Fenacor institui Comitê Permanente do Open Insurance, alinhado ao PDMS
A Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) instituiu oficialmente, nesta sexta-feira, 14, o Comitê Permanente do Open Insurance.
Segundo o presidente da entidade, Armando Vergilio, a criação do Comitê reforça o compromisso da Federação com a modernização do mercado de seguros, alinhando suas ações ao Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS).
A expectativa é contribuir significativamente para a estrutura de governança, qualificando e agilizando o processo de tomada de decisões pelos membros integrantes da estrutura do Open Insurance (OPIN). A medida reflete também o alinhamento da Fenacor com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) na busca por consenso em temas relevantes para seguradoras, Corretores e consumidores.
“Esse Comitê reforça o diálogo com a CNseg e demais atores do setor, sempre buscando uma posição consensual sobre temas importantes para apresentar conjuntamente aos órgãos reguladores. Essa atuação conjunta fortalecerá a estrutura de governança do mercado, agilizando e qualificando o processo decisório”, afirma Armando Vergilio.
O Comitê Permanente do Open Insurance também tem o objetivo apoiar estrategicamente os Corretores de Seguros no processo de transição digital decorrente da Lei 213/25, que redefine o papel das Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente (SPOCs), incluindo-as entre as entidades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Nesse contexto, o comitê será responsável por acompanhar ativamente a evolução regulatória e operacional do Open Insurance, contribuindo para as entregas regulatórias, orientando as ações junto à estrutura de governança e impulsionando iniciativas que beneficiem diretamente os consumidores finais, assegurando transparência, simplificação e uma experiência positiva com seguros.
Além disso, o Comitê será fundamental para apoiar os Corretores de Seguros na adaptação às mudanças introduzidas pela Lei nº 213/2025, fortalecendo sua posição competitiva e promovendo melhorias significativas nas jornadas das seguradoras e na experiência do consumidor.
Fazem parte desse comitê Manuel Matos (1º Vice-presidente da Fenacor), Carlos Alberto Valle (Vice-Presidente de Comunicação da Federação) e os presidentes do Sincor-GO, Vinicius de Araújo Porto, e Sincor-CE, Fernando Dantas de Santana.
“A ENS forma empresários e empreendedores”
Na última segunda-feira, 10 de março, o superintendente regional São Paulo da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Rodrigo Matos, concedeu entrevista ao canal do YouTube “Pra Cima, Corretor”. Apresentado pelo professor da Escola, Leandro Giroldo, o bate-papo abordou a profissão de corretor de seguros.
Durante a conversa, Matos ressaltou a relevância da atividade de corretagem de seguros, que classificou como “o pequeno negócio mais rentável do País”. O executivo deu detalhes do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), ministrado pela Escola, e explicou as diferenças entre profissionais habilitados com a chamada “Susepinha” e aqueles com habilitação completa.
Outro ponto abordado foi a estrutura do CHCS, que é dividido em três etapas: “Capitalização”, “Vida e Previdência” e “Demais Ramos”. O curso pode ser realizado integralmente ou separadamente, conforme disponibilidade do aluno.
O diretor enalteceu a importância da qualificação e da educação continuada para os profissionais do setor. “A ENS não forma apenas corretores, formamos empresários e empreendedores. Nossa missão é proporcionar educação continuada para a indústria de seguros, não basta obter o registro de corretor e parar no tempo”, advertiu. “Você confiaria em um médico ou advogado que não se mantém atualizado? O mesmo vale para o corretor de seguros. Com o avanço da tecnologia, a evolução do mercado e as novas demandas dos clientes, esse profissional precisa desenvolver novas habilidades e expandir sua atuação além da comercialização de produtos”, finalizou.
Assista ao encontro na íntegra clicando aqui ou abaixo pelo Acontece.
Novas turmas para corretores
Interessados em ingressar na área de corretagem de seguros podem fazer o CHCS da ENS, que segue com inscrições abertas. As aulas terão início na próxima segunda-feira, 17 de março, para matriculados até o final de fevereiro.
Com mais de 1,4 inscritos, o curso tem vagas remanescentes para quem confirmar presença até 23 de março. Alunos que efetuarem inscrição nesse período começarão o curso na segunda-feira seguinte, 24 de março.
Ministrado na modalidade on-line ao vivo e com duração de nove meses, o programa completo capacita os participantes para comercialização de todos os tipos de seguros, títulos de capitalização e planos de previdência privada.
Conheça as condições de investimento que a ENS oferece e dê o primeiro passo rumo à nova carreira!
Diretora da ENS é uma das 50 mulheres mais influentes do setor de seguros
A diretora de Ensino da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Maria Helena Monteiro, foi eleita uma das 50 mulheres mais influentes da indústria de seguros brasileira. O reconhecimento veio com a pesquisa “Mulheres mais Influentes do Mercado”, promovida pela Revista Cobertura, uma das mais conceituadas do setor.
