Buscar:

Notícias Cremesp, em 22.11.2023

Imprimir PDF
Voltar

Solicitação de desconto de 80% para PJ será exclusivamente online

Será concedido desconto de 80% na anuidade de 2024 para as empresas médicas que se enquadrarem em todos os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que preencherem o requerimento exclusivamente no link Serviços às Empresas/Desconto Anuidade Pessoa Jurídica.

O prazo limite para a solicitação é o dia 20/01/2024.

O requerimento para o desconto está disponível, desde o mês de novembro, no site do Cremesp. O documento deve ser preenchido pelo responsável técnico e encaminhado online.

Critérios para o desconto

As pessoas jurídicas (PJs) devidamente inscritas e que se enquadrarem nos critérios determinados no artigo 17 e seus parágrafos da Resolução CFM nº 2.368/2023 podem solicitar desconto de 80%.

Para obter o benefício, é necessário que cumpram obrigatoriamente todos os requisitos abaixo:

  • Sejam compostas por, no máximo, dois sócios, sendo obrigatoriamente um deles médico;
  • Realizar apenas atividades médicas, sem a realização de exames complementares para diagnóstico;
  • Não possuir filiais;
  • Não contratar serviços médicos de pessoas físicas ou jurídicas de terceiros;
  • A pessoa jurídica e os respectivos sócios médicos deverão estar em situação cadastral regular, além de quite com o pagamento de todas as obrigações financeiras dos exercícios anteriores;
  • Estar com o certificado de regularidade de inscrição de pessoa jurídica dentro da validade.

O médico deve observar se realmente sua empresa possui as características necessárias para requerer o desconto. Em caso de informações contraditórias, poderá haver fiscalização do Cremesp, para verificação dos dados, e sindicância, em função de informações inverídicas.

Saiba mais.


1ª Jornada Jurídica do Cremesp abordará as mudanças trazidas pela nova resolução de publicidade médica

De forma inédita, o Cremesp promoverá, em 9 de dezembro, sua 1ª Jornada Jurídica, que contará com debate de especialistas da área sobre as novas regras para publicidade médica, trazidas pela Resolução CFM nº 2.336/2023. O evento tem como objetivo esclarecer dúvidas e demonstrar, de maneira prática, as mudanças provocadas pela normativa.

O impacto das novas regras em relação à concorrência desleal, a publicidade médica nas redes sociais e os riscos associados à publicidade e à propaganda médica ilegal, incluindo as responsabilidades dos médicos e estabelecimentos de saúde, serão alguns dos assuntos discutidos na ocasião.

A 1ª Jornada Jurídica do Cremesp acontecerá das 9h às 17h e será transmitida ao vivo pelo Youtube do Conselho.

A programação completa do evento será divulgada em breve. Para mais informações, acompanhe o site e as redes sociais do Conselho.


Cremesp entrevista Angelita Habr-Gama após homenagem mundial histórica

A renomada médica Angelita Habr-Gama, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, alcançou um feito notável ao tornar-se a primeira mulher a receber a medalha Bigelow, concedida pela Sociedade de Cirurgia de Boston, Estados Unidos. A homenagem, criada há mais de cem anos para reconhecer a contribuição excepcional de cirurgiões no progresso científico e na educação cirúrgica, foi entregue, até agora, a apenas 34 profissionais ao redor do mundo.

Durante a cerimônia realizada em Boston, no último dia 6 de novembro, a Sociedade de Cirurgia de Boston destacou a pesquisa inovadora de Angelita e colegas sobre o uso de quimioterapia e radioterapia para o tratamento de câncer de reto sem a obrigatoriedade de cirurgia, promovendo uma mudança no paradigma da conduta médica deste tipo de neoplasia maligna.

Em entrevista ao Cremesp, Angelita afirmou se sentir extremamente honrada com a homenagem, destacando que o reconhecimento vai além da esfera pessoal, sendo representativo não apenas de uma conquista individual, mas de uma vitória para o Brasil e para todas as mulheres. “No entanto, as distinções não definem um médico brilhante, e, sim, acordar cedo, cuidar dos pacientes, operar... algo que continuo fazendo até hoje”, comentou.

Convidada a compartilhar uma mensagem com os médicos jovens, a cirurgiã enfatizou sua proximidade com eles e destacou que a prática médica vai muito além dos seis ou dez anos de estudo formal. "Até hoje, dedico minhas tardes de domingo ao estudo, mas também reservo tempo para ir ao cinema, jantar fora ou encontrar familiares e amigos."

Para o presidente do Cremesp, Angelo Vattimo, sua história reflete a determinação, a excelência profissional e a busca por avanços na Medicina, abrindo caminho para mais mulheres na área de cirurgia e influenciando positivamente a comunidade médica brasileira e, também, internacional. “Este feito histórico de Angelita Habr-Gama demonstra não apenas sua excepcionalidade como profissional, mas, também, sua significativa contribuição para o avanço da ciência, em particular para o desenvolvimento da coloproctologia no País”, ressaltou.

Trajetória

Além de suas conquistas notáveis, a trajetória da médica é marcada pela superação de diversos desafios. Nascida na Ilha de Marajó, Pará, em uma família de imigrantes libaneses, ela enfrentou resistências desde o início de sua opção pela Medicina. Mesmo diante de objeções familiares e discriminação de gênero na área cirúrgica, Angelita persistiu, tornando-se a primeira mulher residente de Cirurgia no Hospital das Clínicas, e a primeira professora titular de Cirurgia no Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), cuja disciplina foi criada por ela. Nessa mesma universidade, a médica se graduou e realizou o doutorado e livre-docência.

Reconhecida como uma das cientistas mais influentes do mundo, fundou e preside a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci) e é diretora do Instituto Angelita e Joaquim Gama, médico com quem é casada há 50 anos.

Entre os seus inúmeros títulos e distinções destacam-se: membro honorário da centenária sociedade científica American Surgical Association, desde 2002; e do American College of Surgeons, desde 2004. Também foi o primeiro médico latino-americano e a primeira mulher a integrar o seleto grupo de membros honorários da European Surgical Association, em 2006.

Em seu currículo, Angelita elenca a publicação de 307 trabalhos científicos em periódicos; 204 capítulos em livros; 52 artigos em jornais e revistas; 341 resumos em anais e a apresentação de 2.401 trabalhos em congressos.

Em 2020, a médica lançou a biografia o “Não, não é resposta”, escrita por Ignácio de Loyola Brandão, na qual relata “as barreiras enfrentadas e as realizações na área cirúrgica, ainda hoje uma das com menor número de mulheres”.

Angelita Habr-Gama continua a atender pacientes em seu consultório e a realizar cirurgias no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, demonstrando seu compromisso com a Medicina.

Para mais informações sobre a Medalha Bigelow, acesse:
https://www.bostonsurgicalsociety.com/bigelow-medal-recipients/

Fonte: Cremesp, em 22.11.2023