Buscar:

Notícias BCB, em 17.07.2023

Imprimir PDF
Voltar

BC divulga o IBC-Br de maio de 2023

Clique para acessar o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de maio de 2023.


Relatórios do Registrato estão de cara nova

Reformulação do leiaute deixou interface dos relatórios mais simples. Informações dos relatórios se tornaram mais simples para usuários. udanças foram ao ar hoje (17); acesse a página do Registrato e confira.

A partir dessa segunda-feira (17), ficou ainda mais fácil entender os relatórios do BC que trazem informações dos bancos em que você possui conta, das suas chaves Pix, dos empréstimos em seu nome e, das suas dívidas com órgãos públicos federais. Esses e outros detalhes da sua vida financeira podem ser vistos, de graça, nos relatórios do Registrato do Banco Central, cujo leiaute reformulado foi ao ar hoje.

O propósito da reformulação é possibilitar uma experiência mais simples ao cidadão que acessar o serviço disponibilizado pelo BC.

“As mudanças incluem a adoção de um padrão único de leiaute, com foco no entendimento do usuário. Além disso, incluímos textos informativos na primeira página de cada relatório e direcionamos os usuários para perguntas e respostas para solução de dúvidas. Os textos longos e técnicos, inclusive na forma de glossários, foram substituídos por textos com linguagem simples, objetiva e inclusiva, com o objetivo de comunicarmos de forma clara e transparente”, disse João Paulo Borges, chefe de subunidade no Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do Banco Central.

Informação detalhada

Citados por Borges, os relatórios presentes no Registrato permitem uma verdadeira radiografia da vida financeira do cidadão. Entre eles, estão os de Contas e Relacionamentos em Banco (CCS), de Chaves Pix, de Empréstimos e Financiamentos (SCR) e de Cheques sem Fundos.

“Após a realização de pesquisas com usuários, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, observamos que muitas pessoas consultam os relatórios do Registrato para solucionar problemas reais. Por isso, reformulamos os relatórios, com foco em questões práticas do dia a dia, tais como: comprovação de ausência de dívida em atraso para contratação de novos empréstimos, e consulta de pendências com a Receita Federal e outros órgãos públicos”, completou o chefe de subunidade no Deati.

Consulta

O visual dos relatórios foi renovado, mas o acesso ao Registrato continua como antes – simples e sem custos. Para usufruir das possibilidades disponíveis, clique aqui. Lembre-se que é preciso ter da conta gov.br de nível prata ou ouro para entrar no sistema

Para mais informações, veja o vídeo do BC te Explica sobre o Registrato ou acesse a página do Registrato no site do BC.

Fonte: BCB, em 17.07.2023.