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Notícias ENS, em 15.07.2025

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TV Fenacor: Manuel Matos aponta avanços do OPIN

A TV Fenacor lançou, nesta terça-feira (15), o quarto episódio de sua série de entrevistas, trazendo uma conversa exclusiva com o 1º vice-presidente da Federação, Manuel Matos, que também é coordenador do Comitê de Open Insurance da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) e conselheiro da Escola de Negócios e Seguros (ENS).

Gravada no estúdio da ENS, no Rio de Janeiro, a entrevista mostra uma visão estratégica e acessível sobre os impactos do Open Insurance na atuação dos Corretores de Seguros e na experiência do consumidor brasileiro.

Ao longo da entrevista, Matos destaca como a implementação do Open Insurance, alinhada ao movimento do Open Finance, está redesenhando o mercado de seguros.

Ele aponta como o novo ecossistema impulsiona a personalização de produtos, amplia a transparência nas ofertas e fortalece o papel consultivo dos corretores, que passam a atuar com base em dados consentidos pelos próprios clientes.

“O Open Insurance é um ecossistema que interliga clientes, corretoras e seguradoras e, ao mesmo tempo, uma infraestrutura que possibilita o compartilhamento consentido de dados entre esses atores sempre em benefício do consumidor”, afirma Matos. Ele ressalta que os corretores que compreenderem e se adaptarem a essa nova realidade estarão melhores posicionados para oferecer valor agregado e ampliar sua relevância no mercado.

Durante a conversa, Matos detalha o estágio atual do OPIN, que avança para a conclusão da segunda fase, voltada ao compartilhamento de dados de apólices, e caminha em direção à fase transacional, que contemplará cotações, endossos, emissões e até mesmo o aviso de sinistro. “É uma construção. Uma infraestrutura que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos para beneficiar todo o ecossistema segurador. Isso vai transformar o mercado para melhor”, afirma.

A entrevista também aprofunda temas como a atuação das SPOCs (Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente), a proteção de dados, a segurança digital e os projetos-piloto já em andamento, que prometem facilitar desde a contratação de seguros até a portabilidade de planos de previdência privada.

Matos ainda aborda a integração entre Open Banking e Open Insurance, formando o Open Finance. “A tendência natural é que seja Open Tudo. Esse conceito tende a se difundir por todos os segmentos da economia e da sociedade”, avalia.

O episódio já está disponível no canal da TV Fenacor no YouTube.

Assista, compartilhe e acompanhe as transformações que estão moldando o futuro da distribuição de seguros no Brasil!


Presidente do CCS-RJ é a primeira entrevistada do programa Histórias de Valor

Fátima Monteiro fala sobre a sua vida de luta, desafios e muitas vitórias

O programa Histórias de Valor faz parte da programação da TV Planos Seguros e é apresentado por Sonia Marra, presidente do CVG-RJ. Um espaço, segundo a apresentadora, para conversar com pessoas que possam inspirar outras pessoas através do seu relato de vida, carreira, sonhos, propósitos e espiritualidade. “São pessoas que tocam o coração e mostram caminhos. Por isso, a nossa primeira entrevistada é uma pessoa muito especial para mim e para o mercado de seguros: querida, conhecida, competente e cheia de garra e força”, explica Sonia.

Fátima Monteiro, por sua vez, reconhece em Sonia Marra “uma amiga e, principalmente, uma batalhadora que como eu entrou no mundo eminentemente masculino do mercado de seguros”. No decorrer do programa ela fez um relato completo de como galgou espaço no mercado de seguros depois de se aposentar do Banerj.

Fátima Monteiro, presidente do CCS-RJ (E) e Sonia Marra, presidente do CVG-RJ (D) – Foto: Divulgação

Entre as lutas mais desafiadoras está a que travou com sua filha mais velha, Flávia, que foi diagnosticada com ELA, em 2018, e veio a falecer em maio deste ano. “Nunca perdi a fé. Temos que ter fé e esperança. Agradecia a Deus por ela estar conosco e hoje agradeço a Deus, porque sei que ele caminha com ela”, relatou emocionada. A executiva disse também que enfrenta adversidades desde os quatro anos quando os seus pais se separaram e ela foi para um colégio interno. Mas a experiência só serviu para que Fátima se fortalecesse mais ainda. Fez faculdade de Comunicação trabalhando para pagar a faculdade e chegou a trabalhar numa agência de publicidade, mas fez concurso para o Banerj e passou. Com apenas 18 anos iniciou uma carreira brilhante no banco e depois na seguradora da organização. “Cheguei a dar aulas à noite na Assessoria de Comunicação do banco”.

