Com o tema “Histórias de sucesso: experiências que inspiram”, o encontro reuniu beneméritas do Clube e corretores convidados que compartilharam suas trajetórias no mercado de seguros de pessoas, ressaltando o papel transformador da profissão.

Representando a Capemisa Seguradora, a gerente comercial da Sucursal Belo Horizonte, Denize Gonçalves Pena, destacou a relevância do trabalho dos corretores na missão de proteger vidas. Já o corretor Sinézio Gladstone da Silva Melo emocionou o público ao relembrar sua trajetória de superação pessoal e profissional até consolidar sua corretora no grupo de elite da companhia.

Encontro reuniu dirigentes do CSP-MG, executivos das beneméritas, corretores de
seguros e representantes do Sincor-MG e do Movimento Minha Vida Protegida / Foto: Arnaldo Athayde

O Sincor-MG esteve presente com o diretor Jefferson Chadid, que relatou o processo de reconstrução e fortalecimento institucional do Sindicato, e o corretor Vicente Velazquez, que ressaltou a importância do projeto Corretor na Real, segundo ele, “um divisor de águas” na relação da entidade com os profissionais e a sociedade.

Pela SulAmérica, a superintendente regional MG/RJ/ES e Sul, Juliana Queiroz, enalteceu o valor das histórias pessoais como inspiração para o mercado, enquanto a corretora Regiane Keila Lopes Alves compartilhou sua experiência de resiliência e dedicação até se firmar como especialista em seguros de vida.

O Movimento Minha Vida Protegida foi representado pela corretora Marilia Rabelo, que reforçou o papel social do seguro de vida como ferramenta essencial de proteção e inteligência financeira. Em seu depoimento, destacou a necessidade de uma mudança de mentalidade no País para ampliar o acesso da população à proteção securitária.

Ao final do encontro, o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, celebrou os resultados. “Saímos deste evento com o sentimento de dever cumprido. Nos emocionamos, aprendemos e crescemos muito com tantas histórias inspiradoras. São exemplos que valorizam a profissão de corretor de seguros e mostram seu impacto transformador na vida das pessoas”, afirmou.

A condução do workshop ficou a cargo do diretor do CSP-MG, Maurício Tadeu Barros Morais, que realizou a mediação de forma profissional e dinâmica, garantindo a fluidez e o engajamento do público durante todo o evento.

Próximos eventos

No dia 2 de outubro, será realizado o 12º Encontro do CSP-MG/FenaPrevi, com a presença do presidente da Federação, Edson Franco. Já no dia 16, a entidade vai promover o VI Workshop Conhecer para Proteger com participação das beneméritas HDI Seguros, Sabemi, Grupo A12+, SindSeg MG/GO/MT/DF, masterClassic e Zurich, além dos corretores convidados.

Fonte: ENS, em 19.09.2025.