Buscar:

Notícias ENS, em 11.09.2025

Imprimir PDF
Voltar

Ricardo Garrido recebe o Prêmio “Oscar do Seguro” como Personalidade do Seguro 2024/2025

Na noite de 10 de setembro, o presidente do Sincor-RJ, Ricardo Garrido, recebeu o prêmio “Oscar do Seguro”, na categoria Personalidade do Seguro 2024/2025, promovido pelo CVG-RJ. A homenagem reconhece o trabalho realizado pelo sindicato à frente da categoria nos últimos meses e marca mais um passo importante na representatividade dos corretores de seguros do estado do Rio de Janeiro.

“Fiquei muito feliz com a homenagem e, ao mesmo tempo, surpreso, porque nosso trabalho à frente do Sincor-RJ é muito recente. Tenho apenas um ano e meio de gestão, ainda com muitas ideias e projetos para desenvolver. Mas esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Garrido.

Reconhecimento coletivo

Mais do que um destaque individual, o presidente reforçou que o prêmio reflete o esforço de toda a diretoria e dos corretores engajados na instituição.

“A grande alegria é perceber que o mercado de seguros reconhece e aprova o trabalho que está sendo realizado pelo time do Sincor-RJ. Isso só é possível porque temos pessoas engajadas em torno do propósito de entregar desenvolvimento, crescimento e aproximação com a sociedade”, destacou.

Ricardo Garrido, presidente do Sincor-RJ / Foto: Divulgação

Projetos e avanços

Em apenas um ano e meio, a atual gestão já entregou importantes iniciativas:

• Sincor Educa, com cursos de capacitação contínua para corretores;

• Comissões Técnicas, fortalecendo a relação entre corretores e seguradoras;

• Projeto Cidades Seguras, aproximando o mercado de seguros da sociedade;

• Sincor em Movimento, levando representatividade e ações para o interior do estado.

“Todos os projetos que iniciamos no Sincor-RJ são resultado de inspiração, criatividade e uma vontade enorme de avançar com o desenvolvimento e evolução do Corretor de Seguros”, reforçou Garrido.

Desafios e mensagem ao mercado

Para o presidente, o maior desafio da categoria é estimular a participação coletiva. “Nosso maior desafio é conscientizar o corretor de seguros quanto à importância de um comportamento institucional de interatividade e participação. Juntos somos mais fortes e conseguiremos entregar para a sociedade produtos e serviços mais qualificados.”

Encerrando, Garrido deixou uma mensagem para todo o setor. “Este prêmio mostra o reconhecimento da importância do Corretor de Seguros como agente de transformação, aproximando a sociedade do produto Seguros, que é a forma mais inteligente de proteção para o patrimônio e para as famílias. O corretor é o principal responsável por essa missão, e o mercado reconheceu isso premiando as nossas iniciativas institucionais.”


UCS e Porto debatem reposicionamento do corretor na era digital durante o 7º Trocando Ideias 2025

Encontro marcou a apresentação da Porto AcademIA, iniciativa que prepara profissionais para a era digital e fortalece a parceria histórica com a UCS

A União dos Corretores de Seguros (UCS) realizou, na última terça-feira (09 de setembro), a 7ª edição do programa Trocando Ideias 2025, recebendo executivos da Porto em um encontro que lotou o espaço do Charles Pizza Grill, em São Paulo. O tema central foi o reposicionamento do corretor de seguros diante das transformações digitais e do avanço da Creator Economy.

Na abertura, o presidente da UCS, Augusto Esteves, destacou a relevância do momento: “É uma satisfação para nós estarmos aqui com a Porto, companhia que desde a fundação da UCS esteve ao nosso lado. Juntos, corretores e seguradoras constroem um mercado mais forte. Esta parceria é prova de que unidos conseguimos valorizar ainda mais a profissão e levar proteção para a vida das pessoas”, afirmou.

