Icatu Seguros informa a adoção de ações em apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Seguradora prorroga contratos de seguros e cria fundo emergencial com o intuito de acolher clientes, parceiros e comunidades afetadas
Vigência dos seguros
Durante o mês de maio todas as coberturas dos seguros serão mantidas por até 30 dias após a data de cancelamento, mesmo em caso de inadimplência, para os segurados das regiões afetadas.
Sinistros
Estrutura dedicada com atendimento 24 horas, com priorização da regulação e pagamento, com suporte para acelerar os acionamentos das coberturas.
Resgates de previdência e capitalização
Suporte especial e prioritário aos clientes, com maior agilidade nos pagamentos.
Ativação de um fundo emergencial
Para ajudar as comunidades que sofreram perdas decorrentes das fortes chuvas, atuando juntamente com as entidades locais.
A seguradora indica ainda algumas instituições parceiras que estão arrecadando recursos e fazendo doações de acordo com as necessidades locais:
- Sicredi: PIX (E-mail): ajuders@sicredi.com.br
- ICF Instituto Cultural Floresta: PIX (CNPJ): 27.631.481/0001-09
Em caso de emergência, o segurado deve entrar em contato com a companhia através dos respectivos canais de atendimento: Vida e Previdência, pelo telefone 4002-0040 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 285 3000 (demais localidades); e Capitalização, pelo número 4002-3013 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 282 3013 (demais localidades). Para atendimento em libras: portal.icatuseguros.com.br/atendimento.
Mercado de seguros se une para ajudar afetados pela enchente no RS
Doe qualquer valor através da Chave Pix 92947241/0001-60 (CNPJ do Sindicato das Empresas de Seguros do RS)
As intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada resultaram em um saldo trágico, com 90 fatalidades e impactos em 388 dos 497 municípios do estado. De acordo com os dados mais recentes fornecidos pela Defesa Civil estadual, divulgados na terça-feira, 7 de maio, 155,7 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas residências, sendo que 48,1 mil delas estão atualmente abrigados em locais de assistência.
Muitas das famílias atingidas são de executivos e executivas do mercado de seguros e, por isso, o setor tem se unido desde o início para prestar assistência. Um grupo de trabalho foi formado pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg RS), unindo forças com as entidades do mercado de seguros – Sincor-RS, CVG RS, Aconseg RS, Sindicato dos Securitários do RS, Clube da Bolinha RS, Clube da Pedrinha RS, ENS, Clube das Gurias, além das mídias, JRS e Seguro Gaúcho – para arrecadar fundos e auxiliar na reconstrução dos lares daqueles que perderam tudo na enchente.
“Vamos identificar cada uma das famílias que fazem parte da comunidade do Seguro para auxiliá-los na reconstrução dos seus lares. Será um trabalho que levará meses, com o apoio de trabalhadores voluntários e prestaremos contas de todos os recursos arrecadados”, destaca a Conselheira do Sindseg RS, Jane Manssur.
O governo gaúcho estima que 1,367 milhão de pessoas tenham sido afetadas pelo desastre climático, enquanto o número de feridos chega a 361 e há 132 indivíduos ainda desaparecidos. Por outro lado, o Lago Guaíba atingiu um recorde histórico, registrando um nível de 5,27 metros na manhã desta terça-feira, quatro metros acima do patamar considerado normal.
Seguradoras aceleram indenizações e adiam vencimentos de boletos para atingidos por chuvas no RS
CNSeg pediu às empresas prorrogação do vencimento dos boletos com vencimento entre 1º e 10 de maio e dos contratos que se encerram no respectivo período.
Vista aérea de veículos atingidos pelas fortes chuvas e enchentes em Encantado, no Rio Grande do Sul. Foto: Diego Vara/REUTERS
Após pedido da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), empresas do setor anunciam ações voltadas às regiões do Rio Grande do Sul que vêm sendo assoladas por temporais nos últimos dias. Ao menos 15 seguradoras tem condições especiais que vão do adiamento de vencimentos de boletos a priorização de indenizações.
