Delphos intensifica o uso de IA como um pilar estratégico
Empresa foca na inovação e na eficiência dos negócios e dos clientes
A Delphos tem intensificado o uso de IA em suas frentes de atuação, encarando-a não apenas como uma ferramenta tecnológica, mas como um pilar estratégico para a inovação e a eficiência dos negócios e dos clientes. Segundo o diretor de Operações da empresa, Nélio Alvarez, a Delphos acompanha atentamente as discussões sobre o Projeto de Lei 2338/23, incluindo a recente audiência pública com a participação da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), acreditando que uma regulamentação clara e equilibrada “será fundamental para fomentar um ambiente de desenvolvimento seguro e ético para a IA no Brasil”.
A Delphos está, também, direcionando novos e contínuos investimentos em IA tratando-a como um componente essencial para a evolução dos serviços disponibilizados ao mercado, bem como para seus processos corporativos internos. “Como exemplo, buscamos integrar e automatizar toda a esteira de regulação de sinistros, desde a triagem e extração inteligente de dados na abertura do processo, passando pelo apoio à análise técnica e à quantificação de danos, até a orquestração completa do workflow para garantir máxima agilidade, precisão e eficiência”, frisa Nélio.
Especificamente no caso do setor de seguros, a Delphos entende que a regulamentação do uso da inteligência artificial representaria um pilar fundamental para o futuro do mercado.
Na visão de Nélio, essa necessidade não surge por uma visão restritiva à tecnologia, mas sim pela natureza da própria atividade seguradora, que é baseada em confiança, mutualismo e na gestão de dados extremamente sensíveis. “As decisões tomadas no setor – seja na precificação de um risco ou na liquidação de um sinistro – têm um impacto direto e significativo na vida financeira e pessoal dos segurados”, argumenta.
Não por acaso, atualmente, o peso da IA na Delphos é estratégico e crescente. Deixou de ser um projeto de inovação isolado, para se tornar um componente transversal, progressivamente integrado ao desenvolvimento e à otimização dos principais serviços. Para os próximos anos, a IA evoluirá de uma ferramenta de otimização para o motor central da plataforma de serviços. “O objetivo é que ela não apenas execute tarefas, mas que habilite um modelo de “Inteligência Aumentada”, onde a sinergia entre a tecnologia e os especialistas redefinirá os padrões de agilidade e precisão oferecidos ao mercado segurador”, explica Nélio.
Legislação
Já o diretor Jurídico da Delphos, Leonardo Bagno, avalia que as exigências excessivas da legislação podem desestimular o empreendedorismo e os investimentos em IA, especialmente em empresas como foco na inovação, como a Delphos. Para ele, esse é “um risco real” e uma preocupação central no debate sobre o Projeto de Lei 2338/23. “Exigências excessivamente prescritivas, vagas ou desproporcionais ao risco da aplicação podem, sem dúvida, desestimular o empreendedorismo e os investimentos em IA no Brasil. O ideal é que a regulamentação possa adotar uma abordagem baseada em risco, com exigências rigorosas para aplicações de alto risco, e mais leves para as de baixo risco, mas sempre com transparência, supervisão e auditoria”, pontua Bagno, acrescentando que o desafio é encontrar o equilíbrio na criação de um marco que proteja os direitos fundamentais e estabeleça confiança na tecnologia, sem gerar um ambiente hostil à inovação, à livre iniciativa e livre concorrência.
Laboratório
A Delphos interpreta a criação do Laboratório de Inovação da Susep sob uma ótica de maturidade institucional. Na visão da empresa, o papel do laboratório não será desenvolver produtos para o mercado ou competir com os atuais players, mas, sim, o de compreender as novas tecnologias para desenvolver soluções que auxilie nas suas atividades regulatórias e que forneça, na medida do possível, a possibilidade de identificar riscos ao mercado com maior antecedência – e atuar para mitigá-los.
O verdadeiro desafio, e onde o mercado deve se manter vigilante e colaborativo, é garantir que o processo de análise e aprovação de inovações dentro desse novo ambiente seja ágil e não se transforme em um gargalo burocrático.
