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Notícias ENS, em 08.07.2025

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STOA conclui integração com a Centauro Seguradora na plataforma

E/D: CEO da STOA, Eduardo Marcellini, a executiva responsável pela filial Curitiba STOA, Thais Lemberg, o Presidente da Centauro, Ricardo Iglesias, o gerente Sênior de Projetos e Negócios da Centauro, Benedito Martins, e o Diretor Financeiro da Centauro, João Francisco

A STOA, insurtech que atua no impulsionamento dos negócios dos corretores, concluiu o processo de integração de API (Application Programming Interface), para a iniciar a jornada digital da Centauro Seguradora. O projeto foi desenvolvido de maneira colaborativa entre as equipes de TI das duas empresas, visando criar uma solução que proporciona mais agilidade, eficiência e integração no fluxo de trabalho dos parceiros de negócios que caminham com a STOA, na comercialização dos produtos da companhia.

O principal objetivo do projeto foi automatizar e acelerar o processo de vendas e pós-vendas dos produtos da seguradora, operados pelos corretores vinculados à STOA. A integração proporciona facilidade na gestão das apólices e uma experiência mais fluida para o corretor e o segurado, com informações em tempo real.

“As duas empresas desempenharam um planejamento essencial, no desenvolvimento da nossa API. As contribuições técnicas e o foco na técnica e o foco no suporte ao corretor, resultaram em uma solução eficaz e inovadora. A integração da Centauro Seguradora com a STOA, posiciona a insurtech como líder em tecnologia para backoffice de corretores. E a sua arquitetura escalável, garante nossa capacidade de expansão e futuras parcerias estratégicas.”, explicou Eduardo Marcellini, CEO da STOA.

A entrada de mais uma companhia de seguros reafirma o compromisso da STOA em fornecer tecnologia de ponta e suporte operacional para seus corretores parceiros, oferecendo soluções que agregam valor e contribuem diretamente para a performance comercial. A Centauro Seguradora atuando junto ao STOA Connect, reforça a missão da empresa de transformar o mercado de seguros, através da inovação.

Com expectativa de crescimento contínuo no volume de novos negócios, a Centauro trabalha na ampliação das funcionalidades disponíveis via API, com foco na escalabilidade dos resultados e na manutenção da proximidade com os parceiros em todos os canais de atuação. “Acreditamos que essa conexão com a STOA representa um avanço importante na forma como nos relacionamos com o corretor. A integração melhora a experiência operacional e gera novas oportunidades de negócios com agilidade, segurança e eficiência”, concluiu Benedito Martins, gerente sênior de Projetos e Negócios da Centauro.


Sompo reforça foco em seguros corporativos no 5º Trocando Ideias da UCS

UCS e Sompo / Foto: Divulgação

Durante o 5º Trocando Ideias de 2025, promovido pela União dos Corretores de Seguros (UCS) na última terça-feira, 1º de julho, na Charles Pizzaria, os executivos da Sompo Seguros, Rogério Santos (diretor Comercial) e Jhonatan Santos (gerente Comercial), apresentaram o novo posicionamento estratégico da companhia, agora dedicada exclusivamente ao mercado de seguros corporativos.

O evento foi conduzido por Luiz Morales, fundador da UCS, que representou o presidente Augusto Esteves. Morales agradeceu a presença dos corretores e destacou a importância da busca constante por atualização profissional. “O grande diferencial da nossa entidade são os corretores de seguros, sempre atentos a conteúdos relevantes que ampliam suas oportunidades de negócios. Um dos principais compromissos da UCS é exatamente esse: promover conhecimento para vender mais e melhor”, destacou.

Jhonatan Santos iniciou a participação da Sompo saudando os presentes e reforçando a parceria com a entidade. “A UCS é um grupo que tratamos com muito carinho, como verdadeiros amigos. Nosso objetivo é fortalecer essa relação, oferecendo cada vez mais suporte, proximidade e soluções que impulsionem os negócios”, afirmou.

Na sequência, Rogério Santos apresentou a trajetória de transformação da Sompo, que desde 2022/2023 passou por uma reestruturação profunda, com a decisão de deixar o varejo (seguros para pessoas físicas) para se posicionar como uma seguradora especializada no segmento corporativo e no agronegócio. Segundo o executivo, a mudança representa um retorno às origens da empresa. “Reestruturamos nosso foco para atuar em um contexto mais corporativo, que sempre foi o DNA da companhia. A decisão se mostrou acertada, já que mantivemos o nível de produção mesmo após a saída dos produtos de varejo”, explicou.

