CVM marca presença em nova edição do projeto AgroCapitais
Evento é resultado da parceria da Autarquia com o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Instituto Pensar Agropecuária (IPA)
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) participou hoje, 5/9/2024, da nova edição do projeto AgroCapitais, iniciativa que é fruto da parceria entre a CVM, o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto Pensar Agropecuária (IPA).
A ação teve como objetivo discutir e fortalecer o papel do Mercado de Capitais no desenvolvimento do setor agropecuário e apresentar alternativas de financiamento para empreendedores rurais e investidores.
João Pedro Nascimento, Presidente da CVM, e Bruno Gomes, Superintendente de Securitização e Agronegócio (SSE) da Autarquia, participaram do evento e apresentaram o potencial de crescimento do agronegócio por meio de financiamento no Mercado de Capitais.
Indústria de Fiagro é destaque
Bruno Gomes participou do painel Desafios e perspectivas do Mercado de Capitais do Agro e reforçou a mensagem trazida na palestra ministrada pelo Presidente da CVM sobre o Mercado de Capitais e o Agronegócio.
O Superintendente destacou a importância de aperfeiçoar e modernizar cada vez mais a indústria de Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO), tendo em vista a relevância do segmento do Agronegócio para desenvolvimento econômico do país.
"O FIAGRO é um dos instrumentos que possibilitam maior desenvolvimento do agronegócio no país. E a nova regra que está por vir reflete o esforço da CVM em facilitar o acesso dos empreendedores da cadeia do agro ao mercado de capitais", destacou Bruno Gomes.
Vale ressaltar que, na última edição do Boletim CVM Agronegócio, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE) da Autarquia, indicou que o volume financeiro do agronegócio no Mercado de Capitais cresceu 19,5% em um ano. Além disso, o mercado de FIAGRO teve alta acima da média do mercado, crescendo 153% nos últimos 12 meses, enquanto o Mercado de Capitais cresceu 9% no mesmo período.
"Trazer o agronegócio para o Mercado de Capitais tem uma função social importante, como reduzir o custo da alimentação e liberar espaço no Plano Safra para pequenos e médios empreendedores. Estou satisfeito com o que fizemos até aqui, mas queremos fazer mais, levando o AgroCapitais para todas as regiões do Brasil e ampliando nosso alcance para além dos grandes centros urbanos. O esforço do projeto AgroCapitais é simplificar o mercado de capitais e torná-lo menos complexo para todos." - João Pedro Nascimento, Presidente da CVM.
Lugar do agronegócio é no Mercado de Capitais
Em março de 2023, a CVM firmou acordos de cooperação técnica com o Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA). As parcerias foram estabelecidas com foco no desenvolvimento do Mercado de Capitais no âmbito do agronegócio, com a missão de fortalecer os mecanismos de acesso dos empreendedores do ramo ao Mercado de Capitais.
Com abrangência nacional, os acordos previam a realização de eventos conjuntos em diversas regiões do país, cujo projeto é chamado de AgroCapitais.
Para saber mais sobre o tema, acesse e confira a Cartilha do Produtor Rural, elaborada pelo IBD
Para saber mais sobre o tema, acesse e confira a Cartilha do Produtor Rural, elaborada pelo IBDA com o apoio da CVM.
CVM conclui entregas do Plano de Abertura para 2024 do Portal Dados Abertos
Atos Declaratórios emitidos pela SMI já estão disponíveis
O Portal Dados Abertos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disponibilizou novidades aos usuários.
Foi adicionado o seguinte conjunto de dados: Atos Declaratórios emitidos pela Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) para suspensão das atividades de intermediação irregular de valores mobiliários.
Com esta entrega, a CVM cumpre todo o Plano de Abertura de Dados previsto para 2024.
Além disso, o portal recebeu a atualização nos seguintes conjuntos de dados de companhias abertas:
• Cias Abertas: Documentos: Formulário de Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP): inclusão de todo o conteúdo da seção Pareceres e Declarações dos formulários e atualização do histórico desde 2010.
• Cias Abertas: Documentos: Formulário de Informações Trimestrais (ITR): inclusão de todo o conteúdo da seção Pareceres e Declarações dos formulários e atualização do histórico desde 2011.
Termos de Uso e Política de Privacidade
Outra novidade é a publicação dos Termos de Uso e Política de Privacidade do Portal de Dados Abertos da CVM.
Acesse o Portal Dados Abertos CVM e aproveite!
Sobre o Portal Dados Abertos da CVM
O Portal é mantido pela Gerência de Engenharia de Dados Analíticos da Autarquia e oferece extenso catálogo de dados a respeito de participantes regulados pela CVM. O objetivo é concentrar todas as informações públicas disponibilizadas pelo regulador de forma massiva em um único canal, que conta com infraestrutura moderna e integrada ao Portal Brasileiro de Dados Abertos, tornando mais transparente e simples a descoberta e o acesso aos conjuntos de dados. Da mesma maneira, permite o intercâmbio com outros órgãos e entidades públicas.
Plano de Dados Abertos (PDA) 2024
O PDA da CVM orienta a abertura, manutenção, monitoramento e fomento ao uso das bases de dados da CVM até dezembro de 2024.
Acesse o Plano e saiba mais!
Fonte: CVM, em 05.09.2024