A principal demanda da CNSeg foi a prorrogação do vencimento dos boletos dos contratos de seguros cujos prazos de pagamento ocorram entre os dias 1º e 10 de maio, além da recomendação de que fossem prorrogadas a vigência dos contratos que se encerram no respectivo período.
Quanto ao primeiro pedido, ao menos onze seguradoras prorrogaram os prazos. Entre elas estão as maiores companhias do setor em atuação no país, como Allianz Seguros, Mapfre Seguros, Tokio Marine, Bradesco, Porto e outras.
Uma série de outras seguradoras anunciaram que vão priorizar atendimentos nas regiões atingidas pelas chuvas e reforçar suas estruturas de atendimento, a partir do envio ao Rio Grande do Sul de equipes de assistência técnica, guinchos e especialistas para avaliação de perdas.
Entre elas, a Porto criou uma operação especial na região para agilizar o atendimento para abertura de sinistros e liberação de indenizações, e a Zurich Seguros aumentou a capacidade dos canais de atendimento para dar mais agilidade aos acionamentos realizados.
A Caixa Seguridade indicou que estabeleceu uma doação às famílias de baixa renda atingidas pelas chuvas de 1% do total de contratações de Seguro Residencial que ocorrerem no período de 03 a 10 de maio de 2024. Também se uniram à ação da ONG Moradia e Cidadania Nacional para apoio emergencial, realizando uma doação de 50 mil.
Já a Mapfre destinou R$ 1,1 milhão em ajuda humanitária à região por meio da Fundação Mapfre, enquanto a Via Capitalização sorteará um Dodge Rampage 2024 para quem colaborar com a campanha AbraçaRS, de arrecadação de recursos destinados às vítimas.
Confira as ações de cada seguradora abaixo:
- Allianz Seguros
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Reforçou sua estrutura de atendimento nas regiões afetadas, com equipes de assistência 24h que seguem nos locais desde 27 de abril.
ApliCap
- Prorrogou o sorteio de 5 de maio para o dia 12 do mesmo mês.
Bradesco Seguros
- Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária;
- Atua com guinchos e carros de apoio à população nas cidades da região.
Caixa Seguridade
- Priorizou o atendimento às vítimas, finalizando os processos e pagando indenizações de até R$ 10 mil do Seguro Residencial em até 3 dias úteis;
- Priorizou na região a prestação dos mais de 20 serviços de assistência, com destaque para a cobertura provisória de telhados, chaveiro, eletricista, hidráulica, vidraceiro, desentupimento, auxílio funeral, cartão alimentação por falecimento, linha marrom, linha branca, orientações veterinárias por telefone e assistência pet para cães e gatos.
- Reforçou o estoque de materiais, especialmente de lonas para cobertura emergencial de telhados;
- Implantou um processo de monitoramento em tempo real da região para acompanhando da evolução do cenário, visando agilizar os atendimentos;
- Estabeleceu uma doação às famílias de baixa renda atingidas pelas chuvas de 1% do total de contratações de Seguro Residencial que ocorrerem no período de 03 a 10 de maio de 2024;
- Se juntará à ação da ONG Moradia e Cidadania Nacional para apoio emergencial, realizando uma doação de 50 mil.
Capemisa
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária
Ezze Seguros
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Liberty Seguros
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Fez uma doação de R$ 220 mil em água potável e alimentos desidratados;
- Reforçou as equipes locais;
- Deslocou as equipes de sinistros especializadas e com autonomia para decisões em diversas linhas de negócio (auto, propriedades, rural, etc);
Mapfre Seguros
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Destinou R$ 1,1 milhão em ajuda humanitária à região por meio da Fundação Mapfre.
Odontoprev
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Porto
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Enviou sua frota de veículos especiais, composta por uma moto aquática, dois Marruás, um Unimog, uma picape lança e um guincho pesado, além de 10 socorristas da PortoServiço especializados em situações graves de alagamentos, para trabalhar seguindo as orientações da Defesa Civil;
- Criou uma operação especial na região para agilizar o atendimento para abertura de sinistros e liberação de indenizações.
Prudential
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Santander
- Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Seguros Unimed
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.
Tokio Marine
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária;
- Deslocará, de São Paulo, especialistas para auxiliar o trabalho das equipes locais nas avaliações de perdas de carros e avarias em casas e estabelecimentos comerciais com seguro contratado.