A experiência profissional na Banerj Seguros, fez com que Fátima se interessasse pelos seguros e decidiu fazer o curso na Funenseg, hoje, Escola de Negócios e Seguros (ENS). “Gostei muito e quando me aposentei resolvi abrir a corretora e começar a atuar no setor. Ninguém sabia trabalhar com seguro garantia, mas eu tinha muita experiência dado ao meu trabalho na Banerj Seguros. Vi que havia um filão neste segmento. Foi uma luta mostrar as seguradoras que podiam trabalhar com os órgãos públicos, mas consegui. Depois resolvi focar em Vida e hoje temos projeto com a Polícia Militar chamado Polícia Protegida. Fazemos palestras sobre o assunto, a minha corretora, a Flanci, está na intranet da PM. Trabalhamos com o SEAP, Bombeiros e Polícia Civil também. Atualmente, abraçamos todos os segmentos de seguro”.

“O seguro é um segmento punjante, tem um PIB magnífico, mas as pessoas não o conhecem, não participam”. Por isso, ela ressalta a importância da atividade do corretor de seguros. “Eu tenho orgulho de ser corretora”.

A líder do CCS-RJ revelou ainda que o Clube desenvolveu um projeto semelhante ao “Jovem Aprendiz”, voltado para o seguro. “Queremos estimular os jovens para abraçar as carreiras do mercado de seguros”, afirmou.

A primeira parte desta entrevista está disponível aqui.


Profissionais brasileiros de seguro de vida ganham destaque global
em evento da MDRT com participação recorde

Felipe Sousa é nomeado Zone Chair da MDRT na América Latina; participação no Brasil mira expansão para 500 membros até 2027

O Brasil marcou presença histórica na Annual Meeting 2025 da Million Dollar Round Table (MDRT), maior evento global de excelência em seguros de vida e planejamento financeiro, realizado entre os dias 22 e 25 de junho, em Miami Beach, Estados Unidos. Ao todo, 213 profissionais brasileiros participaram do encontro, representando um crescimento expressivo frente ao total de 288 membros brasileiros atualmente ativos na associação.

Profissionais brasileiros de seguros de vida pna Reunião Anual MDRT em Miami

“Estamos vendo se tornar realidade o sonho de colocar os brasileiros entre os maiores especialistas em seguros de vida de todo o mundo”, celebra Felipe Sousa, que encerra sua gestão como Country Chair Brazil da MDRT com resultados recordes — e inicia agora um novo ciclo como Zone Chair da MDRT na América Latina até 2027.

Com o tema “Make the Most of It” (Aproveite ao Máximo), o evento reuniu milhares de profissionais de mais de 70 países. A programação incluiu palestras com referências mundiais como Inky Johnson (resiliência e propósito), Molly Fletcher (mentalidade de alta performance) e Sharon Gai (inovação e inteligência artificial). Os conteúdos abordaram desenvolvimento pessoal e profissional, liderança ética, inteligência emocional e estratégias de prospecção e fidelização no mercado de seguros.

Além de painéis técnicos, fóruns regionais e sessões de networking, a agenda contou com ações sociais da MDRT Foundation, como o programa filantrópico em parceria com a Seva Foundation.

“Este ano mostramos ao mundo a nossa força. Fomos 213 brasileiros presentes, e juntos fizemos história. O Brasil não está mais ao lado dos melhores do mundo — nós somos parte dos melhores do mundo. Agradeço imensamente às seguradoras que acreditaram nesse movimento de qualificação do mercado e aos corretores que investiram em sua evolução profissional”, declarou Felipe Sousa. Ele fez questão de mencionar as companhias MetLife, Icatu, Porto, MAG, Prudential, Omint, XP, Bradesco, Azos e Centauro, que apoiaram e levaram seus parceiros ao encontro.

Brasil rumo aos 500 membros e novo desafio continental

A nova missão de Felipe Sousa será liderar o desenvolvimento da MDRT em toda a América Latina, abrangendo 20 países e mais de 2.500 membros ativos, com foco em expansão e qualificação profissional. “Nosso objetivo é ampliar esse número significativamente, promovendo a cultura da excelência no seguro de vida por toda a região”, afirma.

No Brasil, os esforços de interiorização da MDRT já apresentaram resultados. “Recentemente estive em Belém do Pará, onde até então havia apenas um membro ativo da MDRT. Nessa visita, encontrei pelo menos 10 profissionais com produção suficiente para se tornarem membros. Isso mostra o potencial de crescimento em praças que ainda não conhecem a fundo o movimento”, conta.

Felipe também destaca que, ao assumir a presidência latino-americana, o Brasil seguirá sendo prioridade estratégica.