Atualmente, o portfólio da Sompo é voltado para empresas de diversos portes, com produtos nas linhas de Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Petróleo & Gás, Engenharia, Financial Lines & Casualty, Garantia, Agrícola e RD Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas), entre outros.

O reposicionamento incluiu uma série de ações estratégicas: campanhas de marca, investimentos em tecnologia e transformação digital, comunicação segmentada e um robusto trabalho comercial, que resultaram em expressivo crescimento e maior presença da Sompo no mercado de grandes riscos.

Os números confirmam o sucesso da nova fase. Em 2022, a Sompo registrou crescimento de 32,6% na base de seguros corporativos nas regiões Norte e Nordeste. No primeiro semestre de 2023, a companhia alcançou R$ 997,8 milhões em prêmios nesse segmento. Já em 2024, o volume superou R$ 1,1 bilhão em grandes riscos, com aumento de 61% em relação ao ano anterior.

Para sustentar essa evolução, a Sompo tem investido fortemente em soluções digitais, especialmente com o uso de inteligência artificial e análise de dados para precificação e subscrição – com destaque para o segmento de Transportes. A estrutura organizacional também foi fortalecida com a reestruturação de lideranças nas áreas estratégica, digital e comercial.

Além da apresentação da Sompo, o evento também destacou os grupos de trabalho “Trocando Negócios”. Os coordenadores Josafá Ferreira (TN Saúde) e Eduardo Minc (TN Automóvel) convidaram os corretores a participarem das discussões e atualizações desses importantes segmentos. A vice-presidente da UCS, Catia Guirao, responsável pelas ações sociais da entidade, convidou os corretores para as tradicionais caminhadas às terças-feiras no Museu do Ipiranga e anunciou uma edição especial marcada para o dia 12 de julho, no Estádio do Morumbi, com visita ao clube e almoço de confraternização.


BVIX apresenta a executiva de contas de Brasília

A contratação de Cristiane Fontes garante o acesso e atendimento de qualidade à capital do país e toda região Centro-Oeste, reconhecidamente de grande importância social, política e econômica

Valéria Nogueira (E) e Cristiane Fontes (D) – Foto: Divulgação

A nova integrante do time feminino de craques da BVIX, chega para reforçar a experiente equipe comercial da seguradora. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 08 de julho, pela superintendente comercial, Valéria Nogueira, que afirmou “o objetivo da companhia é seguir expandindo as suas atividades para outros estados do país, além de diversificar ainda mais o portfólio de produtos”.

Cristiane Fontes é pós-graduada (MBA Executivo e Gestão), pela Fundação Getúlio Vargas, e atua no mercado de seguros desde 2006 em grandes corporações de corretagem e companhias e seguros com ênfase na área comercial. A expectativa da executiva é de crescimento mútuo, contribuindo de forma estratégica para o fortalecimento da presença comercial da seguradora na região Centro-Oeste, com foco em relacionamento, geração de valor e ampliação dos resultados sustentáveis. “Acredito que com a minha vivência de mercado e a minha forte atuação na área comercial, irei colaborar com a construção de parcerias sólidas, identificando oportunidades de negócios e impulsionando o desempenho da região, de acordo com os objetivos da BVIX. Seguirei motivada para contribuir ativamente com conexões estratégicas e evoluir, com a empresa, em prol de uma história sólida de proposito, entrega e impacto positivo no mercado”.

Foco

A superintendente comercial, Valéria Nogueira, destacou que “Brasília representa um polo estratégico para a BVIX Seguradora, tanto pela capacidade de consumo quanto por sua posição política e geográfica, podendo atuar como um hub de negócios e ponte para expansão da região Centro-Oeste. Investir na região, contribui para novas parcerias, crescimento sustentável e diversificação da carteira de clientes da seguradora. E a Cristiane Fontes traz na bagagem uma significativa força comercial e proximidade juntos aos nossos corretores parceiros e clientes”, finalizou a superintendente.


Allianz é eleita a melhor seguradora no Prêmio Estadão Melhores Serviços pela terceira vez

Reconhecimento chega à 10ª edição com mais de 60 mil entrevistados e um milhão de avaliações, destacando as três principais marcas em 36 categorias

Pela terceira vez e pelo segundo ano consecutivo, a Allianz Seguros conquistou o primeiro lugar na categoria “Seguradoras” no Prêmio Estadão Melhores Serviços. Concedido pelo jornal O Estado de S. Paulo desde 2015, o reconhecimento destaca as empresas comprometidas com a excelência no relacionamento com os consumidores.

