BC divulga Fluxo cambial mensal
Clique para ver o Movimento de câmbio contratado e a Posição de câmbio dos bancos no mercado à vista.
Live destaca serviços do Meu BC
Live BC#16 explicou ao público que tipo de informação pode ser acessada pelo Meu BC. Site do Banco Central concentra, em um só espaço, serviços gratuitos disponíveis ao público. Saiba como foi o programa dessa segunda-feira (18).
Os serviços do Banco Central voltados ao cidadão estão concentrados em um local: no Portal
Meu BC, no site do banco. O tema foi o assunto da Live BC#16, realizada no início da tarde dessa segunda-feira (18) no canal do BC no YouTube. Não conseguiu acompanhar o programa? Não tem problema, veja abaixo os principais pontos discutidos.
“No Meu BC, o cidadão consegue ter acesso a informações muito importantes sobre sua vida financeira. Saber todas as contas e todos os empréstimos em seu nome, eventuais cheques sem fundo emitidos, dicas para gerir as próprias finanças, acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR) etc.”, disse Carlos Eduardo Gomes, Chefe do Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC.
“O Meu BC é uma iniciativa de consolidar, no mesmo local, todos os serviços que temos à disposição do cidadão. Seja aquilo que o cidadão precisa do Banco Central ou do Sistema Financeiro Nacional”, completou.
Segundo ele, para o projeto, o BC investiu em um modelo de portal mais leve, mais fácil de navegar, com informações úteis e uma linguagem simples, facilmente compreendida por todos.
“Também criamos páginas com informações de ‘O que é’ e ‘Pra que serve’, que podem ajudar o cidadão a entender determinado serviço”.
FAQs
Carlos Eduardo informa que as Perguntas e Respostas (FAQ, na sigla em inglês), são um serviço bastante relevante disponível no Meu BC. Ali, é possível consultar informações sobre as dúvidas mais frequentes dos cidadãos em temas relacionados ao BC. Na página, as Faqs que o cidadão mais usa estão em destaque e são acessadas com poucos cliques. Além disso, é possível usar a ferramenta de busca na página, para facilitar na localização.
“Investimos naquilo que o cidadão mais usa, mais precisa. Já temos percebido um benefício desde que o serviço foi lançado: as pessoas ficam menos tempo navegando no site do BC; acreditamos que estão resolvendo suas demandas mais rapidamente”, comentou o chefe no Deati.
Registrato
O Registrato é o sistema mais acessado do BC – existe desde 2014. São informações (dados sigilosos) relacionadas ao universo financeiro, tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas. São seis relatórios à disposição do público:
- relatório de dívidas e financiamentos (todas as operações de uma PF ou PJ com o sistema financeiro; sua data de referência é o último dia de cada mês);
- relatório de contas e relacionamentos (que mostra quantos e quais relacionamentos em bancos e outras instituições a pessoa tem ou já teve);
- relatório de cheques sem fundos (lista de cheques devolvidos e registrados no Cadastro de Cheques sem Fundos);
- relatório de chaves Pix (quando foi criada e informações sobre a chave);
- relatório de câmbio e transferências internacionais (operações feitas pela pessoa ou por sua empresa);
- relatório de dívidas inscritas no Cadin Federal (dívidas com órgãos e entidades do setor público federal).
“Se alguém contratar uma operação com seu nome, é possível ver no Registrato. Se tiver alguma operação que você não reconheça, procure imediatamente a instituição financeira responsável. Se o problema não for resolvido, é recomendável registrar uma reclamação no Fale Conosco do BC e fazer um boletim de ocorrência na polícia”, ensinou o chefe do Deati.
Hoje, são mais de 2 milhões de relatórios emitidos mensalmente pelo Registrato. “Estamos caminhando para que o Registrato seja um grande depositório de informações para pessoas físicas e jurídicas no que diz respeito ao sistema financeiro”, contou Gomes, ao enfatizar que “a informação do BC é confiável e gratuita”.
Sistema Valores a Receber (SVR)
O SVR também é um dos assuntos mais buscados do Meu BC. De acordo com o chefe do Deati, o sistema já permitiu o resgate de R$ 4,7 bilhões; outros R$ 7,3 bilhões ainda estão à disposição. O SVR foi tema da Live BC#13.
Informação e reclamação
Pedidos de informação e registros de reclamação contra instituições financeiras também podem ser feitos pelo Meu BC. O sistema recebe entre 600 e 700 mil demandas desse tipo por ano.
Ranking de reclamações
Outro serviço disponível do BC é o ranking de reclamações contra as instituições financeiras. É um levantamento trimestral. Também há o ranking de reclamações contra consórcios, este semestral.
Calculadora do Cidadão
O Meu BC ainda tem um serviço para ajudar quem pretende fazer um investimento ou avaliar a possibilidade de contratação de um financiamento: a Calculadora do Cidadão. “Ela te ajuda, por exemplo, a prever o prazo que você terá que poupar mensalmente para comprar a casa dos seus sonhos. Ela ajuda na estimativa do valor da prestação de um financiamento de veículo, por exemplo; e também calcula faz conta de valor presente e de valor futuro; é uma ferramenta e tanto”, explicou Gomes.
Cidadania Financeira
Há no Meu BC vários links, cursos e vídeos voltados à cidadania financeira, à educação financeira.
Conta gov.br
Dados sigilosos precisam ser protegidos. Para acessá-los pelo Meu BC, é necessário fazer login com a conta gov.br – nível prata ou ouro.
Para informações gerais, não é preciso. “No futuro, vamos dividir o BC em duas áreas: logadas e não logadas. Estamos trabalhando para isso”, avisou Gomes.
Explore todo o universo disponível no Meu BC aqui. Veja, ou reveja, a Live BC#16 aqui.
Fonte: BCB, em 20.09.2023.