O levantamento colheu 14.338 votos, que identificaram as lideranças femininas em nove categorias. A executiva da ENS concorreu na categoria “Entidade”, e a escolha reforça sua contribuição para a educação e o desenvolvimento profissional em seguros.
Para Monteiro, estar entre as eleitas é motivo de grande honra e celebração. “Gostaria de parabenizar a iniciativa da Revista Cobertura em organizar essa pesquisa e manifestar minha alegria por estar entre as mulheres mais influentes e que estão fazendo a diferença no mercado. Essa honraria coroa mais de 50 anos de carreira, sendo metade deles no setor de seguros”, destacou a diretora.
Ela também comentou a transição para a área Acadêmica, que potencializou sua atuação no segmento. “Há 13 anos, fiz uma guinada para a educação, ampliando minha trajetória voltada para as pessoas e para a disseminação do conhecimento sobre seguros. Esse reconhecimento reforça a importância do nosso trabalho na ENS e o impacto da educação na formação de profissionais que transformam o mercado”, concluiu.
As profissionais homenageadas estão divididas em nove categorias: “Corretora de Seguros”, “Seguradoras”, “Comunicação e Marketing”, “Assistência 24 horas”, “Direito”, “Entidade”, “Tecnologia/Insurtech”, “Assessorias em Seguros” e “Operadora de Planos de Saúde”.
A relação completa será divulgada na edição 273 da Revista Cobertura, que circulará ainda em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no último dia 8.
Talk Show das mulheres
Também em comemoração ao Mês da Mulher, na próxima quarta-feira, 19, será realizado o talk show “Desafios da Liderança Feminina”. Promovido pela ENS em parceria com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), o bate-papo acontecerá no estúdio da matriz da Escola, no Rio de Janeiro (RJ), e abordará a equidade de gênero nas organizações e o papel das mulheres na indústria de seguros.
Maria Helena Monteiro será uma das debatedoras e, na ocasião, falará sobre a quinta edição do estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, que a ENS lançará no segundo semestre deste ano.
As outras participantes do evento serão a diretora-geral da ENS, Paola Casado; a vice-presidente da Fenacor, Maria Filomena Branquinho; e a presidente do Lloyd’s Brasil, Rafaela Barreda.
A transmissão ao vivo será pelo canal da Escola no YouTube, clique aqui para se inscrever e participar!
Blumenau dá Início ao Planejamento do Maio Amarelo 2025
O encontro realizado na sede do SindsegSC reuniu diversas entidades e empresas comprometidas com a valorização da vida no trânsito
Fotos: Divulgação
Ainda estamos no mês de março, mas os planejamentos para o ano de 2025 já estão fluindo ao máximo! Nessa quinta-feira, 13, a sede do Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina – SindsegSC, foi o palco para a primeira reunião de alinhamento de pautas e compartilhamento de ideias para ações durante o Movimento Maio Amarelo, que inicia em menos de dois meses
O encontro, realizado na manhã de hoje, reuniu diversas entidades e profissionais engajados na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso. Entre os participantes, estiveram representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Câmara Municipal de Blumenau, 3º Batalhão de Bombeiro Militar, Polícia Rodoviária Federal, Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina (SindsegSC), Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (SEIDEP), Secretaria de Defesa Civil (SEDECI), Escola Pública de Trânsito (EPT), Honda/Regata, SETCESC, Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Ambulatório Geral do Garcia, SEST SENAT, Conseg Velha, Sindicato dos Securitários e ABC – Associação Blumenauense Pró-Ciclovia. Além dessas entidades, voluntários comprometidos também marcaram presença, reforçando a importância da união de esforços em prol da vida no trânsito.
O coordenador do Movimento Maio Amarelo 2025 em Blumenau e da Escola Pública de Trânsito, Marco Rebello, apresentou o tema da campanha para 2025: ‘Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana’. Durante sua fala, destacou as principais ações planejadas e reforçou que a verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. ‘Vamos transformar a responsabilidade individual em uma prioridade coletiva. Juntos, podemos tornar nossa Blumenau, uma cidade mais segura e inclusiva para todos’, ressalta Rebello.
Para o SindsegSC, representado nesta ação por sua Gerente Executiva, o Movimento Maio Amarelo é uma iniciativa fundamental para promover a conscientização sobre trânsito, segurança e preservação da vida, temas que devem ser amplamente debatidos em toda a sociedade.
Siméia Heleodoro destaca que a mobilização de diversos segmentos – como órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada – fortalece o engajamento em ações e a disseminação do conhecimento sobre a complexidade do trânsito. ‘Quando diferentes setores se unem em prol dessa causa, os resultados são sempre positivos’, ressalta.