Durante a noite, os executivos da Porto – Emerson Valentim (diretor Comercial Brasil), Rodrigo Vasconcellos (diretor Comercial Capital e Metropolitana SP) e Luiz Arruda (vice-presidente Comercial e Marketing) – apresentaram a recém-lançada Porto AcademIA, plataforma de desenvolvimento digital que busca preparar os mais de 45 mil corretores parceiros para um ambiente cada vez mais conectado.

O destaque foi o programa Corretor Influenciador, que une letramento digital com inteligência artificial, construção de marca pessoal e estratégias de conteúdo. A meta é formar milhares de corretores criadores de conteúdo até 2030, garantindo relevância na geração de leads e no relacionamento com clientes.

Luiz Arruda reforçou: “Se o corretor não se reposicionar, corre o risco de perder relevância. O mercado está mudando rápido e os clientes buscam hoje relacionamento, autoridade e presença digital. O que nos trouxe até aqui não será suficiente para nos levar adiante”.

Rodrigo Vasconcellos ressaltou a missão da Porto em caminhar lado a lado com os corretores, oferecendo ferramentas e suporte. Já Emerson Valentim destacou a escuta ativa como diferencial: “Nossa parceria com os corretores é estratégica. Queremos ser facilitadores nesse processo de evolução”.

Os executivos também compartilharam resultados recentes, como o recorde histórico no consórcio em agosto e os primeiros números do ‘turbo de saúde’, além de anunciarem investimentos de R$ 4 bilhões em tecnologia nos próximos anos.

Outro momento marcante foi a participação de Miriam Mesquita, do Instituto Porto, que apresentou os programas sociais da companhia. Iniciativas como contraturno escolar, jovens aprendizes, voluntariado corporativo e inclusão produtiva despertaram o interesse da UCS em firmar futuras parcerias. “Queremos os corretores conosco também nas causas sociais, construindo impacto positivo na comunidade”, destacou Miriam.

A noite também foi marcada pela diplomação de novos associados da UCS, reafirmando o crescimento constante da entidade e homenagens – ingressaram Ana Pantaleão, Daniela Armani da Silva Santos e Luís Alberto d’Almenery. A UCS recebeu uma placa de homenagem da Revista Apólice, que celebrou 30 anos de trajetória, pela parceria.

O presidente Augusto Esteves relembrou a ligação histórica da Porto com a fundação da UCS e entregou uma placa de homenagem pelos 80 anos da companhia. Para Augusto Esteves, o evento simboliza a força da união da categoria: “Corretores unidos constroem um mercado mais sólido. A Porto esteve conosco desde o início e segue sendo parceira fundamental nesse caminho de transformação”.

Encerrando a noite, sorteios e confraternização reforçaram o clima de proximidade. Entre pizzas e debates, a mensagem que ficou foi clara: o futuro do corretor exige presença digital, visão multiproduto, educação contínua e capacidade de influenciar com credibilidade.


Clube dos Seguradores da Bahia divulga as ações programadas para a Semana do Seguro em Salvador

O Clube dos Seguradores da Bahia promove novos eventos para o segundo semestre. No dia 14 de outubro, o presidente Fausto Dorea e o superitendente executivo da Excelsior Seguros, Nelson Uzeza, recebem Paulo Cesar Martins, presidente do Sindseg BA/SE/TO, e Antonio Emir Ribeiro, presidente do Sindseg NNE, no podcast Viva a Bahia, para falar sobre a importância da Semana do Seguro, em Salvador.

Já no dia 15 de outubro, acontece a entrega do Troféu Viva a Bahia, a partir das 19 horas, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. Os resultados da votação popular, somados à avaliação de um júri técnico especializado, serão revelados em uma cerimônia de premiação. A Diretora Executiva Comercial do Canal Corretor da MAPFRE, Karine Brandão, fará a palestra durante a abertura da cerimônia.