Via Capitalização
- Sorteará um Dodge Rampage 2024 para quem colaborar com a campanha AbraçaRS, de arrecadação de recursos destinados às vítimas.
- Saiba mais sobre as ações tomadas pela Via Capitalização
Zurich Seguros
- Prorrogou os prazos solicitados;
- Ativou o Fundo de Catástrofe da seguradora, atuando junto com as entidades e autoridades locais para apoiar ações de assistência emergencial para a população diretamente afetada;
- Colocou os guinchos de prontidão para atendimento dos segurados e apoio no deslocamento de pessoas em situações de risco;
- Aumentou a capacidade dos canais de atendimento para dar mais agilidade aos acionamentos realizados na região.
Lojacorr duplicará valor doado em campanha solidária para população do Rio Grande do Sul
Novo centro de triagem para desabrigados das chuvas. Porto Alegre (RS). Foto: Julio Ferreira/PMPA.
A maior rede de corretoras de seguros do país, Lojacorr, iniciou uma campanha de solidariedade para ajudar a população atingida pelos efeitos da tragédia climática no estado do Rio Grande do Sul (RS). A campanha ajudará a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul duplicando o valor arrecadado. Ou seja, para cada real doado, a Lojacorr também doará um real, dobrando o impacto de sua ajuda.
Ao todo, a enchente, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira, dia 6, já afeta 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Atingindo 364 municípios e 873 mil pessoas do estado.
Para o presidente da Lojacorr, Dirceu Tiegs, a ação é um ato imprescindível neste momento. “Na Lojacorr, sempre defendemos a missão de proteger as pessoas cada vez mais e melhor. Agora não seria diferente! Nos unimos pelo objetivo de garantir a ajuda aos mais afetados por essa catástrofe e contribuir com alimentos, higiene, água e todos os mantimentos que precisarem. Para a Lojacorr, é um prazer estender essa mão e juntos ajudarmos quem mais precisa”, fala Tiegs.
As doações via Lojacorr podem ser feitas pelo PIX chave e-mail: sosenchentes@bancodealimentosrs.org.br
Posto Graal em Gravataí se torna ponto de coleta para doações a vítimas das chuvas
O posto da rede Graal localizado na Rodovia BR 290, km 80, na região de Gravataí, está coletando itens de primeira necessidade, como alimentos e higiene pessoal, visando ajudar os moradores de cidades gaúchas atingidas pelas fortes chuvas.
O local está transitável e funciona sob efeito de gerador, todos os dias, 24 horas. A rede Graal tem feito doações de caminhão de água e está mobilizando, junto a caminhoneiros da região, a logística para entrega dos materiais coletados.
Seguradoras respondem a desastres climáticos no Sul do Brasil em força tarefa
Capital gaúcha, Porto Alegre, alagada pelas fortes chuvas. Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil.
O Rio Grande do Sul tem sido duramente atingido por desastres climáticos recentes, incluindo chuvas intensas, alagamentos, inundações, granizo e vendavais de grande intensidade, resultando em um estado de alerta nacional. O Governo gaúcho decretou calamidade pública em 1º de maio, com aproximadamente 147 municípios afetados desde 27 de abril. Até o momento, os danos incluem 66 mortes, 101 desaparecidos e quase 32 mil pessoas desabrigadas, atingindo mais de 67 mil pessoas até o momento, segundo dados da Defesa Civil. Em resposta a essa crise, seguradoras e empresas que atuam no mercado de seguros estão conduzindo operações emergenciais de resgate para mitigar os prejuízos causados aos seus segurados pelos eventos climáticos.
Com o compromisso do mercado de seguros em ajudar e fornecer proteção a população, a CNseg realizou no último sábado, 4, um pedido de recomendação às suas associadas que atuam no estado do Rio Grande do Sul a prorrogação dos contratos de seguros de todos os segmentos cujos vencimentos ocorrem entre 1° e 10 de maio, e a maioria das companhias vem atendendo ao pedido e realizando essa prorrogação.