“Estar no Brasil, conhecer o mercado de perto e estar conectado com as MDRT Companies e os corretores nos permitirá promover ainda mais iniciativas sob medida, inspiradas nas melhores práticas internacionais”, afirma.

Felipe Sousa, Zone Chair MDRT América Latina

“Vamos trazer mais conteúdo, novas ideias e um olhar mais global para o corretor brasileiro.” A expectativa para 2026 é otimista: o Brasil caminha para ultrapassar a marca 300 membros da MDRT e planeja chegar a 500 em 2027 — consolidando-se como uma das potências mundiais no movimento de excelência em seguros de vida.


Grupo Exalt anuncia nova jornada para o mercado de seguros com o
início de uma proposta de valor inédita

O Grupo Exalt, com 72 corretoras associadas, mais de 210 mil segurados e R$ 620 milhões em prêmios anuais emitidos, anuncia o lançamento da nova Exalt, com o evento Exalt Next. A empresa inicia uma operação projetada para atender às demandas de uma nova era de transformação para o mercado de seguros.

No dia 07 de agosto, o Exalt Next vai receber seus associados, em Indaiatuba. Será uma oportunidade para os corretores acessarem novos serviços, participarem de palestras e painéis focados em auxiliar o aumento da demanda por novos negócios, além de se encontrarem com profissionais qualificados do setor.

E no dia 14 de agosto, acontece um encontro exclusivo com os CEOs e a diretoria executiva das seguradoras, com a proposta de apresentar a nova marca, alinhar as estratégias de comunicação e fortalecer as parcerias. Nesse evento o grupo Exalt vai apresentar o seu novo posicionamento e a sua nova proposta de valor.

Alexandre Federman, CEO do Grupo Exalt, enfatiza que o Exalt Next é direcionado a um público que projeta o crescimento, com foco em traçar metas e colocá-las em prática, rumo à ascensão.

“O Exalt Next é para corretores empreendedores, focados no crescimento dos seus negócios. Vamos apresentar as principais estratégias para os líderes que almejam a rentabilidade em larga escala, na carteira. É para os profissionais que não se contentam com o óbvio e buscam novos desafios”.

O lançamento reafirma o novo posicionamento como um agente de mudança, oferecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para que seus parceiros prosperem em um cenário de constantes transformações. O Exalt Next conduz o início de uma nova fase onde a inovação, a qualificação e o desenvolvimento são os pilares centrais da atuação do Grupo Exalt.


CSP-MG impulsiona capacitação no setor com curso da ENS voltado à
venda de seguros e planos de saúde

6 15072025

Nos dias 8 e 9 de julho, o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), realizou o curso “Técnicas de Vendas para Seguros e Planos de Saúde”, reforçando o compromisso da entidade com a qualificação técnica e o desenvolvimento profissional do mercado. A capacitação foi conduzida pelo professor e corretor de seguros Leandro Giroldo.

Com conteúdo voltado a corretores e profissionais que atuam com planos e seguros de saúde – tanto no atendimento a pessoas físicas quanto jurídicas –, o curso abordou temas como marketing digital, planejamento de vendas, funil de vendas, vendas consultivas, relacionamento com o cliente, pós-venda estratégico, entre outros tópicos fundamentais para o aprimoramento das técnicas comerciais no setor.

“O CSP-MG tem como missão fomentar o desenvolvimento do mercado de seguros de pessoas, e uma das nossas prioridades é oferecer cursos com aplicação prática e imediata, que agreguem valor ao dia a dia do corretor. Essa parceria com a ENS é fundamental para seguirmos promovendo capacitação de qualidade e conteúdo relevante”, afirmou o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello.

Durante os dois dias de curso, os participantes puderam interagir com o instrutor e compartilhar experiências do cotidiano comercial, o que tornou a troca de conhecimento ainda mais enriquecedora. A aula atraiu profissionais de diversas regiões do estado e do país, reforçando o alcance da ação.

Para o diretor do CSP-MG, Maurício Tadeu Barros Morais, que acompanhou todo o curso, a experiência superou as expectativas. “Este curso marca a participação do CSP-MG no cumprimento de sua missão de promover o desenvolvimento dos seguros de pessoas, com ênfase na saúde suplementar. A aula foi muito dinâmica, com conteúdo atualizado e aplicável, que certamente contribuirá para o crescimento profissional dos participantes. Agradecemos à ENS pela parceria e a todos os alunos pela presença e engajamento”, ressaltou.