No dia 13 de novembro, o Clube dos Seguradores da Bahia, com o apoio do Sincor-BA, do CSP-Bahia, do Clube de Seguro de Feira de Santana, do Sindseg BA/SE/TO e da Aconseg-NNE, participam de uma sessão solene na Câmara dos Vereadores de Salvador, para fomentar a importância do seguro para a sociedade.

O presidente do Clube, Fausto Dorea, falou sobre o papel da Semana do Seguro e do impacto da iniciativa na região. “A Semana do Seguro de Salvador é um pilar para o fortalecimento do mercado de seguros na Bahia, impulsionando a inovação, a colaboração e a educação, além de contribuir para o crescimento econômico da região. Com certeza teremos uma série de debates, oficinas, palestras com o apoio do poder público, das secretarias envolvidas, e o nosso mercado vai ter mais visibilidade”.

Semana do Seguro com foco na conscientização da proteção familiar e patrimonial

A Prefeitura de Salvador sancionou a Lei 9.804/2024 que institui no calendário oficial do município a Semana do Seguro, de 12 a 19 de outubro. O Projeto de Lei é de autoria do Vereador Alberto Braga (Republicanos) e a ação faz parte do no calendário oficial de eventos da capital baiana.

A Semana do Seguro dissemina a cultura securitária e de gestão de risco, foca na proteção familiar e patrimonial, estimula a criação e a divulgação de políticas públicas que promovam maior confiabilidade e qualidade aos serviços de seguros prestados ao consumidor, valoriza os profissionais que trabalham na área e conscientiza a população geral sobre os benefícios do seguro para garantir a proteção dos bens materiais e imateriais.


Allianz anuncia novo diretor de Vida e reforça estratégia de crescimento no segmento

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de seguros, Caio Souza chega para ampliar a presença da companhia na carteira por meio de portfólio robusto e inovação

A Allianz Seguros, uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, anuncia Caio Souza como novo diretor de Vida da companhia. O executivo assumiu o cargo no dia 8 de setembro e se reporta diretamente a Fábio Morita, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida.

Ao longo de mais de 20 anos de atuação no mercado segurador, Caio Souza ocupou diversas funções de liderança nas áreas Comercial e de Produtos, sobretudo de Pessoas, em grandes empresas. A sua trajetória profissional tem como destaque passagens por XP Inc, Banco Modal, SulAmérica, Liberty Seguros e Unibanco AIG Seguros, além da AGF Seguros (hoje Allianz Seguros).

“O segmento de Vida saltou quase 10% somente nos cinco primeiros meses deste ano, o que demonstra que é um dos mais promissores dentro do nosso setor atualmente. Como uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo, a Allianz não só tem acompanhado essa tendência como vem registrando um crescimento acima do mercado: no mesmo período, a companhia alavancou 27% nesta carteira”, lembra o novo diretor.

Caio Souza, diretor de Vida da companhia / Crédito: Divulgação

De acordo com Caio Souza, o desempenho expressivo reforça o apetite crescente da Allianz por essa linha de negócio. “É uma empresa que acredita no potencial do seguro de Vida como uma solução essencial para apoiar o planejamento financeiro das famílias e que seguirá comprometida em ampliar a sua participação no segmento por meio de um portfólio robusto e investimentos contínuos em inovação. O nosso objetivo é democratizar o acesso ao seguro de Vida e consolidar a Allianz como referência nesse mercado em expansão”.


AIDA Brasil lança o “AIDA Cast”, novo espaço de debates sobre Direito do Seguro

A AIDA Brasil anuncia o lançamento do AIDA Cast, seu novo canal de debates dedicado ao Direito do Seguro, criado para promover reflexões, análises e discussões de alto nível sobre o setor. O projeto tem como objetivo ampliar o diálogo acadêmico e institucional, levando conteúdo de qualidade para associados, profissionais do mercado e demais interessados nas transformações do mercado de seguros.