Nesse sentido, a presidente da empresa, Elisabete Prado, revela que a Delphos, como parceira tecnológica e pioneira na prestação de serviços especializados no mercado segurador, tem “total interesse e capacidade em contribuir” com o Laboratório de Inovação da Susep. A intenção é colaborar através do compartilhamento da profunda experiência prática da Delphos em diversos ramos de seguro. “Podemos oferecer percepções técnicas e operacionais sobre a automação de workflows e o uso de IA em processos de outsources, ajudando a Susep a construir uma regulamentação moderna, que seja protetiva ao consumidor e ao investidor, e, ao mesmo tempo, aderente à realidade operacional do mercado para fomentar a inovação de forma segura e fluída”, revela a executiva.
Semana da Sustentabilidade: Allianz apresenta avanços na agenda ESG e mobiliza colaboradores em ações de voluntariado
Seguradora promoveu debates, apresentou metas e resultados, além de reforçar o papel do setor na transição verde
Dia do Voluntariado na ABA (revitalização de praça) crédito divulgação
Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz Seguros promoveu, de 26 a 28 de agosto, a Semana da Sustentabilidade. A ação reuniu mais de 230 colaboradores da companhia em cada uma das quatro sessões de webinar voltadas ao fortalecimento da cultura de sustentabilidade na empresa, além de 45 funcionários em ações de voluntariado em entidades localizadas em diferentes endereços de São Paulo e Rio de Janeiro.
Acompanhados de Eduard Folch, presidente da Allianz, os diretores do Comitê Executivo Laura Vidmontas (RH, Comunicação e Sustentabilidade) e Mauricio Masferrer (Negócios Corporativos) compartilharam com os funcionários os avanços na redução dos impactos ambientais das operações da Allianz Brasil, a exemplo do uso de 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Durante as apresentações, também foram destacados os compromissos públicos da seguradora voltados à sustentabilidade, entre eles aumentar o bem-estar geral dos colaboradores e reduzir, pelos próximos cinco anos, em 70% as emissões de gases de efeito estufa e em 50% o consumo de energia, ambos medidos por colaborador. A lista de metas inclui, ainda, tornar a frota executiva de veículos da companhia totalmente elétrica ou híbrida até 2026. Atualmente, esse índice já está em cerca de 90%. Outra meta para 2026 era alcançar 50% de mulheres em cargos executivos. Hoje, no entanto, esse indicador já foi superado e está em 52%.
Impulsionada pelos veículos sinistrados, a economia circular foi o tema da apresentação de Bernardo Doria, superintendente de Sinistros da Allianz, que mostrou como a recuperação das peças dos automóveis com perda total ou parcial evita o descarte indevido e reduz a emissão de carbono, com destaque ao trabalho desenvolvido pela Allianz para destiná-los de forma correta e sustentável. No caso dos automóveis com perda total, a empresa registrou, entre 2023 e 2024, um aumento de 10% no volume de materiais destinados à reciclagem, alcançando 1,4 mil toneladas. No ano passado, também foram recicladas 5,6 mil toneladas de vidros, destinadas principalmente à fabricação de novas embalagens para diversos setores.
“Não há outra maneira de cumprimos os nossos compromissos a não ser por meio de estratégias. A Allianz tem como objetivo integrar a sustentabilidade à tomada de decisões, incorporando o tema às soluções de seguros e, ainda, aos investimentos proprietários, à gestão de ativos e às suas operações”, disse Eduard. “Definimos ambições claras, mitigamos riscos, capturamos oportunidades e nos envolvemos ativamente com as partes interessadas em proteger o futuro do nosso planeta.”
Dia do Voluntariado na ABA
Além dos indicadores da Allianz, os funcionários acompanharam as análises de profissionais que atuam no segmento. Junto com Alan Colleone, especialista em Riscos da Allianz Brasil, Pedro Werneck, gerente de Sustentabilidade da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) abordou o papel fundamental do setor de seguros em lidar com os riscos climáticos, eventos extremos e desastres naturais e como a transição para a economia verde impacta positivamente o mercado e a sociedade. Por sua vez, Letícia Méo, consultora em Sustentabilidade, ESG e Comunicação, levou à Semana da Sustentabilidade o debate sobre a escolha de um estilo de vida saudável, pautado no consumo consciente, em atitudes responsáveis e nos pequenos hábitos diários que podem mudar o mundo.
