Buscar:

Notícias ENS, em 15.08.2025

Imprimir PDF
Voltar

Novos talentos para o mercado de seguros

O Programa Amigo do Seguro (PAS), iniciativa de responsabilidade social da Escola de Negócios e Seguros (ENS), formou mais uma turma, a primeira de 2025. Com 39 alunos aprovados, a cerimônia de formatura aconteceu na última segunda-feira, 11 de agosto, no formato híbrido, reunindo jovens nas unidades do Lar Fabiano de Cristo (LFC), parceiro da ENS na ação.

O evento contou com a presença da gerente de Ensino da ENS, Simone Maiello; da coordenadora de Ensino, Andreia Justo; de autoridades e representantes das instituições parceiras, como CAPEMISA Seguradora, Associação Clube Salutar, Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e CNseg; além dos professores da Escola, Ildebrando Neres e André Peres, e familiares dos formandos.

Talentos de Norte a Sul

Os jovens participantes, todos matriculados no ensino médio de escolas públicas, vieram dos estados do Amazonas (Manaus), Ceará (Caucaia), Minas Gerais (Belo Horizonte), Pará (Belém), São Paulo (Caçapava) e Santa Catarina (Florianópolis).

Casa de Cirilo / Caçapava (SP)

Casa de José / Belém (PA)

Casa de Arnaldo São Thiago / Florianópolis (SC)

Durante a solenidade de entrega dos diplomas, a formanda Paula Nicolly Amaral, da Casa Joana de Ângelis do LFC, localizada na capital manauara, compartilhou sua experiência no programa, destacando a oportunidade de iniciar uma carreira. “Não tinha nenhum conhecimento da área de seguros e foi através desse curso que tive a chance de ampliar meus horizontes e, agora, de ingressar em uma boa empresa”, disse.

Paula Nicolly Amaral, na ponta direita, formanda do PAS 2025 na
Casa Joana de Ângelis, do LFC, em Manaus (AM) – Foto: Divulgação

Além de Paula, parte dos alunos estão sendo recrutados para entrevistas em empresas do setor. Os Sindicatos dos Corretores de Seguros (Sincors) de cada estado também estão em contato com os formandos para apoiá-los na entrada em corretoras de seguros e demais companhias locais.

Sobre o PAS

Criado em 2002, o programa Amigo do Seguro (PAS) já beneficiou mais de 3,6 mil jovens, em mais de 130 turmas realizadas nas cinco regiões do País. Para muitos deles, a iniciativa representou o primeiro contato com o mundo profissional e se consolidou como oportunidade de inserção no mercado de trabalho.


ENS marca presença no XVI Seminário de Gestão de Riscos e Seguros

A professora da ENS, Renata Furtado, e a diretora de Ensino da Instituição, Maria Helena Monteiro,
no estande da ENS durante o evento – Foto: Reprodução LinkedIn

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) teve participação de destaque no XVI Seminário de Gestão de Riscos e Seguros, organizado pela Associação Brasileira de Gerência de Risco (ABGR). Realizado em São Paulo (SP), nos dias 12 e 13 de agosto, o evento teve como tema central “O gerenciamento de riscos nas organizações e o marco legal do mercado de seguros”.

A diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteio, foi uma das debatedoras da Plenária 3, “Educação: A Importância do Desenvolvimento Profissional e Cultural no Mercado de Seguros”, que aconteceu no segundo dia. O painel também contou com Ney Ferraz Dias, presidente da FenSeg e diretor-presidente da Bradesco Auto/RE, e Walter Polido, mestre em Direito e árbitro em Seguros e Resseguro. A moderação foi feita por Vanessa Mota de Souza, diretora da ABGR e responsável pela área de Seguros na Comerc Energia.

Em suas intervenções, Monteiro destacou as transformações e os desafios que estão moldando o setor, ressaltando fatores que impulsionam essas mudanças, como os riscos climáticos. De acordo com dados citados por ela, as perdas globais associadas a fenômenos naturais somaram US$ 368 bilhões, dos quais US$ 145 bilhões pagos em indenizações pelo mercado segurador.

Foto: Reprodução LinkedIn

Conhecimento para redução de lacunas

Encontros como o da ABGR, segundo a diretora, são essenciais para discutir temas urgentes e que envolvem os segurados. A executiva reforçou a qualificação de excelência como pilar fundamental para o futuro do setor, destacando a ENS como fonte de conhecimento para o crescimento do mercado e para a redução de lacunas securitárias.

A Escola contou ainda com espaço na feira de negócios, onde divulgou programas educacionais aderentes à temática do evento e promoveu ações de relacionamento.

Além de Maria Helena Monteiro, estiveram presentes pela ENS a coordenadora Comercial, Janine Couto, a colaboradora da área Comercial, Tuany Almeida, e professores e coordenadores acadêmicos, como Liliana Caldeira, Renata Furtado, Daniela Paschoal, Juliano Rodrigues Ferrer, Bárbara Bassani e Camila Calais.

