CVG-RJ celebra seus 59 anos
Aniversário do Clube é comemorado com missa em ação de graças em igreja no Centro do Rio
Presidente e diretoria do CVG-RJ, sócios e beneméritas, além de representantes de entidades do mercado de seguros e demais convidados reunidos na Igreja Nossa Senhora do Carmo – Foto: Divulgação
Realizada no início da tarde do dia 30 de junho, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Rio, a missa em ação de graças por mais um ano de existência do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) foi um momento marcado por gratidão, reflexão e reconhecimento à trajetória de quase seis décadas de fundação da entidade. O padre celebrante ressaltou que em tempos tão desafiadores e incertos como os atuais, o seguro representa não apenas uma proteção financeira, mas também um ato de responsabilidade, amor e cuidado com o próximo.
O presidente do CVG-RJ, Edson Calheiros, reiterou a importância dos que estiveram à frente de administrações anteriores, assim como dos sócios, beneméritas e colaboradores que muito contribuíram para o sucesso e longevidade do Clube. “Quero também agradecer a todos os presentes nessa celebração e dizer da obrigação que temos de levar a cultura do seguro a cada canto desse país. Eu entendo que o seguro é uma alavanca social, um instrumento de distribuição de renda mais acessível a toda nossa população. Tenho a certeza que estamos colaborando para uma sociedade melhor”, frisou Calheiros.
Reforçando as palavras de Calheiros, o presidente do Conselho Consultivo do Clube, Octávio Perissé, disse que a união dos integrantes do CVG-RJ é mais do que uma relação profissional. “É uma relação de amor e respeito, que vem sendo construída pelos nossos antecessores. Agora, com o encerramento do mandato de dois anos do presidente Calheiros, temos novos desafios pela frente. Desejo à nova administração que virá muito sucesso e prosperidade nesta missão de impulsionar o nosso mercado”, finalizou.
APTS elege nova diretoria e se prepara para retomar atividades
Eleito presidente, Evaldir Barboza Paula promete sanear as finanças da entidade e retomar os eventos, agora com o reforço de uma diretoria de nomes consagrados
Com suas atividades suspensas nos últimos anos, a Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) se prepara para retomar os trabalhos. Com uma trajetória de 42 anos de atuação em prol da disseminação do conhecimento em seguros, a entidade está agora sob novo comando. A nova diretoria, eleita em assembleia geral realizada em abril, tem à frente Evaldir Barboza de Paula, que atuou como secretário e diretor financeiro nas gestões anteriores.
Evaldir explica que vários fatores levaram à paralisação temporária das atividades da APTS, como o falecimento do presidente anteanterior, em 2019, e, posteriormente, a pandemia. À essa altura, segundo ele, a entidade já possuía despesas que foram se acumulando ao longo do tempo. “Como diretor financeiro nas últimas gestões, decidi assumir todos os compromissos financeiros para que APTS ficasse em dia”, diz.
Evaldir Barboza de Paula / Foto: Divulgação
Com o término do mandato do presidente Octavio Milliet, Evaldir decidiu se candidatar ao cargo, sendo eleito por aclamação em assembleia realizada em abril. Ele afirma que antes de retomar as atividades, a APTS precisa ter suas finanças saneadas. Para tanto, a solução encontrada pela diretoria, respaldada pelos Conselheiros, foi vender a sede própria, localizada no Largo do Paissandu, centro histórico da capital, para ressarcir aos credores.
“A venda do imóvel é inevitável para fazer frente às despesas acumuladas. Mas, tenho a esperança de que, após resolvida esta questão, a APTS possa retomar suas atividades, voltando a realizar os seus consagrados eventos, que tanto contribuíram para prover conhecimento ao mercado, da forma como idealizaram seus fundadores”, diz. O seu antecessor, Milliet, reconhece a persistência de Evaldir. “Desejo muito sucesso”.