Blumenau já se destacou nacionalmente em diversas edições do movimento e, em 2025, a reunião de hoje evidenciou um grupo de profissionais comprometidos e engajados na causa, promovendo ações para um trânsito mais seguro e resultados positivos para toda a comunidade. Continuem de olho nas redes sociais do SindsegSC por meio do Instagram, Facebook, LinkedIn e acompanhe o portal www.sindsegsc.org.br, para não perder as próximas ações do Movimento Maio Amarelo 2025 em Blumenau!
Nova diretoria do SindSeg MG/GO/MT/DF toma posse para o triênio 2025-2028
Nova diretoria do SindSeg / Foto: Divulgação
Em solenidade realizada no dia 11 de março, em Belo Horizonte (MG), o Sindicato das Seguradoras dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal (SindSeg MG/GO/MT/DF) deu posse à nova diretoria para o triênio 2025-2028. O evento reuniu representantes das associadas, autoridades do setor e lideranças do mercado de seguros, consolidando o compromisso da entidade com a inovação e o fortalecimento do setor.
Após a leitura e assinatura do termo de posse, a presidente reeleita, Andréia dos Reis Padovani, proferiu discurso, enfatizando os pilares que nortearão sua gestão: inovação, colaboração e responsabilidade.
Em sua fala, Andréia Padovani destacou a necessidade de o setor de seguros estar na vanguarda da transformação digital, das tendências globais e do aprimoramento regulatório. “Nosso compromisso é fortalecer o diálogo com os órgãos reguladores e com a sociedade, reforçando a confiança e a credibilidade do nosso setor”, afirmou.
A presidente também ressaltou a importância do trabalho coletivo para impulsionar mudanças e enfrentar desafios. “Nenhuma transformação acontece sozinha. Convido a todos da diretoria a se engajarem, compartilharem suas ideias e se unirem em torno de um propósito comum: construir um mercado de seguros mais dinâmico, transparente e eficiente”, declarou.
Padovani reiterou que a nova diretoria assume o mandato com visão estratégica, resiliência e coragem para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. “Estamos determinados a escrever um novo capítulo de conquistas para este sindicato, sempre com transparência e diálogo aberto com todos os agentes do setor”, concluiu.
O evento contou com a presença de lideranças do mercado de seguros, como o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Minas Gerais (Sincor-MG), Gustavo Bentes; o presidente do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), João Paulo Moreira de Mello; o presidente do Conselho Empresarial de Seguros da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Sérgio Frade; e a coordenadora de Ensino Superior da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Nívea Barros.
Nova diretoria do SindSeg MG/GO/MT/DF
• Andréia dos Reis Padovani – Presidente
• Alexandro Luciano Barbosa – Diretor Vice-Presidente
• Alexandre Rodrigues Moreira – Diretor Vice-Presidente
• Edilon Mesquita – Diretor
• Rogério Poleti Gebin – Diretor
• Diego Bifoni – Diretor
• Wesley Ferreira de Andrade – Diretor
Conselho Fiscal
Membros efetivos
• Gabriel de Andrade Ivo
• Giuliano Alves Baeta
• Felipe Rodrigues G. Cavalcante
Membros suplentes
• Juliana Maria Queiroz
• Thais Teixeira
• Débora Cunha Pace Vianello
Winse Insurance Intelligence apresenta novo executivo de negócios no Brasil
A Winse Insurance Intelligence, insurtech argentina com atuação na América Latina, especialista no desenvolvimento de soluções digitais com a venda de seguros em diversas plataformas, anuncia Gustavo Zobaran como novo executivo de negócios no Brasil, tendo o desafio de criar conexões para abrir portas para a empresa estabelecer sua presença oferecendo proteção em todo o país.
“Nessa jornada, não vamos focar só na busca em estabelecer sua presença. É preciso revolucionar o mercado de seguros no Brasil. Minha função será a de facilitador, criando conexões valiosas e abrindo portas para que a Winse cresça e atenda ainda mais às necessidades de proteção dos clientes, através de soluções adaptadas às especificidades de um mercado cada vez mais dinâmico”, concluiu.
Gustavo Zobaran é autor do livro Hackeando o Modus Operandi, executivo e consultor, destacando-se na inovação e estratégia digital, como especialista em impulsionar o crescimento e a transformação em diversas empresas. Liderou projetos transformadores e construiu marcas de destaque, como a Youse. Na Porto, impulsionou a área de growth e transformação digital. Atualmente, possui a ZN Negócios, é CMO as a Service do Grupo Kakau e conselheiro da Habilitar.me. Suas competências abrangem e-commerce, design organizacional, relações públicas, comercial, gestão executiva, branding, marketing e comunicação.
Fonte: ENS, em 14.03.2025