Entre os depoimentos recebidos ao fim do curso, destacam-se comentários que reforçam a importância do treinamento. “Foi um curso excelente. O professor nos trouxe várias dicas valiosas. Valeu muito a pena”, disse o corretor Davi Marques da Silva. Já o corretor Ângelo José Madureira destacou: “Foi muito valioso. Conteúdo claro, direto e útil no dia a dia.”

Para Aparecida de Santana Costa, da Álvaro Santi Corretora de Seguros, a experiência foi igualmente positiva: “Muito obrigada! Foi excelente.” Davi Rafael Miret Mello, da MQ Brasil Corretora de Seguros, afirmou que “o curso foi extremamente enriquecedor para quem atua no mercado de saúde suplementar. Trouxe ensinamentos fundamentais sobre como prestar uma consultoria ética, estratégica e centrada nas necessidades do cliente. A abordagem prática facilitou a aplicação no dia a dia da corretagem.”

A iniciativa faz parte do calendário de capacitação do CSP-MG, em comemoração aos 15 anos da entidade, e está alinhada ao propósito de promover ações que contribuam para o fortalecimento e valorização dos profissionais do setor.

Parte do valor arrecadado com as inscrições será revertida à Campanha do Agasalho, promovida pelo SindSeg MG/GO/MT/DF, com o apoio do CSP-MG e de entidades do mercado, reforçando o compromisso do Clube com a responsabilidade social. O próximo curso de capacitação do CSP-MG será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, também no formato online e ao vivo, com o tema “Técnicas de Vendas para Seguro de Vida”. Em breve, mais informações no site da entidade: www.cspmg.com.br.


Relatório Global de Seguros 2025 da Allianz demanda crescente por proteção

  • Mundo: prêmio global cresceu 8,6% em 2024 – um aumento de 557 bilhões de euros
  • Brasil: forte crescimento geral, impulsionando o mercado em +11,1%
  • Perspectivas: a crescente demanda por proteção garante um crescimento estável de +5,3% ao ano nos próximos dez anos

A Allianz Research publica o seu mais recente “Relatório Global de Seguros”, que analisa a evolução dos mercados de seguros em todo o mundo.

Mundo: crescimento estelar

De acordo com o Relatório, estima-se que o setor de seguros globalmente tenha crescido 8,6%, em 2024. Esse aumento, mais uma vez, superou o excepcional avanço de 8,2% registrado no ano anterior. As seguradoras em todo o mundo alcançaram um incremento de 557 bilhões de euros em prêmios, elevando a receita total de prêmios para 7 trilhões de euros. O seguro de Vida permaneceu como o maior segmento, com receita de prêmios de 2,902 trilhões de euros, seguido pelo seguro de P&C (2,424 trilhões de euros) e pelo seguro Saúde (1,682 trilhão de euros).

O crescimento do seguro de P&C foi de 7,7% no ano passado, ligeiramente inferior ao do ano anterior (+8,3%). Vale ressaltar que o avanço foi impulsionado principalmente pelo maior mercado, a América do Norte, onde a receita de prêmios aumentou 8,2%. Mais da metade dos prêmios mundiais são emitidos nessa região. Enquanto a receita de prêmios na Europa Ocidental teve alta de 6%, o mercado asiático foi menos dinâmico, crescendo apenas 4%. Portanto, ainda é menor do que seu equivalente na Europa Ocidental.

O seguro de Vida registrou incremento de 10,4% em 2024, superando os outros dois segmentos e também evoluindo mais do que em 2023 (+8,2%). O principal impulsionador foi, mais uma vez, a América do Norte, que cresceu impressionantes 14,4%. Com as taxas de juros atingindo novos máximos, houve uma corrida às anuidades. Taxas de juros mais altas também levaram a um aumento na receita de prêmios na Europa Ocidental (+7,1%). Na Ásia, a maioria dos mercados apresentou forte expansão, liderado pela China, com uma taxa de crescimento de 15,4%. Em contraste com o domínio dos EUA em seguros de P&C, as quotas de mercado globais em seguros de Vida são distribuídas relativamente de maneira uniforme. A Ásia (incluindo Japão e China) lidera com mais de um terço dos prêmios.

O seguro Saúde obteve alta de 7%. A demanda permaneceu muito forte, especialmente na Ásia (+12,6%). Isso reflete a ainda baixa penetração de seguros (prêmios em % da produção econômica) na região, que é inferior a 1% em todos os mercados, exceto Taiwan. Mais do que no seguro de Vida, cuja demanda é impulsionada pelas condições do sistema de previdência social, no segmento de Saúde a procura é fortemente influenciada pelo nível e pela qualidade da assistência médica pública.