Operações das Companhias
Diversas seguradoras estão realizando operações de resgate e assistência. O Grupo Bradesco Seguros implementou, desde 2015, a “Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros”, realizando mais de 600 indenizações nas categorias Auto e Residencial, com mais de R$ 5 milhões pagos aos segurados. O projeto envolve o uso de guinchos e carros de apoio nas cidades mais afetadas, como Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre, com reforço da equipe para atendimento.
A Porto anunciou também seu total apoio enviando uma frota de veículos especiais para resgates como Jet Skis, Marruás (veículo militar preparado para enfrentar diversos terrenos), um Unimog (caminhão de resgate especial), uma picape lança e um guincho, além de fornecer uma equipe de socorristas da Porto Serviço, para dar assistência aos segurados. A companhia também anunciou a prorrogação dos contratos até o dia 10 de maio.
A Allianz Seguros está reforçando sua presença na região desde o dia 27 de abril, oferecendo suporte aos clientes atingidos e prorrogando os contratos de seguros. As equipes de Assistência 24 horas e Sinistros estão focadas e monitorando os impactos causados pelas chuvas. Além disso, a Allianz oferece monitoramento intensivo pela rede de prestadores, remoção de veículos e acompanhamento de casos de difícil acesso até a liberação de passagem, time dedicado à análise e regulação de sinistros da região, extensão do atendimento aos segurados com apólices com final de vigência entre 1º e 10 de maio por mais 10 dias e prorrogação de 10 dias adicionais para os boletos de parcelas com vencimento entre 1º e 10 de maio, estes últimos, exceto em casos de apólices com resseguro facultativo.
O Grupo HDI anunciou a ativação de seu plano de resposta a eventos catastróficos, visando garantir assistência rápida e eficaz às vítimas, e está enviando equipes especializadas para ajudar nas áreas afetadas, com autonomia para tomar decisões em diversas áreas, incluindo automóveis, propriedades e agronegócio. “Mais uma vez, lamentamos profundamente os desastres naturais que estão atingindo a região Sul do Brasil. O Grupo HDI está trabalhando muito para auxiliar a população afetada pelas chuvas e se coloca à inteira disposição para apoiar a todos que estão sofrendo com as consequências”, salienta Márcio Probst, Chief Claims Operations Officer do Grupo HDI.
Desde o início dos eventos climáticos, a seguradora têm realizado diagnósticos periódicos para avaliar outras ações mitigadoras e garantir equipe pronta com veículos especiais para atuar em qualquer terreno e ajudar toda a população.
A Tokio Marine está priorizando o atendimento aos clientes por meio de equipes especializadas em contato direto com corretores locais, utilizando aplicativos de mensagens para agilizar a identificação de casos que exigem intervenção imediata e garantir o pagamento ágil das indenizações devidas. A companhia pretende enviar especialistas de São Paulo para apoiar as equipes nas avaliações de danos em veículos e propriedades.
“Priorizamos o atendimento no Contact Center para ligações de DDD das regiões que estão em situação mais crítica, como Caxias do Sul e Porto Alegre, e deslocamos prestadores de serviços para avaliar as áreas mais atingidas. A prioridade absoluta é prestar todo o auxílio necessário a nossos Clientes nesse momento tão difícil”, comenta Andrea Ribeiro, Diretora de Operações da Tokio Marine.
A Seguradora Zurich está coordenando uma série de ações para apoiar clientes, parceiros e a população das regiões afetadas pelos temporais no estado. A companhia visa aumentar a capacidade de atendimento prorrogar os contratos de seguros, atendendo ao pedido da CNseg, ativação de guinchos e uma equipe de prontidão em contato ativo com os clientes, além do seu Fundo de Catástrofe, que está atuando juntamente com as entidades e autoridades locais para apoiar ações de assistência emergencial para a população diretamente afetada.
A MAPFRE implementou diversas medidas para garantir atendimento rápido e assistência integral aos afetados. Reforçou sua equipe de atendimento telefônico, simplificou o processo de regulação de sinistros e ampliou a mobilização de sua rede de prestadores de serviços. Como parte financeira, foi destinado o valor de R$ 1,1 milhão em ajuda humanitária à região por meio da Fundação MAPFRE. Além disso, a companhia está disponibilizando serviços de guincho para remoção de veículos nas áreas afetadas, tanto para segurados quanto para não segurados, e oferecendo entrega de mantimentos. A empresa também está monitorando de perto a situação por meio de equipes especializadas.
