Buscar:

Notícias BCB, em 24.04.2023

Imprimir PDF
Voltar

Entrevista coletiva de amanhã (25/04) sobre a nota do setor externo será feita às 14h30

Em caráter excepcional, a entrevista coletiva sobre a nota das estatísticas do setor externo relativa ao mês março será realizada às 14h30 de amanhã, 25 de abril. Normalmente, as coletivas sobre as notas mensais divulgadas pelo Departamento de Estatísticas do Banco Central são feitas às 10h30.

Não haverá alteração no horário de publicação da nota das estatísticas do setor externo. Como de hábito, a divulgação será feita às 8h30 de amanhã.


Banco Central e Fenasbac promovem LIFT Day 2023 no próximo dia 25

Oito protótipos inovadores desenvolvidos no LIFT em 2022 serão apresentados no evento, além de 9 projetos do LIFT Challenge. O evento acontece no Edifício-Sede do BC, das 9h às 18h, com transmissão pelo canal do BC no YouTube

O Banco Central e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) realizam no dia 25 de abril o LIFT Day 2023, no Auditório Octavio Gouvêa de Bulhões, Edifício-Sede do Banco Central – Brasília. Com transmissão on-line pelo canal do BC no YouTube, o evento, que este ano completa cinco anos, apresentará os resultados dos projetos finalistas do LIFT Lab e do LIFT Challenge 2022. A Diretora de Administração do Banco Central, Carolina Barros, e o Presidente da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), Paulo Stein, participam da abertura do evento.

"O grande destaque desta edição do LIFT Day é a apresentação conjunta de projetos no mesmo dia e local, com possibilidade de discutir o futuro do sistema financeiro tanto do ponto de vista das fintechs, Instituições Financeiras e da academia", afirma o líder de Inovação da Fenasbac, Rodrigoh Henriques.

O LIFT Day 2023 será dividido em dois momentos. "O primeiro será focado em apresentar os projetos da edição regular do LIFT Lab 2022, onde temos projetos nas temáticas de microcrédito, interoperabilidade do Real Digital com outras redes, bem como funcionalidades direcionadas ao Pix, como NFC, QR Code Offline e Crédito", explica Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf).

O segundo, completa, será focado em apresentar os projetos do LIFT Challenge, que foi uma edição especial do LIFT Lab direcionada para casos de uso para o Real Digital. "Nesta seção, teremos projetos nas temáticas de compra e venda de ativos financeiros, não-financeiros e criptoativos, bem como de finanças decentralizadas, internet das coisas, remessas internacionais e pagamentos off-line."

André Siqueira, chefe de divisão no Departamento de Tecnologia da Informação do BC, destaca que os projetos do LIFT Challenge mostram, de forma prática, como uma moeda digital de banco central, no nosso caso o Real Digital, pode favorecer o surgimento de novos modelos de negócio. “Além disso, esses projetos propiciaram um aprendizado extremamente importante para que o Banco Central realizasse aprimoramentos nas diretrizes para o Real Digital, bem como identificasse os desafios e delimitasse o escopo para o piloto do Real Digital”, explica.

Agenda de inovação

Os projetos do LIFT Lab trouxeram aprendizados valiosos em outros temas da agenda de inovação do BC. “Em relação ao Pix, por exemplo, foram exploradas soluções que permitam o pagamento off-line, trazendo uma visão alternativa a esse tipo de pagamento com o Real Digital”, conta André. Além disso, complementa, foram explorados projetos para tornar o microcrédito mais acessível à população, bem como a possibilidade de integração do Real Digital com outras redes de ativos não-financeiros.

“Os cinco anos do ecossistema LIFT mostram que é possível, com a ajuda de todos, construir um ecossistema de inovação financeira de forma aberta e colaborativa. Esse conjunto de iniciativas representa a prova concreta de que é possível construir, utilizando o conceito da tripla hélice de inovação, um espaço público e democrático que nos ajuda a transformar o sistema financeiro nacional pela aproximação do inovador com o regulador”, ressalta Rodrigoh.

LIFT em números

Lift Lab: 76 finalistas

Lift talks: 28 lives com 71.312 views

Lift learning: 12 projetos desenvolvidos para educação de profissionais para atuação na indústria financeira

LIFT Paper - 5 edições da revista com resultados do projeto e artigos técnicos sobre Inovações Financeira e Tecnológica.

LIFT Day - 5 edições do evento de apresentação de resultados

256 propostas de projetos foram submetidas ao LIFT desde a primeira edição, sendo selecionados 91 projetos; 76 projetos chegaram ao final ao longo desses 5 anos

37% dos projetos finalistas do LIFT Lab receberam investimentos do setor privado durante ou logo depois da aceleração, totalizando um montante superior a R$ 400 milhões

Fonte: BCB, em 24.04.2023.