Vistorias do Cremesp cresceram 25% em 2022
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) registrou um aumento de 25% no número de fiscalizações realizadas em 2022, em comparação ao ano de 2021. No total, foram efetuadas 1491 vistorias no ano passado, em diversos equipamentos de saúde, públicos e privados, em todo o Estado. Veja gráfico 1
O Departamento de Fiscalização do Conselho ampliou a equipe e intensificou as ações em todo o Estado, tendo buscado apoio de órgãos como Ministério Público, Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, entre outros, para sanar irregularidades encontradas.
Para Daniel Kishi, conselheiro e coordenador do Departamento de Fiscalização (DEF) do Cremesp, a expectativa é ampliar e intensificar as fiscalizações ainda mais, com apoio de instituições como Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) e Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CCBPMESP), entre outros órgãos competentes a fim de garantir a regularização das unidades de saúde.
De acordo com o coordenador do DEF, o Cremesp tem identificado falhas importantes na base das estruturas de saúde, referentes à documentação legal mínima necessária para o devido funcionamento dessas unidades. Diante de tais constatações, a autarquia deu início a reuniões com o MPSP e o CCBPMESP, para buscar solução a essas e outras questões levantadas nas fiscalizações efetuadas.
Só em 2022, o Cremesp expediu mais de 500 ofícios para informar as irregularidades encontradas em vistorias realizadas em unidades de saúde, para instituições como MPSP, CVS, Secretarias Municipais e Estadual de Saúde, e Conselhos de classe de profissionais de saúde, entre outros. O próximo encontro previsto pelo Conselho para tratar desse assunto deve ser com o CVS.
Mais de 4,5mil fiscalizações
A gestão atual do Cremesp foi responsável por cerca de 4520 mil vistorias em todo o Estado de São Paulo, entre 18 de outubro de 2018 e 31 de dezembro de 2022.
Em 2022, o DEF recebeu 1491 pedidos de diligências, tendo concluído, até o final do ano, 1464 (98%) das fiscalizações demandadas Veja Gráfico 2. Em relação à origem das vistorias realizadas, a maioria foi demandada pelo próprio Cremesp (603), seguida do MPSP (212). Dentre os estabelecimentos de saúde fiscalizados, os mais frequentes foram os hospitais (379), seguidos dos Centros Diagnósticos (143) e das Unidades Básicas de Saúde (126). Veja Gráfico 3.
“Todas as ações empenhadas pela atual gestão do Cremesp para alavancar o Departamento de Fiscalização - como o reforço da equipe, a reestruturação estratégica do departamento, a incorporação da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), responsável pelas diligências virtuais com foco na Publicidade Médica e a criação da Câmara de Pareceres em Fiscalização (CPFIS) para analisar os relatórios de vistoria -, têm como objetivo principal dar mais celeridade às tomadas de decisão, além de levar ao conhecimento e buscar apoio das entidades competentes, para sanar as irregularidades identificadas”, conclui Daniel.
Cremesp divulga primeiro episódio do ‘Papo Medicina’, podcast inédito sobre a defesa do Ato Médico
O Cremesp divulgou, nesta quinta-feira (30), o primeiro episódio do ‘Papo Medicina’, podcast que traz um panorama sobre o cenário atual da profissão e debate a importância da defesa do Ato Médico, com o intuito de orientar e conscientizar a população.
O primeiro episódio contou com a participação do médico dermatologista e delegado regional do Conselho, Érico Di Santis, que discutiu o novo projeto de lei que busca reunir dados concretos sobre complicações relacionadas à realização de procedimentos estéticos em todo território nacional.
Já o segundo episódio do podcast, que será lançado em abril deste ano, terá como convidado o cirurgião plástico Alexandre Kataoka, que abordará os riscos da divulgação de procedimentos médicos nas redes sociais.
Para a presidente do Cremesp, Irene Abramovich, o projeto “Papo Medicina” poderá ampliar as discussões acerca da Lei do Ato Médico e conscientizar, de maneira clara e objetiva, a população sobre a importância da busca por profissionais habilitados para a realização de procedimentos médicos. “A defesa do Ato Médico é, também, uma defesa da sociedade e de quem tem competência para executar os atos exclusivos dos médicos”.
Ouça o primeiro episódio do podcast, na íntegra, pelo YouTube e Spotify do Cremesp.
Fonte: Cremesp, em 30.03.2023