Tuany Almeida e Janine Couto

Ao centro, a professora Daniela Paschoal e a presidente do Sincor-PA, Margarete Braga, no espaço da ENS no evento

Maria Helena Monteiro com a presidente da Fenaber, Rafaela Barreda (centro) e o presidente do Sincor-GO, Vinicius Porto

Maria Helena Monteiro e Margarete Braga

 


Grupo Bradesco Seguros é destaque nos rankings GPTW Rio de Janeiro, Saúde e Barueri e região

O Grupo Bradesco Seguros foi reconhecido mais uma vez pela consultoria global Great Place to Work (GPTW), figurando em três importantes rankings que destacam empresas com os melhores ambientes corporativos do país. As premiações, realizadas entre os dias 22 de julho e 5 de agosto, reforçam o compromisso da companhia com o bem-estar, o desenvolvimento e a valorização de seus profissionais.

Nos rankings regionais, a companhia se manteve entre as melhores empresas para trabalhar, figurando pelo quinto ano consecutivo entre as premiadas no Rio de Janeiro, e pelo nono ano consecutivo em Barueri (SP). Já no ranking setorial de Saúde, o Grupo foi reconhecido pelo segundo ano seguido pela excelência em práticas voltadas à experiência dos funcionários.

Para Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros, as conquistas refletem uma jornada coletiva: “Esses reconhecimentos traduzem nosso compromisso diário em construir um ambiente saudável, colaborativo e inspirador. Promovemos práticas que fortalecem nossa cultura, guiada pela centralidade nas pessoas, conexão entre áreas e consistência nas entregas – sempre com foco no crescimento sustentável.”

Ao ser novamente reconhecido pela GPTW, o Grupo Bradesco Seguros reafirma sua convicção de que o capital humano é o principal pilar da inovação e da excelência corporativa, fortalecendo vínculos internos e consolidando sua posição entre os empregadores mais admirados do setor.


Grupo Exalt investe em expansão e revela nova estratégia para o mercado

Com foco na expansão e na apresentação da nova proposta de valor, o Grupo Exalt anunciou um novo posicionamento, solidificando sua atuação como uma aceleradora para corretores e empresários do setor. A estratégia de expansão já foi iniciada e apresentada aos parceiros em dois eventos realizados em agosto.

No dia 7 de agosto, o Exalt Next recebeu os associados em Indaiatuba, São Paulo. Na ocasião, a nova proposta de valor foi detalhada, oferecendo um ciclo de benefícios para impulsionar e acelerar as corretoras do grupo.

A nova jornada foi apresentada aos executivos das seguradoras, no dia 14 de agosto, em São Paulo. A empresa se posicionou como um hub capaz de potencializar os negócios das companhias, canalizando suas demandas para a rede de corretores associados.

“Estamos em um momento de transformação. Agora, atuamos como um hub onde as seguradoras se conectam, e as negociações são impulsionadas diretamente pelos corretores associados do grupo. Criamos uma série de canais para que nossos parceiros possam potencializar sua rentabilidade ao empreender. Com o fim da primeira fase de implantação do projeto de expansão, afirmo que já concluímos uma etapa importante de crescimento”, explicou o CEO do Grupo Exalt, Alexandre Federman.

A iniciativa transforma o potencial de um simples grupo de corretores em uma aceleradora de negócios. A proposta de valor está alinhada com as necessidades dos corretores e das seguradoras parceiras, para potencializar o aumento na demanda de novos negócios e na rentabilidade relacionada à comercialização de apólices.

“Parabéns ao Grupo Exalt por este novo momento de expansão e inovação. O rebranding e a estratégia de qualificação mostram a força e a visão de futuro da empresa. Seguimos com a MAPFRE para fortalecer nossa parceria e gerar grandes resultados. Sucesso, Alexandre, para você e todo o time!”, declarou Karine Brandão, diretora Executiva do Canal Corretor.

O Grupo Exalt reforça o seu compromisso de oferecer suporte e ferramentas que ajudem seus associados a prosperar no mercado. O novo modelo é focado no desenvolvimento do negócio, na capacitação e na busca por resultados sustentáveis, consolidando a empresa como um pilar de inovação no setor.

O diretor de Desenvolvimento de Produtos e Dados da MetLife Brasil, Jaime Neto, compartilhou suas expectativas em relação à nova fase do Grupo Exalt. “Espero que novos ramos, novos negócios, parcerias e setores nos quais a Exalt ainda não atua sejam explorados. Que novos corretores de outras regiões se juntem ao grupo, trazendo diversidade, o que, acredito, impulsionará o potencial e a produção da empresa no mercado nos próximos anos”, concluiu.

Fonte: ENS, em 15.08.2025.