CSP Bahia realiza palestra sobre Marco Legal dos Seguros com jurista Pablo Stolze
Antonio Daniel Mota: “o objetivo do CSP Bahia é servir ao mercado segurador,
servir aos profissionais do mercado e à sociedade” / Fotos: Vitor Moreira
O Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios da Bahia (CSP Bahia) realizou, no dia 4 de setembro, em Salvador, a palestra “Marco Legal dos Seguros – Impactos da Lei nº 15.040”, ministrada pelo renomado jurista Pablo Stolze, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro da Academia Brasileira de Direito Civil e juiz de direito.
A nova legislação, que entra em vigor em dezembro, revoga os dispositivos do Código Civil referentes aos contratos de seguro e traz mudanças significativas para o setor. Na abertura da palestra, o presidente do CSP Bahia, Antonio Daniel Mota, destacou a importância do debate. “Hoje é um dia muito especial porque estamos recebendo em nossa casa uma referência em Direito Civil no Brasil, uma autoridade no assunto. Este é um evento para ficar na memória e na história do CSP Bahia”, afirmou.
O jurista Pablo Stolze utilizou exemplos práticos para explicar a aplicação da nova lei,
aproximando o debate de corretores e executivos do setor
Em sua apresentação, Stolze optou por fazer um recorte específico sobre os prazos prescricionais nos contratos de seguro, aspecto que considera um dos pontos-chave da lei. De forma didática e acessível, o professor destacou a relevância do assunto, trazendo exemplos práticos e aproximando o debate não apenas dos profissionais da área jurídica, mas também de corretores e executivos do setor presentes no evento. “Eu tenho uma neurose de clareza”, brincou, explicando a preocupação em traduzir conceitos complexos em linguagem simples e compreensível.
Ao longo da exposição, mostrou como o novo marco legal altera significativamente o início da contagem dos prazos prescricionais. “A lei é extensa e complexa, por isso não podemos deixar para a última hora o estudo de suas mudanças, sob pena de sermos surpreendidos. Esse é um momento crucial para que todos os agentes do setor se aprofundem na nova legislação”, alertou.
O encerramento do evento foi marcado por homenagem do CSP Bahia ao palestrante. Mota e o vice-presidente da entidade, Ulisses Brito, entregaram a Stolze uma placa de reconhecimento, cujos dizeres ressaltavam: “Agradecemos ao professor Pablo Stolze pela valiosa contribuição ao CSP Bahia com sua brilhante palestra, que inspirou e enriqueceu o mercado segurador baiano. Sua presença foi uma honra para a nossa instituição”.
O vice-presidente do CSP Bahia, Ulisses Brito, e o presidente da entidade, Antonio Daniel Mota,
entregam placa de homenagem ao palestrante
Com auditório repleto, a palestra consolidou-se como um marco no calendário de ações da entidade, trazendo luz a um tema que exigirá atenção redobrada de todo o mercado nos próximos meses. “O objetivo do CSP Bahia é servir ao mercado segurador, servir aos profissionais do mercado e à sociedade. Esse encontro cumpre essa missão e foi um presente para todos nós”, concluiu o dirigente.
A gravação do evento está disponível no canal do YouTube do CSP Bahia.
Diretoria Atual do Sincor-SP é reeleita para novo mandato até 2029
O Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP) terá continuidade em sua liderança. A eleição para a gestão 2026-2029 será realizada com chapa única, encabeçada pelo atual presidente, Boris Ber, que seguirá no comando da entidade pelos próximos quatro anos.
A chapa única foi registrada dentro do prazo estabelecido pelo Estatuto do Sincor-SP, conforme publicação no jornal O Estado de S. Paulo no dia 29 de agosto. O pleito acontecerá por aclamação em Assembleia Geral marcada para o dia 13 de novembro de 2025, na sede do Sincor-SP, localizada na Rua Líbero Badaró, 293, Centro de São Paulo.
Composição da chapa 2026-2029
A nova diretoria executiva mantém nomes já consolidados na gestão atual e inclui representantes com forte atuação no mercado de seguros:
• Presidente: Boris Ber
• 1ª Vice-Presidente: Simone Cristina Fávaro
• 2º Vice-Presidente: Braz Romildo Fernandes
• 1º Secretário: Marcos Abarca
• 2º Secretário: Rogério Freeman
• 1º Tesoureiro: Edson Lasse Fecher
• 2º Tesoureiro: Fernando Antônio Kauffman Alvarez
Suplentes de Diretoria: Arnaldo Odlevati Junior, Leonardo Elias Moreno da Silva, Claudemir Machi, João Carlos Garrucho, José Roberto Placco Rodriguez, Betine Theisen de Castro, Rodrigo Matos
• Conselho Fiscal: Eduardo Vidal Pileggi, Lenira Castro Leão Jollo, Carlos Alberto Caporali
• Suplentes do Conselho Fiscal: Márcio José da Silva, Francisco Flávio Machado, Silvia da Silva Camacho
• Delegados Fenacor: Manuel Dantas Matos, Boris Ber, Braz Romildo Fernandes, Lauro Ruv Carelli Barreto
• Ouvidor: Octávio José Milliet
• DPO: Marco Antônio Damiani
Ao comentar a aclamação da chapa, Boris Ber destacou que a continuidade da gestão reflete o reconhecimento do trabalho realizado e a confiança da categoria: “Recebo com grande satisfação esta aclamação, que demonstra que estamos no caminho certo. É um sinal de que as ações que temos desenvolvido pelo fortalecimento da corretagem e pela valorização do corretor de seguros estão sendo reconhecidas. Seguiremos com disciplina, união e inovação para representar cada vez melhor os nossos associados e a sociedade”, afirmou.
Perfil do presidente reeleito
Boris Ber é corretor de seguros há mais de 40 anos e formado em Administração de Empresas pela PUC-SP. Além da presidência do Sincor-SP, ocupa posições estratégicas no setor, como vice-presidente Regional Sudeste da Fenacor, presidente do Conselho da Sicoob Credicor-SP, e membro do Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros, Previdência, Capitalização e Resseguros Privados.
Apresentador do tradicional Programa Seguro (TV Gazeta), Boris também já foi mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP). Fora do mercado de seguros, destacou-se em diversas entidades da comunidade judaica, tendo sido presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo.
Fonte: ENS, em 09.09.2025.