O episódio inaugural do AIDA Cast já está disponível e aborda a Lei 15.040, que traz mudanças significativas para os contratos de seguro no Brasil. Entre os principais temas discutidos estão o dever de informar, os prazos de regulação de sinistros, os reflexos para os corretores e o direito temporal, além de outros pontos que devem impactar profundamente o setor.

O bate-papo contou com a participação de Maria Amelia Saraiva, Presidente da AIDA Brasil; Inaldo Bezerra, Vice-Presidente da AIDA Brasil; Víctor Benes, Diretor Acadêmico; e Marcelo Barreto Leal, Diretor de Comunicação da entidade, e foi mediado por Sergio Ruy Barroso de Mello, Presidente do Conselho da AIDA Brasil. A conversa foi direta, objetiva e esclarecedora, sendo considerada essencial para profissionais que desejam compreender as repercussões práticas e jurídicas da nova lei.

Com o AIDA Cast, a AIDA Brasil reforça seu compromisso de produzir e difundir conhecimento, consolidando seu papel como referência acadêmica e institucional no estudo do Direito do Seguro.

Assista ao episódio.


SUTHUB, APet e Seguros SURA se unem para oferecer soluções que ampliam oportunidades de negócios para os corretores

Parceria leva ao congresso soluções digitais e produtos inovadores para apoiar corretores em saúde pet, mobilidade e expansão de negócios

De 25 a 27 de setembro, São Paulo receberá a 20ª edição do CONEC 2025, o Congresso Nacional dos Corretores de Seguros, que vai reunir milhares de profissionais no Distrito Anhembi. O encontro, já reconhecido como o principal do setor voltado aos corretores de seguros, terá como tema “SinergIA Digital: O Futuro Inteligente do Corretor de Seguros”, colocando em debate o impacto da inteligência artificial e da transformação digital na atividade de intermediação.

É nesse espírito de transformação que a SUTHUB confirma presença com um espaço de relacionamento e inovação, em parceria com a APET e a Seguros SURA Brasil. A iniciativa busca reforçar o papel das empresas na construção de ferramentas e produtos que ampliem a atuação dos corretores e diversifiquem o acesso ao seguro no país.

ZeroCode Brokers como ecossistema digital para expansão de negócios

O destaque será a apresentação do ZeroCode Brokers by SUTHUB, um ecossistema digital criado para ampliar a capacidade de distribuição dos corretores. A solução oferece jornadas 100% digitais, personalização de marca, ferramentas de venda flexíveis e suporte contínuo com inteligência artificial. Com integração a mais de 50 seguradoras, a plataforma possibilita atuação em diferentes nichos – de seguros massificados a linhas especializadas – sem necessidade de adaptações adicionais, consolidando-se como um ambiente único para gestão de clientes, comercialização de produtos e expansão de negócios.

Diversificação de portfólio: saúde pet e mobilidade

Um dos diferenciais da proposta está na oferta de produtos inovadores. A APET referência nacional em planos de saúde e assistência para animais de estimação, leva ao evento um portfólio que acompanha a expansão do mercado pet no Brasil. “Os corretores ganham a possibilidade de atender a uma demanda, com soluções que unem proteção e conveniência para famílias que consideram seus pets parte essencial do núcleo, destaca Luiz Gênova, CEO da APET.

Na mesma direção, a Seguros SURA, especialista em gestão de tendências e riscos, terá como vitrine o Mobi Livre, uma solução de proteção inovadora ligada diretamente ao CPF do segurado. Por meio dele, o usuário garante que sua mobilidade seja protegida, com mais tranquilidade nos deslocamentos diários, seja de carro, moto, patinete, bicicleta ou a pé. “Nosso objetivo é oferecer proteção adaptada às novas formas de mobilidade. Estar ao lado da SUTHUB e da APET no CONEC fortalece a mensagem de que inovação no seguro nasce da colaboração”, afirma Patrizia Pavani, diretora de Acessos da Seguros SURA no Brasil.