Incertezas geopolíticas e tensões comerciais podem impactar os volumes de seguros devido ao crescimento econômico mais fraco, à desaceleração do comércio e ao aumento dos riscos de crédito e de mercado. Por outro lado, um efeito de proteção também pode ser visível, à medida que as empresas demandam mais soluções de gestão de riscos neste ambiente incerto e assolado por crises. A longo prazo, a fragmentação financeira e o enfraquecimento da cooperação internacional, incluindo em relação à preparação climática, cibernética ou para pandemias, podem aumentar o custo do seguro desses riscos.

Brasil: forte crescimento

O mercado brasileiro de seguros apresentou forte crescimento em 2024, expandindo 11,1% – o quarto ano consecutivo de crescimento de dois dígitos. A receita total de prêmios atingiu 44,5 bilhões de euros no final do ano passado, tornando o Brasil o maior mercado de seguros da região e respondendo por cerca de um terço de todos os prêmios emitidos na América Latina. Todos os segmentos contribuíram para esse desenvolvimento positivo. Enquanto o mercado de seguros de Vida apresentou uma alta acelerada de 15,8% – o mais rápido desde a pandemia – o aumento em P&C desacelerou ligeiramente, caindo de +9,6%, em 2023, para robustos +7,8%. Por fim, os prêmios de seguro Saúde tiveram elevação 13,9%. Ao contrário de muitos outros mercados, o Saúde não é um nicho de mercado no Brasil, detendo uma participação de mercado de 28% – maior que a do seguro de Vida (22%).

Perspectivas: demanda crescente por proteção

No geral, espera-se que o mercado global de seguros cresça a uma taxa anual de 5,3% nos próximos dez anos, ligeiramente acima da produção econômica. Para o Brasil, o aumento geral esperado é de 9% (PIB nominal: 5,2%). Para P&C, esperamos um incremento anual de 4,5% até 2035 (Brasil: +7,4%). O segmento apresentará taxas de crescimento sólidas em quase todos os mercados, visto que a crescente necessidade de proteção é um fenômeno global. A Allianz Research também permanece confiante em relação ao seguro de Vida, que pode esperar um avanço anual de 5% graças às taxas de juros mais altas. Ásia e China continuam sendo os motores do crescimento, impulsionados pela necessidade de provisão privada diante da aceleração da mudança demográfica (Brasil: +11,1%). O menor segmento, o seguro Saúde, deve permanecer o mais dinâmico, com crescimento anual de 6,7% (Brasil: +9,8%). A Ásia, em particular, ainda tem muito a recuperar.

Em termos absolutos, o conjunto global de prêmios crescerá 5,319 trilhões de euros nos próximos dez anos. A maior parte desse crescimento virá do seguro de Vida (2,055 trilhões de euros). Mais da metade desse conjunto adicional de prêmios será gerado na Ásia e na China (1,071 trilhão de euros), mais do que na América do Norte (416 bilhões de euros) e na Europa Ocidental (351 bilhões de euros) combinadas. No seguro de P&C, cerca de 40% dos prêmios adicionais de 1,522 trilhão de euros virão da América do Norte. No seguro de Saúde, esperamos prêmios adicionais de 1,743 trilhão de euros, a maior parte dos quais provenientes do mercado americano.

“O setor de seguros continua sendo um setor em crescimento”, afirmou Ludovic Subran, economista-chefe do Grupo Allianz. “No entanto, esse crescimento é em grande parte impulsionado pela inação política: o subinvestimento em adaptação está levando ao aumento dos danos climáticos, enquanto o atraso nas reformas previdenciárias exige maiores esforços de poupança por parte dos indivíduos. No longo prazo, porém, o setor de seguros privados não pode arcar com o ônus de atuar como “oficina mecânica” da sociedade. Somente trabalhando juntos conseguiremos enfrentar os principais desafios da “dupla transformação”.

Prêmios de seguros

 
Bilhão de euros*
TAAC**
 
2023
2024
2035
2025-35 (%)
Europa Ocidental
1,460
1,557
2,318
3.7
América Latina
113
136
402
10.4
Brasil
40.1
44.5
114.7
9.0
América do Norte
3,072
3,357
5,581
4.7
Japão
296
303
396
2.5
Ásia, exceto Japão
1,283
1,402
3,100
7.5
China
678
754
1,667
7.5
Resto do mundo
226
254
529
6.9
Mundo
6,451
7,008
12,327
5.3
*A conversão para EUR é baseada nas taxas de câmbio de 2024.
**Taxa de crescimento anual composta.

Acesse o “Mapa Global de Seguros da Allianz” interativo.

Encontre o estudo na íntegra aqui.

Fonte: ENS, em 15.07.2025.