Diretora da ENS participou de evento da Susep sobre inovação e educação securitária
Iniciativa marcou lançamento do Laboratório de Inovação em Seguros
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) marcou presença no evento “Diálogo Setorial: Desafios e Inovação na Educação Securitária e Previdenciária”, promovido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O encontro foi realizado no último dia 5, no auditório do Banco Central, no Rio de Janeiro (RJ).
Representando a ENS, a diretora de Ensino, Maria Helena Monteiro, participou do painel “Educação Previdenciária: Caminhos para uma sociedade mais segura e consciente”, que abordou a importância da educação securitária e financeira para o desenvolvimento do setor e da sociedade.
O painel também contou com a presença de representantes da Fenacor, CNseg, FenSeg e FenaCap, e teve mediação da diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta da Susep, Julia Normande Lins.
Durante o evento, foi oficialmente lançado o Laboratório de Inovação em Seguros, fruto de acordo de cooperação entre Susep e IMPA. A proposta é aproximar o setor de seguros da ciência, da tecnologia e do meio acadêmico.
Corretor na Real: confira como foi a participação da ENS
Representando a ENS: o presidente, Lucas Vergilio, ao centro, o gerente de Marketing e Vendas, Ricardo Mota, e a coordenadora de Ensino, Nivea Barros – Fotos: Divulgação/ENS
Uma inédita e disruptiva iniciativa fez da cidade histórica de Diamantina, localizada no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais, cenário de uma imersão voltada à valorização do corretor de seguros. Promovido pelo Sincor-MG entre 6 e 8 de agosto, o Corretor na Real reuniu centenas de profissionais em uma jornada de pertencimento, história e conhecimento.
Com o tema “Caia na Real! Corretor de Seguros: Agente de Transformação para uma Sociedade Mais Protegida”, o evento aliou networking, turismo, negócios e experiências culturais, reforçando a importância do corretor como elo essencial entre o mercado e a sociedade.
Vesperata
A abertura oficial ocorreu na noite de 6 de agosto, com um dos momentos mais simbólicos da programação, a tradicional Vesperata, ambientada na Rua da Quitanda, no centro histórico de Diamantina.
A tradicional Vesperata realizada no centro histórico de Diamantina
Na ocasião, o presidente do Sincor-MG e idealizador do Corretor na Real, Gustavo Bentes, destacou o propósito da iniciativa. “O que queremos aqui é ir além do produto. Falamos de seguros todos os dias, mas precisamos falar de propósito. A essência do nosso trabalho é proteger. Tudo o que vemos aqui, igrejas, casarões, história, só existe porque alguém cuidou, protegeu, reconstruiu. É isso que fazemos todos os dias”, afirmou.
Presente ao evento, o presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Lucas Vergilio, também discursou na abertura, revelando sua conexão pessoal com Minas Gerais, por ser filho de mineiros. “O corretor de seguros é o grande protagonista dessa experiência única, como profissional que orienta, educa e conscientiza a população sobre proteção financeira, resiliência social e sustentabilidade econômica”, declarou.
Turismo e networking
Patrocinadora na categoria “Sentinela Real”, a ENS marcou presença com espaço exclusivo em um dos patrimônios emblemáticos da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo. As atividades no local aconteceram no segundo dia, 7, em uma proposta que combinou turismo e networking.
A igreja foi uma das sete atrações com visitação guiada, proporcionando integração entre cultura e seguros. Os visitantes puderam conhecer a história do monumento, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, e, ao mesmo tempo, participar de bate-papo sobre educação, inovação e transformação no setor.
Igreja de Nossa Senhora do Amparo
Além do presidente Lucas Vergilio, os outros dois representantes da Escola presentes no evento, Ricardo Mota (gerente de Marketing e Vendas) e Nivea Barros (coordenadora de Ensino), apresentaram, para 10 grupos de corretores, os principais programas educacionais, com ênfase nas trilhas de formação continuada voltadas à atualização da categoria.
Educação para o futuro
Nos encontros, Vergilio lembrou a importância de os profissionais se prepararem para os desafios de um setor em constante evolução. Ele citou marcos recentes, como a Lei nº 15.040/2024, que vigora a Nova Lei de Contrato de Seguros, e a Lei Complementar nº 213/2025, que regula as associações de proteção patrimonial mutualista.
“O corretor de seguros precisa estar preparado para lidar com um cenário que está em constante transformação. Temos novas legislações, novos entrantes e novas ferramentas, como a inteligência artificial. Tudo isso impacta o nosso trabalho, e a ENS está comprometida em oferecer formação de qualidade para que o corretor se consolide como o principal canal de distribuição de seguros no Brasil”, destacou.
O encerramento do Corretor na Real acontece hoje, 8 de agosto, com programação livre para que os participantes explorem as riquezas culturais e turísticas da cidade, como a Casa de Juscelino Kubitschek, o Passadiço da Glória, o Vale do Biribiri, o Hotel Fazenda Estância do Salitre e as charmosas vinícolas da região.
Fonte: ENS, em 08.08.2025.