Diretoria forte
O novo presidente da APTS sabe que terá desafios pela frente, mas assegura que está confiante no habitual apoio do mercado. “A APTS construiu uma sólida trajetória, sempre focada no debate e na oferta de conhecimentos para o aperfeiçoamento dos profissionais, e isso é reconhecido pelo setor”, diz. Ele conta que uma providência para facilitar a operacionalização foi a reformulação do estatuto.
A mudança, realizada há dois anos, possibilitou, entre outras novidades, a criação do Conselho de Administração. Com isso, a formatação da nova diretoria ganhou força com a participação de nomes consagrados do setor, como Jayme Garfinkel, ex-presidente do Conselho da Porto, Boris Ber, presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, ex-superintendente da Susep, além de outras lideranças.
Na nova gestão, Evaldir resgatou a composição de Diretores Nomeados, com especialistas no comando das áreas-chaves para a entidade, que preza pela boa técnica de seguros. Por enquanto, já foram nomeadas as diretorias técnica, jurídica e de eventos. Tais iniciativas contam com a anuência da diretoria executiva, incluindo o diretor financeiro Luiz Macoto Sakamoto.
“Ao longo da trajetória histórica da APTS, muitas mudanças ocorreram na sociedade e também no mercado de seguros. Mas, o que não mudou foi o carinho pela APTS. Muitos dos que passaram por seus eventos guardam o desejo de retribuir o conhecimento adquirido. Por isso, estamos trabalhando fortemente para sanar a situação financeira e reposicionar nossa querida APTS. Vamos juntos nesta missão!”, diz Macoto.
Diretoria da APTS 2025/2028
• Presidente: Evaldir Barboza de Paula
• Vice-presidente: Octavio José Milliet
• Diretor Financeiro: Luiz Macoto Sakamoto
Conselho Consultivo
• Hélio Opipari Junior
• José Luís S. Ferreira da Silva
• Cesar Bertacini
Conselho de Administração
• Alexandre M. Camillo
• Boris Ber
• Jayme Brasil Garfinkel
Conselho Fiscal
• Claudio Macedo Pinto
• Lucas Carazzato Camillo
Diretores Nomeados
• Diretoria Técnica: Alexandre Del Fiori
• Diretoria Jurídica: Felipe Galesco
• Diretoria de Eventos: Umile Ritacco
Já está no ar a edição número 58 da Revista da Aconseg-RJ
As assessorias estão no radar das seguradoras e operadoras, que reconhecem a
importância do canal para produzir mais e melhor
Na reportagem principal da edição estão os depoimentos dos líderes das companhias e operadoras parceiras, exaltando os benefícios que obtiveram com a utilização do canal assessoria para suas operações. A distribuição dos seguros pelas assessorias vem possibilitando, inclusive, uma maior participação das companhias e operadoras no share do mercado. Os principais benefícios que geram para estas empresas estão na reportagem.
A Universidade Aconseg lança o PAC – Plano de Assinatura de Cursos. A capacitação profissional é fundamental para o bom desempenho e sucesso das suas atividades. Num cenário tecnológico e desafiador a universidade Aconseg reciclou a sua programação e lança um plano inovadorde acordo com o cenário moderno, em franca expansão acelerada. Saiba como participar nesta edição.
A Longevidade está em pauta também. Em entrevista exclusiva, Edson Luiz Franco, presidente da Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi) explica tudo sobre o tema que impacta também o mercado de seguros. A população brasileira está envelhecendo rapidamente e a tendência é o Brasil ter cada vez menos jovens e ter mais idosos. A proporção de idosos no país quase duplicou segundo o IBGE. O líder da FenaPrevi explica o que muda no mercado segurador com o envelhecimento da população? Como o mercado se prepara para esta realidade? Quais as expectativas com relação a este público?
O marco regulatório do Seguro também está nesta edição. Quais serão os desafios regulatórios para o futuro sustentável do setor segurador? O setor segurador brasileiro está vivendo um momento de grandes transformações, com o marco regulatório em evolução e novos desafios impostos pela legislação. A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) trouxe luz para o tema durante o painel que discutiu as inovações do setor no último dia do “Congresso Copedem 2025: construindo o futuro com tecnologias inteligentes”, realizado em abril, no Rio de Janeiro. Saiba o que foi destacado e discutido em reportagem nesta edição.