Visita ao Lar de Nazareth – Abrigo de Senhoras, no RJ
Ações de voluntariado
Os colaboradores da Allianz Seguros também se dedicaram a atividades especiais voltadas ao Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. No Rio de Janeiro, um grupo de 15 funcionários visitou o Lar de Nazareth – Abrigo de Senhoras, no bairro Imperial de São Cristóvão; enquanto outros 15 colaboradores de São Paulo foram ao lar de idosos ILPI Irmã Myriam, na Lapa, onde se reuniram para uma tarde dedicada a conversas e ao cuidado do bem-estar das mulheres. Para cada uma das instituições, a Allianz realizou a doação de cestas básicas.
Ainda na capital paulista, 15 funcionários participaram da revitalização de uma praça próxima à Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA), principal projeto social da seguradora que, há mais de 30 anos, atende os moradores da comunidade Santa Rita, na zona Leste. Divididos em grupos, os voluntários acompanharam as crianças atendidas pela instituição em tarefas como pintura, coleta seletiva e plantio de mudas.
“Temos uma história curiosa com a praça revitalizada pelas crianças e pelos colaboradores da Allianz. Em 2017, adotamos o espaço com o intuito de oferecer um local mais seguro aos moradores da região. Todos os meses, nós vimos até aqui para garantir o seu bom estado”, explicou Rose Oliveira, diretora da ABA, afirmando que a sustentabilidade é um tema presente na rotina da instituição. “Acreditamos na importância de se ter atitudes responsáveis todos os dias, mesmo nas pequenas ações. Com isso, mais do que ensinar às crianças a não jogarem papel no chão e a adotar o consumo consciente de água e energia elétrica, nós estimulamos cada uma delas a zelar pelo ambiente onde moram e pelo planeta em que vivem. E essa ação em comemoração ao Dia do Voluntariado reforça o que fazemos aqui.”
Visita ao lar de idosos ILPI Irmã Myriam, em SP
Grazielly Nascimento, especialista em Governança de TI da Allianz Seguros, foi uma das colaboradoras que atuou como voluntária na revitalização da praça. “Fiquei muito feliz em participar de uma ação como essa. Geralmente, passamos a maior parte do nosso tempo dentro do escritório, em frente ao computador, e poder vivenciar isso e ter um contato próximo com as crianças e o trabalho da ABA, foi incrível”, disse. “Aqui, também consegui me integrar com os colegas que trabalham na mesma empresa e que, até então, eu não tinha visto”, disse. Há três meses na área de Compliance da Allianz e pela primeira vez em visita à Associação, Kauan Alves Loreto declarou que a ação foi especial. “É o tipo de coisa que faz mais bem para nós do que para as crianças e a comunidade. Ver a felicidade e a pureza delas contagia. Volto para casa com a gratidão de ver a Allianz cuidando dos pequenos e acreditando em um futuro melhor para eles.”
Integrante do núcleo de Convivência da ABA, Gustavo Pizarro, de 8 anos, ajudou os voluntários na coleta seletiva. “Recolhemos plástico, cerâmica, vidro, tudo para deixar a praça bonita”, disse, lembrando que frequentemente visita o local com o pai, com quem já havia plantado algumas mudas. Também atendido pela Associação, Alexandre Nogueira de Souza, de 8 anos, colaborou com todas as atividades envolvidas. “Eu pintei as borboletas no chão da praça, plantei as árvores e até ajudei a tirar uma garrafa de vidro que estava embaixo da terra. Fiz bastante coisa, mas não estou cansado.”
Para Laura Vidmontas, que também esteve na ação de voluntariado da ABA, momentos como esse vão além da prestação de serviço ou do cumprimento de uma agenda institucional. “Ver os colaboradores engajados, interagindo com as crianças e colocando a mão na massa nos lembra que a sustentabilidade não está somente nos grandes projetos ou nas metas globais. Ela começa no cuidado com o outro e olhar atento para as comunidades”, afirmou. “A Allianz tem um papel importante como empresa, mas também como ponte entre os nossos profissionais e as causas que realmente importam. E quando conseguimos unir propósito e ação, criamos uma conexão genuína e uma transformação verdadeira.”