Para a 10ª edição da premiação, o Estadão realizou mais de 60 mil entrevistas, durante todo o ano de 2024, que resultaram em mais de um milhão de avaliações. Feito em colaboração com o Estadão Blue Studio e a consultoria de pesquisa de mercado Blend New Research, o Prêmio Estadão Melhores Serviços reconhece as três principais marcas de 36 categorias, incluindo seguradoras, que se destacam no Brasil.

“Esse reconhecimento reafirma o nosso compromisso com a excelência no atendimento, a inovação com propósito e a construção de relações de confiança com nossos clientes. Em um setor em constante transformação, seguimos investindo na entrega de experiências cada vez mais simples, humanas e resolutivas”, diz Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros. “É uma conquista que também nos motiva a continuar evoluindo como referência em proteção, solidez e qualidade.”

Para Maria Clara Ramos, diretora executiva de Transformação, Estratégia e Marketing da companhia, ser reconhecido novamente pelo Prêmio Estadão Melhores Serviços é resultado de um trabalho consistente e centrado no cliente.

“É a confirmação de que estamos no caminho certo, unindo feedback dos clientes e corretores, inovação e excelência operacional para transformar a jornada do cliente com foco em satisfação e encantamento dos nossos segurados”, acrescenta.

Maria Clara Ramos, diretora executiva de
Transformação, Estratégia e Marketing da
Allianz Seguros.cred_Marcos Mesquita


Alexandre Camillo é o novo presidente executivo da SegPartners Brasil

Grupo anuncia nova composição do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva para sustentar ritmo de crescimento

Foto: (E/D) O presidente Alexandre Camillo e o vice-presidente Paulo Rogério dos Santos

A SegPartners Brasil Corretora de Seguros S.A. (SPB), um dos maiores grupos de corretoras de seguros do país, anunciou a nova composição de sua governança corporativa, com mudanças estratégicas no Conselho de Administração e na Diretoria Executiva, válidas a partir de 1º de julho.

Formada por corretores e voltada para o fortalecimento da corretagem de seguros, a SegPartners nasceu com o propósito de libertar o empreendedor e a corretora do envolvimento operacional e capacitá-los a impulsionar uma nova fase de desenvolvimento. A reestruturação está alinhada às diretrizes definidas na última Assembleia Geral e tem como objetivo manter o forte ritmo de crescimento da companhia, que encerrou 2024 com mais de R$ 600 milhões em produção e R$ 81 milhões em comissões.

O corretor de seguros Alexandre Camillo, ex-presidente do Sincor-SP e ex-superintendente da Susep, foi eleito presidente executivo da SegPartners. Camillo é integrante do grupo desde outubro de 2019, com sua empresa Camillo Seguros, e já utilizava os serviços compartilhados de gestão operacional e comercial da companhia. Em outubro de 2023, passou a atuar como consultor no Conselho de Administração e, em julho de 2024, assumiu a presidência do Conselho. Agora, em uma nova fase de expansão, Camillo assume o comando da operação executiva como CEO, deixando o cargo de consultor consultivo da insurtech Justos Seguros para se dedicar à nova função com total isenção no relacionamento com o mercado segurador.

Paulo Rogério dos Santos, que presidiu a empresa na última gestão, passa a ocupar o cargo de vice-presidente executivo. Já o Conselho de Administração será presidido por Reinaldo Aparecido Lindo, sócio-fundador da SegPartners e primeiro presidente executivo, quando o grupo foi fundado em 2014.

A nova liderança reforça o compromisso da SegPartners com inovação, eficiência e excelência na gestão compartilhada de corretoras de seguros. “A SegPartners vive um momento de consolidação e expansão. Esta nova composição fortalece nossa visão de futuro e amplia nossa capacidade de gerar valor para corretores, seguradoras e para o mercado como um todo”, afirma Camillo. “Assumo com entusiasmo a presidência executiva da SegPartners, sucedendo o excelente trabalho do Paulo Rogério, que seguirá comigo na vice-presidência. Nosso objetivo é projetar o grupo para uma nova etapa de crescimento sustentável e colaborativo”, conclui.

Fonte: ENS, em 08.07.2025.