E tem muito mais: Como reduzir custos com planos de saúde empresariais sem comprometer a qualidade? Quem responde é oespecialista Igor Rodrigues, CEO da 3R4 Seguros, que explica como as empresas podem diminuir os gastos sem prejudicar os colaboradores.
Além de artigos exclusivos sobre os impactos do incêndio de Los Angeles nos seguros, por Ricardo Minc, diretor de Esportes, Mídia e Entretenimento da Howden Brasil. E as colunas Auto, com Arnaldo Bechara; Tecnologia e informação, por Vanessa Bustamante, CIO do Grupo HDI; e os “Novos tempos, boas novas, novos desafios, da Dra. Maria da Glória Faria, sócia da Motta & Faria Advocacia e organizadora da RJS, Revista Jurídica de Seguros da CNseg. O Painel das empresas parceiras e Números do Mercado também estão nesta edição. Leia em: https://www.aconseg-rj.com.br/revista.
Selletiva Seguros anuncia Maurício Ramos como novo diretor executivo
A Selletiva Seguros anuncia a chegada de Maurício Ramos como diretor executivo, para assumir a liderança das áreas de Automóvel, Transportes e Benefícios, com o desafio de impulsionar a expansão da assessoria nesses segmentos estratégicos.
Com essa movimentação, a empresa vai ampliar a oferta de soluções às corretoras de seguros e fortalecer a parceria com as principais seguradoras do mercado. “É uma honra integrar o time da Selletiva em um momento de relevância para o segmento de Assessorias, essencial para a manutenção das relações comerciais entre as corretoras de seguros e as companhias de seguros”, destacou Ramos.
É graduado em Administração de Empresas e possui MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas. Com mais de 30 anos de experiência no setor, possui passagens pela Itaú Seguros, Allianz Seguros, Swiss Re, It’s Seg – Acrisure e Grupo Exalt. O profissional traz em sua bagagem a especialização em gestão de negócios, amplo conhecimento técnico e sólida atuação comercial, liderando equipes funcionais e multiculturais em todo o Brasil.
Para Carlos Eduardo Ribeiro – Duda, fundador e CEO da Selletiva, a chegada do Maurício vai contribuir de forma significativa para intensificar o nosso plano de expansão. “Somos reconhecidos pela nossa atuação em riscos complexos, e temos como um dos objetivos atuar na diversificação, com foco na ampliação do portfólio de produtos e serviços oferecidos às corretoras de seguros”, concluiu.
TV Fenacor aborda avanços do PDMS
O terceiro episódio da “TV Fenacor Entrevista!” recebeu Alexandre Leal, diretor Técnico, de Estudos e de Relações Regulatórias da CNseg, que apresentou uma visão detalhada sobre o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS) — um programa estruturante que vem mobilizando o setor e projetando desenvolvimento e crescimento para o mercado de seguros brasileiro.
Durante a entrevista, Alexandre Leal explicou que o PDMS está fundamentado em quatro pilares principais, responsáveis por nortear ações e metas voltadas à ampliação da proteção securitária da população brasileira, ao fortalecimento da atuação dos corretores, à modernização da regulação e ao estímulo à inovação em produtos e serviços.
O diretor também destacou que o programa possui metas ousadas como elevar a participação do setor de seguros para 10% do PIB até 2030 e ressaltou os avanços que já foram conquistados, bem como os objetivos traçados até 2025.
Para os Corretores de Seguros, o PDMS oferece benefícios diretos, como mais oportunidades de negócios, capacitação profissional, acesso facilitado a informações e maior integração com o mercado.
Outro destaque foi a recente ampliação do programa, com a inclusão de 13 novas iniciativas, que visam acelerar a transformação do setor, fomentar a inovação e ampliar a penetração dos seguros no Brasil.
Assista agora à entrevista completa e entenda como o PDMS está moldando o futuro do mercado de seguros no Brasil. Confira:
Fonte: ENS, em 01.07.2025.