Por hora, CAPEMISA e Prudential também atenderam aos pedidos da Confederação e estenderam seus contratos e se pronunciarem oferecendo atendimento e suporte as vítimas da região, além de prestar toda a assistência necessária.
Proposta de Seguro Social
Os casos passados e futuros destacam ainda mais a urgência do projeto ‘Seguro Social’ proposto pela Confederação Nacional de Seguros (CNseg), destinado a pagar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil para famílias de baixa renda desabrigadas devido a tragédias climáticas ou que vivam em áreas de risco. A proposta envolve uma taxa de R$ 2 a R$ 3 na conta de luz de todos os contribuintes, com exceção dos de baixa renda cadastrados no CadÚnico. As distribuidoras de energia seriam responsáveis por repassar os valores para as seguradoras, que por sua vez indenizariam os afetados por catástrofes naturais, com os pagamentos feitos via Pix no momento da solicitação.
Entretanto, a proposta enfrenta resistência e demanda debate aprofundado para convencer sobre a responsabilidade compartilhada diante dos custos das mudanças climáticas, que impactam a todos, mesmo aqueles que não vivem em áreas de risco.
A resposta das seguradoras diante dos desastres climáticos no sul do Brasil demonstra um compromisso vital em auxiliar os afetados por esses eventos devastadores. As operações emergenciais e os projetos de seguro social propostos refletem não apenas a importância de proteger os segurados, mas também o reconhecimento da necessidade de soluções mais abrangentes para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Além disso, o apoio imediato e coordenado das companhias, juntamente com o engajamento das comunidades e corretores locais, será essencial para ajudar na reconstrução e na recuperação das áreas afetadas, reforçando a importância da solidariedade e da cooperação em tempos de crise.
CQCS realiza ação para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
O CQCS, em colaboração com JNS e o Sincor-RS, está promovendo uma iniciativa para apoiar as vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Este esforço conjunto visa fornecer assistência às comunidades afetadas, destacando entidades confiáveis aptas a receber doações para enfrentar as dificuldades emergentes.
Diante da gravidade da situação enfrentada pelos habitantes dessas regiões, a ação busca mobilizar doações de dinheiro, roupas, alimentos, remédios e outros produtos essenciais para ajudar a mitigar as necessidades imediatas. Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS, enfatizou a importância desta mobilização.
“O objetivo deste movimento é listar projetos confiáveis indicados por profissionais seguros cadastrados no CQCS. Nós já contribuímos com dinheiro, fizemos esse movimento e agora é a sua vez! Não deixe de ajudar, quem ganha na verdade é quem ajuda.”
O Rio Grande do Sul tem enfrentado fortes chuvas desde o mês de março, com volumes pluviométricos em algumas localidades ultrapassando os níveis históricos. Sérgio Carvalho, editor executivo da JNS e idealizador da iniciativa, compartilhou sua visão sobre esta circunstância crucial.
“O mercado de seguros tem uma conexão direta com este momento de mitigação de riscos e alívio do sofrimento das pessoas. Essa é a essência do seguro. Já vimos ações da CNseg, da Fenacor, e agora esta campanha do CQCS.”
Para sugerir projetos para doação, o CQCS disponibilizou um espaço em seu site. Basta acessar e cadastrar-se. Se ainda não possui cadastro, preencha as informações e não perca a oportunidade de ajudar quem mais precisa.
André Thozeski, presidente do Sincor-RS, que está engajado nesta iniciativa, destacou a importância do setor de seguros nesta ação solidária.
“Mais uma vez, seguradoras e corretores estão unidos neste momento doloroso para oferecer apoio àqueles que estão enfrentando essa tragédia. Inclusive, ajudando com assistência aos que não possuem seguro, ressaltando, novamente, a importância de nossa atividade na proteção dos cidadãos.”
Para indicar projetos, visite a página do Heróis sem Capa e faça sua contribuição.
Fonte: Acontece no Seguro, em 07.05.2024.