ZeroCode Brokers abre novos caminhos para o corretor digital

Além da diversificação de produtos – que contempla seguros para pessoas físicas, jurídicas e PMEs, incluindo opções inovadoras como o seguro pet da APET e o Mobi Livre–, o ZeroCode Brokers garante remuneração atrativa em modelo de assinatura flexível. A plataforma também permite diferentes formatos de comercialização, do atendimento assistido ao online, com uso de QR Code, além de possibilitar a criação de worksites personalizados para clientes corporativos. Todo esse ecossistema é apoiado por inteligência artificial, que garante suporte contínuo a corretores e clientes.

Inovação que nasce da união de expertises

A presença conjunta da SUTHUB, da APET e da SURA no CONEC 2025 mostra como a colaboração entre diferentes especialidades pode ampliar o alcance dos corretores e fortalecer a inovação no setor. Ao reunir tecnologia, proteção pet e soluções de mobilidade em um mesmo espaço, as empresas comprovam que parcerias estratégicas são fundamentais para abrir novos caminhos e tornar o seguro mais acessível e ampliar o impacto positivo para todo o setor.

Serviço:

Evento: CONEC 2025 – Congresso Nacional dos Corretores de Seguros

Data: 25 a 27 de setembro de 2025

Local: Distrito Anhembi – Pavilhões 1 e 2, São Paulo (SP)

Vídeo de apresentação.


CVG-RJ anuncia vencedores do ‘Oscar do Seguro’

Realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, evento “Destaques do Ano” chega a 49ª edição e anuncia primeira mulher presidente na história do CVG-RJ

O Salão Golden Room, do Copacabana Palace, foi o palco da 49ª edição do tradicional prêmio “Destaques do Ano” de 2024/25, considerado o “Oscar do Seguro”. Organizada pelo Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), a premiação foi entregue aos nomes que mais destacaram-se no setor. Durante o evento, foram apresentados os membros da nova diretoria e do conselho consultivo do CVG-RJ.

A nova presidente da entidade, Sonia Marra, a primeira mulher a ocupar o cargo em toda a história do CVG-RJ, exaltou o CVJ-RJ. “É com imensa honra e emoção que assumo a presidência do CVG-RJ. esta entidade, que há 59 anos contribui para o fortalecimento e a valorização do mercado de seguros de pessoas, me confia agora a responsabilidade de dar continuidade a uma trajetória marcada por conquistas, credibilidade e compromisso com a capacitação dos profissionais do setor”, discursou.

Homenagem

Edson Calheiros, que passou o “bastão” à Sonia Marra, recebeu uma placa comemorativa em agradecimento à gestão exitosa à frente do CVG-RJ, mantendo a missão de capacitar profissionais do setor e de levar a cultura do seguro a todas as famílias brasileiras. “Hoje encerro meu ciclo como presidente desta entidade pioneira e de referência nacional, com um sentimento profundo de gratidão. Foram dois anos de muitos desafios, mas também de grandes conquistas e aprendizados. Registro também o fato de pela primeira vez uma mulher assumir o comando do CVG-RJ. É um marco, representa renovação, diversidade e reconhecimento do talento, e do protagonismo feminino em nosso setor.”

Nova diretoria

Antes da apresentação da nova diretoria, o ex-presidente do Conselho Consultivo, Octávio Perissé, e o novo presidente, Ademir Marins, agradeceram a confiança e desejaram sucesso aos novos gestores. Além da presidente Sonia Marra, a nova diretoria do CVG-RJ (biênio 2025/2027) é composta por: Leila Nogueira (vice-presidente), Tatiana Antoniazzi (diretora social), Jacqueline Sorensen (diretora de ensino) e Leonardo Villela (diretor financeiro). O conselho consultivo contará com Ademir Marins (presidente) e Enio Miraglia (secretário). Conheça a diretoria completa aqui.