Zurich Seguros anuncia Thales Amaral como novo diretor comercial regional RJ/ES/N/NE
Com foco em crescimento sustentável e proximidade com corretores, executivo assume liderança de uma das regionais mais estratégicas da companhia
A Zurich Seguros anuncia Thales Amaral como novo diretor regional responsável pelas operações do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Norte e Nordeste. O executivo, que está na Zurich desde 2021 e possui sólida trajetória no mercado segurador e ampla experiência em cargos de liderança comercial, assume a diretoria regional com a missão de fortalecer a presença da companhia nessas regiões e intensificar o relacionamento com corretores, parceiros e clientes locais.
Thales Amaral
A Diretoria Comercial Regional RJ/ES/N/NE reúne mercados estratégicos para o plano de expansão nacional da Zurich. Além de atuar em capitais altamente competitivas, como Rio de Janeiro, Recife e Salvador, a regional também abrange polos em crescimento acelerado no Norte e Nordeste e municípios em desenvolvimento no Espírito Santo e Rio de Janeiro. A Zurich tem intensificado sua atuação nesses mercados com foco em soluções customizadas, excelência no atendimento e inovação nas ofertas, especialmente nas linhas de seguros voltados ao varejo.
“As regiões sob responsabilidade do Thales são fundamentais para o nosso crescimento sustentável e ampliam nossa presença em mercados que valorizam relacionamento, confiança e soluções sob medida. Temos convicção de que sua experiência e proximidade com os parceiros locais serão fundamentais para darmos continuidade aos excelentes resultados que temos alcançado, sempre com foco na geração de valor de longo prazo”, destaca Marcio Benevides, diretor executivo de Distribuição da Zurich Seguros.
Com essa movimentação, a Zurich reforça sua estratégia de continuidade de uma liderança próxima, técnica e orientada ao cliente, alinhada à missão da companhia de oferecer proteção com excelência e antecipar as necessidades de um mercado em constante transformação.
Allianz traz especialistas internacionais para a Casa do Seguro, durante a COP 30
Gabrielle Durisch e Lena Fuldauer, executivas de Sustentabilidade da Allianz Commercial, serão keynote speakers em painéis do evento paralelo à COP 30
Uma das empoderadoras da Casa do Seguro, iniciativa da CNseg durante a COP 30, a Allianz Seguros promoverá dois painéis no espaço, com a participação de executivas globais da companhia, especialistas em Sustentabilidade, como keynote speakers. Os painéis serão realizados no dia 12 de novembro, no período da manhã.
Cidades resilientes em foco
Lena Fuldauer, líder global de Soluções de Sustentabilidade e Resiliência da Allianz Commercial _cred. divulgação
Para abordar o tema “Cidades resilientes: planejamento urbano para um clima imprevisível”, o painel terá Lena Fuldauer, líder global de Soluções de Sustentabilidade e Resiliência da Allianz Commercial. A executiva trará sua visão sobre o impacto das mudanças climáticas em áreas urbanas, além das estratégias aplicadas globalmente em cidades expostas a eventos extremos e as iniciativas de incentivo à adaptação urbana sob a ótica do seguro. Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros, será o responsável pela moderação do painel, que também contará com a participação de Fábio Morita, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da companhia, como palestrante.
Na Allianz Commercial, Lena atua no desenvolvimento de produtos e serviços resilientes frente a riscos climáticos, biodiversidade e mitigação de riscos ESG. Anteriormente, atuou como consultora e pesquisadora de organizações como a Global Center on Adaptation, Climate Compatible Growth e a UNOPS, agência da ONU especializada em infraestrutura e gestão de projetos. Doutora e mestre pela Universidade de Oxford, dedicou suas pesquisas ao desenvolvimento sustentável e às mudanças climáticas.
Em 2020, foi vencedora do Allianz Climate Risk Award, premiação anual da companhia para iniciativas voltadas a riscos e resiliência climática. No doutorado, desenvolveu métodos inovadores para avaliar como os riscos climáticos afetam o ambiente – natural e construído – e seus impactos no desenvolvimento sustentável, aplicando-os na ilha caribenha de Santa Lúcia. “Essa experiência consolidou o meu propósito de transformar ciência em soluções práticas, cocriadas com parceiros locais, e que possam gerar impactos reais para comunidades e negócios”, afirma a executiva.
Gabrielle Durisch, CSO da Allianz Commercial _cred. divulgação
Resiliência no seguro
O segundo painel, intitulado “Mudanças climáticas e o novo paradigma do seguro”, contará com Gabrielle Durisch, CSO da Allianz Commercial. A executiva trará uma perspectiva internacional sobre os riscos climáticos e seus impactos no setor, abordando ainda as estratégias globais da companhia para adaptação de produtos, gestão de riscos e fortalecimento da resiliência. Assim como no primeiro painel, a moderação ficará a cargo de Eduard Folch. Mauricio Masferrer, diretor executivo de Negócios Corporativos da Allianz Seguros e Managing Director da Allianz Commercial Brasil, também estará presente como painelista.
Com mais de dois anos na Allianz Commercial, Gabrielle já atuou anteriormente como head global de Sustentabilidade na companhia e foi promovida a CSO, em dezembro de 2024, para impulsionar a estratégia e a implementação da sustentabilidade nas principais áreas de negócios: soluções, operações e governança. Acumula mais de 20 anos de experiência nos setores de seguros e automotivo, com sólida formação em finanças e consultoria, tendo atuado na KPMG e na Deloitte, em funções que incluíram projetos de fusões e aquisições.
Segundo Gabrielle, a sua função atual integra as áreas de finanças, sinistros e mitigação de riscos e representa um avanço natural em sua carreira. “Entender como a sustentabilidade impacta áreas-chave do setor de seguros nos permite desenvolver uma abordagem orientada ao mercado para a sustentabilidade, com foco em como as mudanças climáticas e outros temas impactam os nossos clientes e como podemos alavancar a nossa experiência para apoiá-los de forma abrangente”, afirma.
Casa do Seguro
Espaço idealizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a Casa do Seguro tem o objetivo de posicionar o setor como agente fundamental na busca por soluções relacionadas à sustentabilidade e riscos climáticos. Inédita no segmento, a ação acontecerá em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro e será realizada durante a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que reunirá líderes mundiais, cientistas e ativistas ambientais.
“A crise climática exige respostas colaborativas, estruturadas e de longo prazo. Trazer especialistas para a Casa do Seguro durante a COP 30 é uma forma de contribuir com o debate, compartilhando conhecimento e impulsionando soluções práticas”, pontua Eduard Folch. Ele reforça que o setor tem uma posição privilegiada para transformar dados e previsões em mecanismos concretos de proteção e resiliência. “Queremos apoiar os nossos clientes, empresas e governos na transição para um futuro mais sustentável e seguro, fortalecendo a capacidade de adaptação das cidades e da sociedade como um todo”, conclui.
Allianz tem novo diretor Regional Norte e Nordeste
Eduardo Fazio é novo executivo contratado para a área Comercial da seguradora
A partir de 9 de setembro, Eduardo Fazio assumirá o cargo de diretor Comercial Regional Norte e Nordeste da Allianz Seguros, uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo, e detentora dos naming rights do Allianz Parque. “Estou muito feliz por integrar o time neste momento de aceleração da companhia. Enxergo essa oportunidade como promissora, por acreditar no potencial de desenvolvimento de negócios nas regiões onde atuarei. Com uma trajetória construída a partir da proximidade com corretores e assessorias, poderei contribuir para fortalecer a presença da Allianz nessas localidades”, comenta Fazio.
O executivo passará a integrar a diretoria Executiva Comercial, liderada por Nelson Veiga, tendo como pares Alexandro Barbosa (Regional Minas Gerais e Centro-Oeste), Cleide Camilotto (Regional Sul), Luciano Ambrosini (Regional São Paulo Interior), Paulo Ayres (Regional São Paulo Capital e interino Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Soraia Silva (Parcerias).