Os premiados

Na sequência, foram anunciadosos vencedores do “Oscar do Seguro” 2024/25 em cada uma das 12 categorias: Seguradora do Ano (Bradesco Vida Previdência); Homem de Seguro do Ano (José Adalberto Ferrara, Tokio Marine); Mulher de Seguro do Ano (Karine Brandão, Mapfre); Seguradora de Vida (SulAmérica); Seguradora/Operadora de Saúde (Porto Saúde); Seguradora de Capitalização (Icatu Seguros); Corretora de Seguros (Segplus); Assessoria de Seguros (Nova Fortaleza); Campanha de Marketing (Klini Saúde); Personalidade de Seguro; Abilio Riomayor (Bradesco Seguros); Funcionário(a) Interno (Mary Hellen Fernandes (BVIX Seguradora).

Personalidade do Ano

Ricardo Garrido, presidente do Sincor-RJ, declarou que “ver esse Copacabana Palace, que é um local icônico lotado pelo prestígio que o prêmio tem, pelo prestígio das pessoas e pela vontade de estarem juntas nessa homenagem. Estou na presidência do Sincor-RJ há apenas um ano e meio, mas temos trabalhado de forma incansável para trazer para o mercado de seguros essa contribuição. Estamos conseguindo promover o desenvolvimento do corretor e também do mercado de seguros e chegar mais próximo da sociedade, que é o nosso principal objetivo”, frisou.

Homem de Seguro do Ano

José Adalberto Ferrara, diretor-presidente da Tokio Marine, não pode comparecer para receber o Oscar. Coube ao diretor-executivo de produtos massificados da Tokio Marine, Marcelo Goldman, representá-lo. “É uma grande honra, uma grande alegria, estar representando o nosso presidente para receber o Oscar do Seguro. Ele tem feito um trabalho espetacular. A Tokio Marine saltou de uma posição intermediária para ser uma gigante no mercado. Tínhamos em produção R$ 1,6 bilhão em 2011 e estamos chegando em 2025 a R$ 14 bilhões. Isso ocorre graças à liderança do Ferrara e do trabalho da equipe”, declarou.

Mulher de Seguro do Ano

Karine Brandão, diretora-executiva comercial da Mapfre, não pode comparecer, mas enviou uma mensagem lida por Diego Bifoni que foi representá-la. “É com muita honra que recebo esse prêmio. Como mulher, carioca e profissional com quase 30 anos no setor, sinto o enorme orgulho de estar aqui, mesmo à distância. Desde os 17 anos, quando iniciei a caminhada na corretora de seguros do meu tio, acompanhei essa premiação com muita admiração. Sempre tive comigo o sonho de um dia subir nesse palco e receber esse prêmio. hoje, o sonho se concretiza. Por motivos pessoais, não posso estar com vocês fisicamente, mas o meu coração está. É o reconhecimento de uma jornada longa com propósito, dedicação e amor ao mercado de seguros”, pontuou.

Seguradora do Ano

A Bradesco Vida e Previdência foi representada pelo seu diretor-presidente Bernardo Castello. “O Oscar de Seguro é uma premiação bastante marcante no calendário do mercado segurador do Rio de Janeiro. Este evento promove uma união e um relacionamento mais próximos entre seguradoras e corretoras. É um evento importante e que, sem dúvida nenhuma, está marcado nas nossas histórias e nos nossos corações. Estou aqui com um sentimento de muita felicidade, muita honra, muito orgulho, não só meu, como dos cerca de 830 colaboradores da Bradesco Vida e Previdência, uma empresa que se desafia a cada dia a mudar, a evoluir, a inovar, pensando no cliente, pensando no corretor de seguros, para no final do dia levar cada vez mais proteção aos brasileiros. Muito obrigado!”

Fonte: ENS, em 11.09.2025.