Eduardo possui mais de 28 anos de experiência no mercado de seguros, com toda sua trajetória profissional desenvolvida em estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, atuando com seguros de varejo e corporativos. É graduado em Administração de Empresas pela UNICE, possui MBA em Liderança Organizacional pela Fundação Dom Cabral, além de curso de extensão de Gestão de Projetos na FGV. Ao longo de sua carreira, acumulou passagens como responsável por áreas comerciais nas seguradoras SulAmérica ING, Zurich (em dois períodos distintos), Sompo e HDI.
Protagonismo feminino: ser mulher e corretora de seguros
O mercado de seguros vem sendo cada vez mais transformado pela força feminina. Em um ambiente antes predominantemente masculino, hoje vemos corretoras ocupando espaços de liderança, inspirando histórias e mostrando que é possível conciliar os múltiplos papéis da vida moderna.
No próximo dia 11/09, o Sincor-RJ, através da Comissão Feminina, promove o encontro “Mulheres que Inspiram”, exclusivo para associadas. A programação traz reflexões sobre o tríplice protagonismo (profissional, doméstico e de cuidados), além de estratégias de sucesso para superar desafios e investir na carreira.
O protagonismo feminino mostra que ser corretora de seguros é mais do que atuar no mercado: é ser inspiração, força e transformação.
Faça já sua inscrição no site do Sincor-RJ e participe desse momento único
CSP-MG promove workshop com foco no papel transformador dos corretores de seguros
Evento, no dia 16/09, reunirá Capemisa Seguradora, Sincor-MG, SulAmérica, Movimento Minha Vida Protegida e corretores convidados
O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) realiza, no dia 16 de setembro, a partir das 13h30, o V Workshop Conhecer para Proteger, no auditório do SindSeg MG/GO/MT/DF, em Belo Horizonte. O evento integra a Série Especial de Workshops 2025, em comemoração aos 15 anos do CSP-MG.
Com o tema “Histórias de sucesso: experiências que inspiram”, a proposta do encontro é valorizar os corretores de seguros e promover a troca de conhecimentos a partir de casos reais e bem-sucedidos no mercado de seguros de pessoas. Assim como nas edições anteriores, as beneméritas do Clube participam trazendo corretores convidados para compartilhar suas trajetórias e aprendizados.
Nesta edição, a Capemisa Seguradora será representada pela gerente comercial da Sucursal Belo Horizonte, Denize Gonçalves Pena, que estará acompanhada do corretor Sinézio Gladstone da Silva Melo, da Melo Corretora de Seguros. O Sincor-MG participará com o diretor Jefferson Chadid e o corretor Vicente Velazquez, da Martins Velasquez Corretora de Seguros. Já pela SulAmérica, estarão presentes a superintendente regional Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul, Juliana Queiroz, e a corretora Regiane Keila Lopes Alves, da Lêmures Corretora de Seguros.
O evento contará também com a presença especial do corretor de seguros Rogério Araújo, CEO da TGL Consultoria e fundador do Movimento Minha Vida Protegida, que participará ao lado da corretora Marilia Rabelo, da Mazo Corretora de Seguros. O CSP-MG é apoiador institucional do Movimento e o presidente da entidade, João Paulo Moreira de Mello, atua como embaixador da iniciativa.
Para Mello, a presença do Movimento no encontro reforça o propósito do Clube em apoiar projetos que democratizem o acesso da população ao seguro. “O Workshop Conhecer para Proteger é uma vitrine de histórias inspiradoras que mostram o quanto os corretores têm papel essencial no desenvolvimento do setor. E nesta edição, ao lado do Movimento Minha Vida Protegida, reforçamos ainda mais o nosso propósito de democratizar o acesso à proteção, sempre de forma integrada, solidária e inovadora”, afirma.
A mediação do evento ficará a cargo do diretor do CSP-MG, Maurício Tadeu Barros Morais. Haverá café de boas-vindas, sorteio de brindes entre os inscritos presentes e emissão de certificado de participação após o evento. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui. As vagas são limitadas.
Fonte: ENS, em 08.09.2025.